quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O Sporting e o Futebol de 2008





Considero o ano de 2008 um ano positivo para o Sporting. O Sporting no principio de 2008 já não tinha hipóteses de chegar ao titulo e o segundo lugar estava difícil, mas mesmo assim conseguimos um segundo lugar importante que nos deu entrada directa na champions. Para juntar a essa época ganhamos a taça e Portugal. O apuramento para os oitavos da champions pela primeira vez e a vitoria na supertaça também contra o Porto são dois "troféus" importantes de 2008 . O campeonato tem sido o nosso ponto fraco mas mesmo assim devido ao baixo rendimento dos nossos rivais ainda estamos na luta pelo titulo de 2008\2009.
Sporting 2008 destaques:
Vukcevic: principio do ano muito forte marcando vários golos. O seu mau relacionamento com Paulo Bento fez com que perdesse o lugar na equipa e quase no plantel, mas no final de ano mostrou que está outra vez de volta. Num ano bastante irregular espera-se agora um 2009 ao seu melhor nível sempre com o apoio da massa associativa do Sporting que sempre lhe deu bastante apoio.
João Moutinho: O destaque pela negativa da equipa do Sporting. As suas declarações no verão de 2008 abalaram a equipa. Aquele que era um exemplo de jogador, um jogador á Sporting perdeu o respeito dos adeptos e provavelmente de outros jogadores. Ainda não se percebe como ainda é o capitão de equipa quando á jogadores como Liedson no plantel. dentro de campo nada a dizer, a regularidade de sempre, aquele jogador que parece que não sabe jogar mal.
Sporting 5 Benfica 3: o grande jogo do ano. Uma vitória que será para sempre recordada, neste momento pode-se considerar um dos melhores momentos no novo estádio do Sporting.
Tiui: O herói da final da taça merece ser recordado pelos dois golos que marcou que deram a vitoria na final da taça. Recentemente PB elogiou-o sendo um exemplo para os outros jogadores devido ao seu profissionalismo mesmo sem jogando.
Champions : grande prova por parte do Sporting que conseguiu o apuramento histórica para os oitavos de final. Em termos financeiros também bastante importante para o Sporting.
Taças : A taça de Portugal e a Supertaça foram importantes conquistas que deram para esquecer o falhanço no campeonato, e sobretudo para os adeptos poderem festejar.
Aspectos negativos 2008:
Taça UEFA: A eliminação contra o Rangers em nossa casa. Podíamos ter ido mais longe nesta competição.
Taça da Liga: è sempre mau perder uma final, mesmo sendo da taça da Liga. Jogo bastante mau na final em que o Sporting não fez nada nos 90 minutos e claro no penaltis já se sabe o que foi a época passada.
eliminação contra o Porto na taça de Portugal:jogo em que o Sporting até jogou bem mas voltou a cair nos penaltis. Ficamos sem hipóteses de voltar a ganhar a taça de Portugal pele terceira vez seguida.


Futebol nacional em 2008
destaques
Guimarães e Leixões. Duas equipas que provaram que sem grande investimento se pode fazer grandes campeonatos. È importante mais equipas fazerem o mesmo para termos um campeonato mais emotivo e renhido
Rui Costa: O fim de carreira deste grande jogador foi aspecto importante de 2008. Jogador difícil de substituir a nível nacional.
Cristiano Ronaldo: Muita gente pensava que já não conseguia fazer melhor do que em 2007, mas conseguiu provar o contrário e provavelmente será eleito o melhor jogador de 2008
Reyes e Aimar: Dois jogadores que já foram de primeiro nível mundial chegaram a Portugal e aumentaram a qualidade do futebol nacional
Selecção Nacional: Um ano para esquecer. Eliminados nos quartos de final do europeu, podíamos ter ido mais longe. A campanha de apuramento para o mundial começou bastante mal e agora dificilmente iremos ao mundial.

Futebol Internacional em 2008
destaques:
Futebol Russo: O zenit e a selecção da Rússia no Europeu demonstraram que o futebol na Rússia está a evoluir. Um futebol organizado e bonito de se ver. Arshavin foi a grande figura quer na selecção quer no Zenit.
Futebol Inglês: a final da champions disputada entre duas equipas inglesas demonstra o grande poder do futebol inglês. Neste momento a liga Inglesa é provavelmente a melhor, pois tem as melhores equipas e os melhores jogadores do mundo
Selecção espanhola: A selecção de Espanha encantou o mundo durante o europeu. Equipa que através de um futebol de toque curto, rápido venceu uma grande competição que já não acontecia há muito tempo. Casilas, Sergio Ramos, Iniesta, Xavi, Torres e Villa foram as figuras da Espanha.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Custodio no Vitória de Guimarães


O ex jogador do Sporting (que chegou a envergar a braçadeira de capitão do Sporting) assinou contrato com a equipa de Guimarães. Depois de uma experiência falhada na Russia volta a tentar a sua sorte no campeonato nacional. Não têm tarefa fácil pois no meio campo vitoriano há Flávio Meireles, João Alves e Desmarets, mas como leão que é vai de certeza voltar a vingar. Espero que volte a demonstrara qualidade que chegou a demonstrar no Sporting, quem sabe pode ser o trinco que falta á selecção nacional desde a saída de Petit. Todos os sportuiguistas desejam sucesso nesta nova etapa, pois foi sempre um jogador profissional que mesmo perdendo a titularidade para o Veloso nunca deixou de lutar nem veio dizer á televisão que não percebia porque não jogava.

O nosso campeonato

Chegando á paragem de Natal da primeira liga é tempo de ver os jogadores e equipas que têm surpreendido pela positiva e pela negativa.
Equipas revelação: Leixões: Está no segundo lugar empatado com o Porto e com mais 1 ponto do que o Sporting. Um campeonato muito acima do esperado para uma equipa que luta para se manter na primeira liga. As 5 vitorias seguidas fora de casa são o grande responsável por esta posição (venceu Porto e Sporting fora). Beto é um dos jogadores em destaque que já segurou vários pontos á turma de José Mota. Vasco Fernandes, Joel, Elvis e Laranjeiro são o quarteto defensivo responsável por manter a segurança defensiva do Leixões. Bruno China é o jogador muito importante no meio campo da equipa de Matosinhos pois funciona como o pêndulo da equipa. No ataque o Destaque vai para Wesley pois cria jogo e marca muitos golos (7 golos).
Nacional: Em 5 lugar empatado com o Sporting de Braga. Equipa muito forte tacticamente como se viu no jogo com o Benfica em que até aos 60 minutos dominou o jogo e teve muitas oportunidades de perigo. Alonso é um elemento em destaque, este defesa esquerdo ataque muito bem e é sempre um perigo para as defesas contrarias. Nené é possivelmente o novo Adriano do Nacional, esta época já marcou 7 tentos no campeonato demonstrando ser um avançado com um grande instinto finalizador, pode abandonar o Nacional na reabertura do mercado. Acredito que o Nacional vá acabar o campeonato em posição de ir ás competições da UEFA ao contrario do Leixões.
Equipas desilusão da primeira liga: Setúbal: Equipa com plantel para lutar pelas competições é uma das grandes desilusões deste campeonato estando nesta altura na 13º posição. Com jogadores de cariz ofensivo como : Mateus, Leandro Lima, Bruno Moraes, Laionel, Saleiro e Bruno Gama mão há justificação para esta equipa ter o pior ataque da primeira liga a par da Académica com 7 golos. Um campeonato que tinha tudo para correr bem, com jogadores de qualidade de um treinador com provas dadas no futebol português, está a correr mal e o Setúbal ou sobe de rendimento ou pode acabar com a corda na garganta a lutar pela manutenção. Acredito que vai melhorar e acabar o campeonato numa posição tranquila mas longe de um lugar que dê acesso á Europa.
Vitória de Guimarães : Não se esperava um campeonato ao nível do anterior mas pelo menos que estivesse na luta pela Europa, neste momento na 8º posição a 8 pontos do quinto classificado a hipótese de ir á UEFA é mais pela via Taça da Liga ou Taça de Portugal. Se Nuno Assis voltar a jogar o que sabe como outros jogadores da equipa e se chegarem verdadeiros reforços de Inverno a equipa de Cajuda pode protagonizar uma escalada na tabela classificativa mas não acredito que chegue ao quinto lugar que este ano é o ultimo que dá acesso á Europa.

Jogadores em destaque:
Wesley (Leixões): O numero 10 da turma de Matosinhos destaca-se pelos golos que marca. Não me parece que tenha qualidade para jogar num dos grandes mas para este tipo de equipa parece o jogador ideal como o provou na temporada passada ao serviço do Paços de Ferreira e nas temporadas que esteve no Penafiel.
Bruno China (Leixões) Jogador do Leixões já com muitos anos de casa, devido ao bom campeonato do Leixões começa a ser mais falado, pois é o jogador do meio campo que dá equilíbrio á equipa.
Nené (Nacional): Um dos grandes candidatos a artilheiro mor do campeonato, com já se disse o novo Adriano do Nacional. Será que o nacional vai conseguir segurá-lo neste mercado de Inverno.
Suazo (Benfica) Apesar de ainda ter marcado 4 golos no campeonato demonstra um talento a cima da média e dificilmente ficará muito tempo em Portugal. É rápido e têm um remate fácil sendo um perigo constante para qualquer defesa.
Izmailov ( Sporting) Izmailov tem sido o grande motor do futebol do Sporting. Tem uma grande cultura táctica que lhe permite ser muito útil a defender e a sua rapidez é bastante importante no processo ofensivo do Sporting.
Hulk (Porto) Mesmo sem ter pegado de estaca na equipa do Porto aos poucos começou a demonstrar a sua qualidade e hoje é um titular indiscutível na equipa azul e branca. As sua principais arma é a sua força, rapidez e grande potencia de remate com o pé esquerdo. Se souber jogar melhor em equipa podemos estar na presença de um futuro grande jogador.

Eduardo e Moisés (Braga) A defesa menos batida deste campeonato com apenas 5 golos sofridos, deve este facto especialmente a estes 2 jogadores. Eduardo continua com a sua performance que demonstrou no Setúbal e recentemente Jorge Jesus elogiou-o dizendo que seguramente vai ser o próximo número um da selecção nacional. Moisés pegou de estaca na defesa arsenalista, é o patrão daquela defesa que dá segurança ao sector defensivo, é também o capitão de equipa.
William (Paços de Ferreira) Avançado de 26 anos que marcou 8 golos. Mesmo estando numa equipa que não tem um grane caudal ofensivo conseguiu graças ás suas qualidades demonstrar o seu instinto goleador. Infelizmente para o futebol não vai poder jogar mais esta época devido a uma grave lesão.
Jogadores revelação do campeonato
Diego Ângelo ( Naval) Defesa central de 22 anos que cumpre a segunda temporada no Naval ( em 2007\2008 22 jogos com 3 golos) demonstra que têm capacidades para jogar num grande clube. Gostaria de o ver a jogar no Sporting pois é um jovem que pode dar segurança e pode marcar golos devido aos seus 192 cm e pode dar um bom retorno financeiro.
Djalma e Baba ( Marítimo) Estes dois jovens avançados da equipa da Madeira já marcaram no total 7 golos. Estes dois avançados são provenientes do Marítimo B, que demonstram ser positivo uma equipa onde podem rodar jovens jogadores e jogadores com menos jogos. Jogadores rápidos que são perfeitos para sistemas de contra-ataque. Podem com um bocado de mais experiencia de primeira liga darem um salto para uma equipa com maiores objectivos.
Sidnei (Benfica) Jogador que custou caro ao Benfica (5milhões de euros por 50% do passe) tem justificado o investimento. Com apenas 19 anos demonstra ser um defesa central forte mas ao mesmo tempo rápido e que sobe bem á área contraria marcando golos.
Daniel Carriço (Sporting) Graças á lesão de Tonel pegou de estaca na defesa do Sporting. Não demonstrou nervosismo ao actuar no eixo da defesa, também devido ao seu parceiro o campeão do mundo Polga. Pode ser o novo Beto, tem espírito de capitão e sente a camisola. Vai ser difícil manter a titularidade com a recuperação de Tonel, mas é importante pois ainda restam muitos jogos haver mais do que um bom jogador para cada posição.
Miguel Lopes (Rio Ave) Defesa direito da turma de João Eusébio de apenas 22 anos têm demonstrado ser um jogador com futuro. Fez grandes jogos contra o Sporting e o Benfica onde se notabilizou pelo perigo criado pela direita. Provavelmente não passará muito mais tempo no Rio Ave , é melhor ter uma carreira bem pensada e ao contrário de Antunes que anda um bocado perdido em Itália fazer boas opções para o futuro. Pode chegar á selecção nacional daqui a uns tempos apesar da grande concorrência para o posto de lateral direito ao contrário da posição de lateral esquerdo.


A minha equipa :
Beto
Miguel Lopes .........Diego Ângelo..........Bruno Alves..........Alonso
Izmailov.......Bruno China........Raul Meireles
Wesley
Nené.....................William

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Não inventem mais casos?

Djalo e Veloso foram a uma festa da Fátima Lopes depois do empate do Sporting? E qual é o problema? Estão de ferias e não se podem divertir? Vão passar o Natal chateados por causa do jogo? Já chega de tentar minar com casos o balneario do Sporting.
É de realçar o facto de se falar do Djalo não festejar os golos dizendo que se dá mal com o Paulo Bento, já pensaram que pode ter morrido algum amigo e familiar? O Cardozo diz que não percebe porque não joga e ninguém comenta, se fosse no Sporting.....
Não se comppreende a atitude do pai do Veloso. Um gajo que já foi jogador de futebol vem dizer que o Sporting está a estragar a vida ao veloso?? Não percebe que o Veloso tem um contrato com o Sporting e os interesses do Sporting estão por cima dos interesses do Veloso, e que vai jogar a lateral sempre que for melhor para a equipa. Ele que foi um polvalente vem dizer que se o Miguel joga a lateral o Moutinho ou o Rochemback também deveriam jogar, mas o que é isto? Devia de estar calado e não prejudicar a carreira do filho e já agora lembrar-se que graças a ele o Benfica perdeu uma Liga do Campeões( mas por isso obrigado).

domingo, 21 de dezembro de 2008

Sporting-0 Académica-0






Liga Sagres, 12.ª jornada
Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Hora: 20.30
Árbitro: Cosme Machado (Braga)

EQUIPAS OFICIAIS

SPORTING
Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Caneira; Rochemback, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Postiga e Liedson

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Miguel Veloso, Vukcevic, Yannick e Tiuí

Treinador: Paulo Bento

ACADÉMICA
Peskovic; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando e Pedro Costa; Pavlovic; Miguel Pedro, Lito, Cris e Diogo; Éder

Suplentes: Rui Nereu, Madej, Carlos Aguiar, Licá, Edson, Nuno Piloto e Tiero

Treinador: Domingos Paciência


O Sporting perdeu 2 pontos e não conseguiu fechar o ano como pretendia. O Sporting voltou a não estar em campo nos primeiros 45 minutos, apenas aos 39 minutos criou uma verdadeira oportunidade de perigo por Izmailov num remate dentro da área, em que o guarda-redes Peskovic fez uma grande defesa.
A segunda parte só o Sporting atacou mas não criou muitas oportunidades de perigo. Postiga podia ter marco aos 70 e 75 minutos mas não foi feliz na concretização.A grande oportunidade foi aos 91 minutos por João Moutinho, num remate em que tabelou num defesa e Peskovic fez uma grande defesa a tirar a bola em cima da linha de golo.
E desta forma o Sporting deixou 2 pontos em casa e os seus adeptos sem acreditarem que não tinham ganho.
O Sporting não pode voltar a jogar só a segunda parte, pois tudo fica mais complicado a jogar é o tempo a passar e os nervos dos adeptos a começarem. Se entrarmos forte na primeira parte não há o problema do relógio pois ainda falta muito tempo e os adeptos ficam confiantes na vitória.Se o Benfica ganhar ficamos a 5 pontos o que ainda é totalmente recuperável, pois em 2005\2006 e 2006\2007 o Sporting fez grandes segundas voltas e quase foi campeão, e a distancia era maior que 5 pontos.Vamos esperar um 2009 de sucesso que nos consiga levar ao titulo.Bom Natal e boas entradas para todos os leões.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Festa do Brasileirão

o brasileirão está longe de ser dos melhores campeonatos do mundo, mas pelo contrário os seus adeptos mostram ser dos melhores. A quantidade de adeptos que enchem os estádios são imensos comparado com Portugal.Mas porque esta diferença de adeptos? Acho que sinceramente se em Portugal o ambiente no estádio fosse como é no Brasil iria atrair mais gente. As claques em Portugal fazem um bom trabalho de apoios ás suas equipas, eles são poucos mas bons. No entanto no Brasil são muitos e proporcionam uma grande festa. No Brasil vive-se a sério a paixão do futebol. O que será preciso para esta paixão em Portugal mover mais gente?
deixo alguns videos para comprovar



quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Antevisão jogo contra académica.


jogo importante em que o Sporting é claramente favorito. Sendo favorito á que levar o jogo com extrema importância, não dar 45 minutos de avanço como as vezes acontece. Neste campeonato Académica já perdeu com Benfica e Porto, e em ambos os jogos deixou boas impressões especialmente nas primeiras partes.
É importante que os bons resultados se mantenham, para começarmos 2009 com hipóteses de discutir o titulo que é o nosso maior objectivo.
No sector A12 vão estar alguns autocolantes deste blog, apesar do pouco tempo de existência é importante dar a conhecer o blog. Lembro que este blog é para todos os sportinguistas sem excepções, para quem mesmo acima de tudo gosta de viver o futebol.
É importante a nossa presença em Alvalade pois esta equipa jovem tem grande potencial. e tem que ver que os adeptos acreditam nela e estão com ela.

como foram esses 18 anos?











Devido á minha tenra idade pouco sei como foram estes 18 anos que foram tão difíceis para os sportinguistas. Se o Sporting neste momento não é campeão há 6 anos e já vejo este tempo como uma internidade, então 18 anos é melhor nem imaginar. Acho que é bastante difícil ver o Sporting nestes últimos anos viver á custa de taças e ver o campeonato fugir todos os anos. É de relembrar os títulos que o Sporting ganhou nesses 18 anos: 3 Super taças, uma Taça de Portugal, os 7-1 ao Benfica e uma presença nas meias-finais da taça UEFA. Nestes 6 anos sem titulo de campeão nacional já conseguimos quase tantos títulos como naqueles 18 anos todos, estes dados só alargam o sofrimento que foi aquele tempo.

Como tenho dificuldades em imaginar estes 18 anos sem titulo também tenho dificuldades em imaginar como deve ter sido a explosão de alegria. Pois foram 18 anos sem nada devia de haver mesmo sentimentos bastante fortes no momento da vitoria. Considero que tenha sido caso para chorar de tanta alegria, pois devia de haver pessoas que pensavam que aquele momento nunca mais haveria de chegar. Destaco a foto em que estão dois sportinguistas a chorar no revaldo do antigo estádio na festa do título.

Espero que o Sporting nunca mais passe por tão grande travessia no deserto. Aproveito para dar os parabéns a todos aqueles que não deixaram o Sporting naqueles 18 anos e que também tiveram a sua importância no titulo.

Nestes 18 ano perderam-se adeptos do Sporting? Á medida do tempo, o estádio começou a ficar vazio ? Havia Sportinguistas que pensaram que nunca mais haveríamos de ganhar outra vez? Como foi a explosão de alegria quando finalmente conseguimos? Relembrem os sentimentos vividos nestes 18 anos e no momento da vitória. E respondam tentem responder ás minhas perguntas pois grande parte destes 18 anos ainda não era vivo.

Pauleta um senhor do futebol!!!!








Clubes onde jogou e golos
1994 - 1995 União Micaelense 0 (0)
1995 - 1996 Estoril-Praia 30 (19)
1996 - 1998 Salamanca 71 (34)
1998 - 2000 La Coruña 58 (18)
2000 - 2003 Bordeaux 98 (65)
2003 - 2008 PSG 167 (76)
Seleção nacional
1997 - 2006 Portugal 88 (47)
Títulos
2000 - Campeão da Liga Espanhola
2002,2008 - Vencedor da Taça da Liga Francesa
2004, 2006 - Vencedor da Taça de França

Pauleta és enorme!!!!!!!!!!!!Um grande jogador que acaba a carreira sem a devida atenção em Portugal. Neste momento todos veneram Cristiano Ronaldo como se fosse um Deus, fazem pressão para que seja o melhor do mundo, todos contam os seus golos e sua posição na lista de melhores marcadores de sempre do Manchester e Pauleta???!!!!!!! ninguem se lembrou do fim de carreira deste senhor do futebol?!!!!!!!!!
Grande jogador e profissional, jogador sem manias nem vedetices, "apenas" melhor marcador de sempre de Portugal e do PSG. Fizeste muitos portugueses vibrar com os teus golos, todos se lembram do hat-trick no mundial de 2002 á Polónia. Deixas-te a tua marca por todos os clubes que passaste. Foste muito importante para a selecção, especialmente nos apuramentos. Tive esperanças que este ano pudesses vir para o Sporting, mas não deu é pena, um grande atacante faz sempre falta a uma equipa.
Nunca serás esquecido e obrigado por todos os bons momentos que no proporcionaste!!!
Estás junto dos melhores jogadores de sempre de Portugal!!!!!!!
deixe a sua opinião no forum sobre este grande jogadpr

sábado, 13 de dezembro de 2008

Sporting festa dos titulos

Sporting campeão 200.
campeonato inesquecivel.Para sempre recordado.obrigado equipa maravilha



Campeao 2002

~

Taça uefa 2004\2005

uma grande equipa que quase fez historia. Equipa que será para sempre recordada-


DOS MELHORES JOGOS EM ALVALADE



Eliminatória emocionante




sempre recordado Miguel Garcia


e aquele dia 18 de maio de 2005

Sporting compilações


simplesmente Sporting