domingo, 26 de abril de 2009

Sporting 2 Estrela da Amadora 1

O Sporting conquistou uma vitória bastante sofrida, por culpa própria. O jogo podia ter sido bem mais fácil, se tivéssemos acabado com jogo mais cedo.
O jogo começou pouco rápido, sem grandes oportunidades de perigo. As equipas estavam a estudar-se, e nenhuma delas se destacava. O Sporting não demonstrava capacidade ofensiva no meio campo. O golo acabou por chegar por Postiga aos 19 minutos. Postiga de cabeça respondeu a um centro de Liedson. Como neste golo e em todo o jogo o Sporting só criava perigo com as movimentações de Liedson. Postiga podia ter bisado na partida, mas o guarda redes do Estrela chegou primeiro á bola, outra vez uma assistência do Levezinho, só que desta vez de calcanhar. O Sporting controlava a partida, sempre com o Estrela longe da nossa área, para isto contribuiu a boa exibição de Adrien. Mesmo em cima do apito para o intervalo, o jogador Marcelo teve espaço á frente da área e com um belo golo fez um empate. Foi a única situação de perigo para a equipa visitante ao longo do primeiro tempo. O jogo ia para intervalo empatado, e não se esperavam facilidades no segundo tempo.
O segundo tempo iniciou-se com um sinal mais da equipa que vinha da Reboleira. O golo pareceu fazer bem ao Estrela, e pelo contrário pôs a equipa leonina nervosa. Mas os nervos acalmaram como golo do Liedson. Boa jogada de Pedro Silva a subir pelo flanco, a cruzar a bola para a cabeça do 31 fazer o que melhor sabe. O golos animou a equipa e o Sporting voltou a dominar o encontro. Desta vez o domínio trouxe situações de perigo. Liedson por duas vezes falhou golos praticamente feito. O primeiro isolado, depois de um excelente passe de Postiga e o segunda a passe de Djálo. O Sporting não conseguiu acabar com o jogo, e os adeptos começaram a ficar nervosos, sentimento que passou para a equipa. Nos últimos minutos o Estrela subiu no terreno, com a equipa do Sporting com dificuldades em tirar a bola da sua área. O Estrela mesmo em cima do apito final podia ter empatado, não fosse Vidigal ter falhado de forma clamorosa o golo. Este lance enfureceu os adeptos contra o árbitro.O árbitro deixou que o livre fosse marcado de forma rápida, enquanto na primeira parte num lance idêntico a favor do Sporting o árbitro parou o jogo. O Sporting conquistou os três pontos mas não evitou um grande susto, totalmente desnecessário.
Pedro Silva voltou a realizar uma boa exibição, deu profundidade ao lado direito, e esteve no segundo golo. No lado contrário da defesa ,Caneira, teve sempre muitas dificuldades em subir e mesmo a defender mostrou-se inseguro. Polga também teve algumas falhas, enquanto Carriço teve impecável, sendo o melhor dos dois centrais. O meio campo esteve apagado, especialmente a nível ofensivo. Adrien foi o melhor elemento do quarteto, demonstrando boa capacidade de cortar situações de perigo e um bom passe. Veloso esteve lento, e como sempre não conseguiu criar perigo pelo flanco direito, Pereinha fez uma exibição muito abaixo do habitual. Pipi passou completamente ao lado do jogo. Com um meio campo tão apagado, os dois avançados foram fulcrais. Liedson fez um golo, e desequilibrou sempre que vinha atrás buscar jogo, fazendo a assistência do primeiro golo. Postiga não desaproveitou a oportunidade que teve e ainda fez um excelente passe que isolou o Levezinho no segundo tempo.
Foi a sexta vitória seguida do Sporting, o que demonstra o boa forma em que estamos. Mas como não estamos em primeiro não é suficiente, o Porto precisa de perder pontos e isso não têm acontecido. De realçar o bom ambiente em Alvalade, com os adeptos a demonstrarem estar com a equipa.

domingo, 19 de abril de 2009

Vitoria de Guimarães-1 Sporting-2

O Sporting conseguiu trazer os três pontos de Guimarães, graças a uma vitória arrancada a ferros. O jogo esperava-se bastante complicado e assim foi, a 10 minutos para o fim do jogo o Sporting estava em desvantagem no marcador.
A primeira parte foi bem disputada, com oportunidades de golo para os dois lados. O Sporting no total contabilizou a maior parte. Logo aos 2 minutos, Derlei de cabeça, atirou a bola á barra da baliza de Nilson. Não foi preciso muito mais tempo para o Ninja voltar a estar em acção, dentro da área desferiu um remate que saiu ao lado da baliza. Depois foi a vez dos guarda-redes entrarem em acção. Nilson mostrou bons reflexos, ao defender um remate de Liedson no interior da área. Rui Patricio realizou duas grandes defesas neste primeiro tempo, primeiro a um remate de Nuno Assis, e mais tarde, com uma defesa pura de instinto defendeu um remate de Roberto, num lance em que já se gritava golo no estádio . O jogo acalmou bastante depois dum inicio bastante bem jogado, muito devido á incapacidade do meio campo do Sporting de construir jogo. Adrien estava muito escondido, e Veloso mostrava-se muito lento sem conseguir dar profundidade ao lado esquerdo do ataque do Sporting. O final da primeira parte voltou a trazer acção. Veloso num belo remate fez a bola esbater com estrondo no poste da baliza de Nilson. Num lance muito polémico Carriço teve um golo mal anulado. O árbitro marcou falta antes do golo, defendendo que o defesa do Sporting fez jogo perigoso… Bruno Paixão e basta.
A segunda parte começou com o Vitoria por cima do encontro. Aos 10 minutos do segundo tempo, Roberto desfez o nulo. Num lance em que a defesa do Sporting fica muito mal na fotografia, Carriço e Pedro Silva deixaram o atacante adversário ter todo o espaço para facturar. O Sporting sentiu o golo e perdeu-se no encontro. Um sinal disso mesmo foi a expulsão de Paulo Bento, devido a protestos relativos á amostragem de um cartão amarelo a Moutinho. O Sporting parecia que estava KO, mas não estava. A entrada de Ronny foi fundamental para o jogo. Num livre irrepreensivelmente marcado, pôs a bola na cabeça do Ninja que igualou a partida, corria o minuto 81. A entrada do lateral esquerdo foi também fundamental para dar profundidade ao flanco esquerdo, algo que Caneira nunca conseguiu dar ao longo do jogo. A reviravolta ficou encerrada com a marca do Levezinho. Derlei a trabalhar muito bem, deixou Liedson na cara do golo e…… bola na rede. O MVP, para mim vai para Derlei. Nos dois golos da equipa, outras boas ocasiões e uma raça inesgotável.
Foi uma vitória marcada pela raça e personalidade da equipa leonina. Tal com no jogo de Belém, o Sporting nunca desistiu e acabou justamente premiado com o triunfo. Paulo Bento foi muito duro nas críticas á arbitragem. Paulo Bento criticou o golo mal anulado Sporting, e também os cartões amarelos a Derlei e Moutinho que os impedem de alinhar no próximo jogo. Paulo Bento como sempre mostrou-se um bom líder, ao defender os seus atletas. Muito bem a dizer que ninguém brinca com os esforço dos seus jogadores e que mesmo que o castiguem nunca se há de calar. Destaque também para o seu sentido de humor, ao referir-se que ainda bem que o árbitro não passou por Alcochete, pois ainda mostrava mais cartões a quem estava em risco de exclusão.

sábado, 18 de abril de 2009

Chumbado!

Teve quase a atingir 75% dos votos, mas como o quase é um sinonimo de não, Soares Franco levou uma nega dos sócios do Sporting. Consequentemente a norma transitória nos estatutos do clube( que iria fazer com que fosse nos moldes de referendo, que se iria votar decisões importantes do Sporting) foi chumbada. 72.5% dos votos foram a favor do referendo, mas eram necessários 75%.
Para a próxima assembleia geral, em que se vota o Plano de Reestruturação do clube vai-se a assistir a uma luta bastante renhida entre o Sim o Não, pois a diferença entre ser aprovado ou não é muito pequena.
O Não é favorito para vencer. A oposição está prestes a apresentar o seu candidato. Vamos ver quais são os planos da oposição para o clube. Espero que depois de sabermos o que pretendem por em prática, muitos defensores do Não,não de arrependam com a sua votação, pois não era bom sinal.
Este sábado, vamos esquecer estes assuntos e esperar que a nossa equipa vence o jogo difícil que têm pela frente.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ciclo de Assembleias Gerais

Começa esta semana um ciclo importante no futuro do Sporting. Num espaço período de tempo vai haver três Assembleias Gerais e mais tarde as eleições. Um pequeno apanhado do que se vai passar:
1º assembleia geral 17 de Abril, Pavilhão Atlântico:
O que vai ser votado nesta assembleia é se estamos de acordo com a marcação de um assembleia geral sem debate prévio, sobre o plano de reestruturação financeira. Independentemente do resultado vai haver outra assembleia geral no dia 8 de Maio.
2º Assembleia geral de 8 de Maio: O tipo de Assembleia depende do resultado da a
Assembleia anterior. Teremos uma Assembleia Referendaria, sem debate e por voto secreto se na AG de 17 de Abril, se a norma transitória for aprovado. Caso contrário teremos uma Assembleia, com debate e depois votação. Para o plano
ser aprovado é necessário dois terços dos votos da plateia.
3º Assembleia geral: Esta AG só se realizará, se no dia 8 de Maio o Plano de Reestruturação for aceite. Nesta Assembleia geral estarão presentes os accionistas da sad, que vão votar o modo de acção do plano de reestruturação. Vai se ver em quais acções previstas, os accionistas estão de acordo.
Com isto tudo pode-se ler, que a AG amanhã,será a menos importante de todas.
Gostava que o plano fosse aceite. Parece-me que é uma boa maneira de enfrentar estes tempos de crise. Como tudo o que FSF faz, parece ser bem estruturado e com boas chances de trazer uma boa estabilidade financeira. Por outro lado, pelo que tenho acompanhado parece-me que não vai passar, e vai ser chumbada.
Já deu para ver que este tipo de assuntos não são o que eu mais aprecio no mundo do futebol. Por isso não é muito explorado, e quando é não é de uma forma muito exacta.
Comente, defendo para si qual deve de ser o rumo do clube.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Formação dá frutos.


Já sabíamos que a formação era a nossa arma forte na equipa principal, e hoje descobrimos que também serve para eliminar os nossos rivais das provas europeias.O jogador Cristiano Ronaldo, formado no Sporting, teve papel importante na eliminação dos Corruptos da Liga dos Campeões.O internacional portuguesa marcou um belo golo, que valeu o apuramento da sua equipa.
Admito que o Porco é a única equipa portuguesa que nesta altura tem capacidade para conseguir disputar jogos cara a cara como os grandes da Europa, e também admito que queria que o Porto perde-se.
O Porto mostrou na primeira mão o que vem mostrando nos últimos anos, uma equipa com uma cultura vencedora capaz de defrontar qualquer adversário, independentemente do nome. É o único clube capaz de elevar o nome de Portugal, a nível de equipas de futebol.
Na minha maneira de ver o futebol felizmente perdeu. Se os Corruptos têm vindo a dominar o futebol em Portugal, com mais uma passagem iriam ganhar mais dinheiro. Mas não é só o dinheiro, iriam ganhar reputação o que faria que iria conseguir comprar bons jogadores. Isto tornaria mias difícil tirar o Porto do topo do futebol nacional. De uma maneira simples, o que é bom para o Porto ,e mau para o Sporting. Outra razão muito forte é que não gosto nada do Porto. Um clube como os seus esquemas manhosos, que a imprensa insiste em chamar de uma maquina bem oleada. Deu me um imenso gozo vê-los perder.
Falta de patriotismo? Não a minha pátria é o SPORTING!!!!!!

domingo, 12 de abril de 2009

Sporting 3 Naval 1

Liga Sagres, 24.ª jornada

SPORTING-NAVAL
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Rui Costa (Porto)

(EQUIPAS OFICIAIS)

SPORTING
Rui Patrício, Pedro Silva, Carriço, Polga, Caneira, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli, Derlei e Liedson.

Suplentes: Tiago, Abel, Tonel, Adrien, Izmailov, Postiga e Tiuí.

Treinador: Paulo Bento.

NAVAL
Peiser, Carlitos, Paulão, Diego Ângelo, Daniel Cruz, Bruno Lazaroni, Godemèche, Baradji, Davide, Marinho, Marcelinho.

Suplentes: Jorge Baptista, Fabrício Lopes, Gilmar, Alex Hauw, Michel Simplício, Camora e Tiago Freitas.

Treinador: UIisses Morais.




Vitória justa do Sporting, em mais um jogo em Alvalade com pouco interesse.
Para o Sporting o minuto 13 voltou a ser um minuto de sorte , tal como já tinha sido em Matosinhos. Desta vez foi Pereirinha que não desperdiçou a primeira oportunidade de golo do Sporting. Pereirinha facturou com um remate cruzado, respondendo a outra boa assistência de Liedson. Porém esta não foi a primeira oportunidade de golo da partida, já antes Rui Patricio tinha feito uma boa defesa a remate de David.A vantagem do Sporting durou apenas 3 minutos. Marinho aproveitou um mau passe de Veloso, para assistir Marcelinho que não perdoou. A partir daí o Sporting teve que pegar nas rédeas do jogo. O Sporting tinha bastante dificuldade em criar situações de perigo pois a Naval fechava-se bem , pondo muitas vezes os onze homens atrás da linha da bola. O Sporting que não tinha voltado a conseguir criar perigo desde o golo, mas manteve os elevados níveis de finalização e na seguinte oportunidade voltou a marcar. Foi ao minuto 26 por intermédio do inevitável Liedson. Liedson respondeu de cabeça a um livre do capitão do Sporting João Moutinho. O jogo seguiu para intervalo sem situações de interesse.
A segunda parte teve muito pouco interesse. Quer Sporting e Naval não conseguiam criar perigo. o jogo estava muito lento e apesar do Sporting controlar a posse de bola não tinha capacidade para criar perigo. Á medida que o tempo passava os adeptos ficavam nervosos, pois num lance fortuito o Sporting podia sofrer golo. Liedson que estava a ser o melhor em campo bisou na partida em cima do apito final, um golo merecido para o Liedson mas não para o Sporting.
Como Paulo Bento disse a exibição do Sporting não foi boa e o resultado foi melhor do que a exibição. O jogou foi muito lento devido ao facto do Sporting ter estado grande parte do jogo em vantagem e a Naval não pressionava. O Sporting apenas acelerava o jogo pelo flanco direito. Pedro Silva é um defesa que dá grande profundidade ao ataque, e as combinações com Pereirinha serviram muitas vezes para ganhar a linha de fundo, embora os cruzamentos não fossem bem aproveitados. A dupla de avançados do Sporting ainda mostrou boas combinações, mas mesmo assim um nível abaixo dos últimos jogos. O MVP é claramente Liedson não só por ter estado nos três golos mas pelo trabalho realizado ao longo do jogo. Veio muitas vezes atrás buscar jogo, conseguindo criar linhas de passe. Pedro Silva foi um elemento importante no processo ofensivo do Sporting pois era um jogador que dava profundidade ao jogo do Sporting. Veloso em termos defensivos não esteve bem, tendo culpas no golo sofrido e mostrando estar nervoso, nervosismo que passava para o resto do sector defensivo. Por outro lado, Veloso mostrou um bom rendimento quando se incorporava no ataque, algo importante para um jogador que joga na posição de trinco.
Mais uma jornada que passa e o Sporting continua sem conseguir diminuir a desvantagem para o líder. A chama do titulo vai-se apagando á medida que as jornadas vão passando. O segundo lugar ficou mais seguro com a derrota dos lampiões na lixeira contra a Briosa. A próxima jornada trás um jogo muito complicado contra o Vitória de Guimarães, no terreno do adversário.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Paixão que é o Futebol

Apesar de não ser relacionado com o Sporting, mostro este filme apenas para demonstrar como o Futebol muitas vezes é mais que um desporto.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sporting regressa a Alvalade

Passadas quatro semanas o Sporting volta a jogar em Alvalade. O jogo é a contar para a 24º jornada do campeonato. A juntar á saudade de ver o nosso clube jogar em casa com o jogo a realizar-se a boas horas, tudo está combinado para um bom espectaculo com muitos adeptos do Sporting.
O Sporting apresenta alguns problemas no meio campo. Com as ausencias de Vukcevic, Rochembak confirmadas e com Adrien e Izmailov em duvida para o encontro contra a Naval. Com isto tudo,Veloso vai voltar á posição de trinco. O meio campo que deve de alinhar deve ser: Veloso, Pereirinha, Moutinho e Romagnoli. No ataque a dupla Derlei\Liedson vai querer mostrar que a boa forma de ambos é para manter.

O Sporting é claramente favorito,mas temos que ter cuidado. Para ganharmos é fundamental entrar forte e não dar uma parte de avanço. Se entrarmos com a mentalidade vencedora e se jogarmos contra onze então acredito que a Naval vá voltar para a Figueira com nada na bagagem.
Para prevenir deslizes é importante termos em atenção dois jogadores da Naval. Marinho, o elemento chave para que a Naval consiga criar perigo em contra ataque. Este jogador formado nas escolas do Sporting é rápido e têm uma boa finalização. O defesa Miguel Ângelo é outro jogador chave da turma navalhista. É o patrão da defesa e cria muito perigo quando sobe á área contraria, tal como Paulão. Para mim jogador com qualidade para a nossa equipa, seria um bom reforço para a próxima época.
A vitoria é o único resultado possível para mantermos a pequena chama do titulo acesa
Todos a cantar, Grande Sporting vais ganhar.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Leixões 0 Sporting 1

LIGA SAGRES - 23.ª JORNADA

LEIXÕES-SPORTING

Estádio do Mar, em Matosinhos
Hora: 18:00
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

EQUIPAS OFICIAIS

LEIXÕES - Beto; Laranjeiro, Nuno Silva, Élvis e Angulo; Jean Sony, Roberto Souza, Bruno China e Hugo Morais; Chumbinho e Diogo Valente.

Treinador: José Mota.

Suplentes: Berger, Ruben, Sandro, Vasco Fernandes, Zé Manuel, Braga e Rodrigo Silva.

SPORTING - Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Caneira; Pereirinha, Rochemback, Romagnoli e João Moutinho; Derlei e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes: Tiago, Tonel, Ronny, Miguel Veloso, Adrien Silva, Yannick Djaló e Postiga

O Sporting veio com os três pontos de Matosinhos , graças a uma exibição muito personalizada. A principal arma do Sporting foi a sua segurança na defesa.
O inicio do jogo trouxe um Leixões mais ao ataque e o Sporting mais na expectativa. O minuto 13, acabou por ser um minuto de sorte para o Sporting. O Sporting adiantou-se no marcador através de Derlei. Derlei respondeu com um remate bem colocado a um excelente passe de Liedson. O Sporting na primeira vez que chegava á baliza marcou, melhor começo era impossível. A resposta do Leixões foi inexistente. O Sporting controlava o meio campo, sem deixar que o Leixões incomodasse Rui Patrício. A maneira preferida para desmontar a defesa do leixões era através de passes longos para as costas da defesa. Pereirinha ganhou muitas vezes alinha de fundo, solicitado pelos centrais através de passes longos para as costas da defesa adversária.
A segunda parte desenrolou-se muita á maneira de como tinha sido a primeira parte. Leixões com muita posse de bola mas sem incomodar a defesa extremamente segura do Sporting. A segunda parte também trouxe um João Moutinho com a força toda, sendo o motor do meio campo leonino. Numa segunda parte com poucas oportunidades a melhor pertenceu á turma de Paulo Bento. Liedson num canto, cabeceou ao primeiro poste falhando por pouco a baliza. José Mota reclama uma mão de Abel na área do Sporting, que defende ser merecedora de penalty. É um lance duvidoso, pois a bola é chutada muito em cima de Abel e é claramente bola na mão e não o contrário. Os próprios especialistas neste tipo de lances, mesmo depois de várias repetições têm duvidas no lance e dão beneficio da duvida ao árbitro.
A vitória é claramente justa do Sporting que tem tudo para arrancar para uma boa recta final de campeonato. No Sporting o destaque vai para a forma como toda a equipa está consistente e sabe o que fazer em campo. Mesmo com a ausência de dois jogadores importantes no meio campo do Sporting, e depois mais tarde com duas lesões no decorrer do jogo ( Romagnoli e Rochemback), o meio campo do Sporting conseguiu manter o equilíbrio e a dinâmica de jogo. Para este aspecto contribui muito João Moutinho, começou na esquerda e acabou a numero 10 sempre sem seguro. A defesa mostra-se segura, é neste momento a melhor do campeonato apenas com 14 golos sofridos. A defesa não sofre golos a 4 jogos seguidos. No ataque a dupla de atacantes é para manter, ao fim de muitas dúvidas em relação ao parceiro de Liedson, parece agora que finalmente se mantêm uma escolha constante com a presença de Derlei. Derlei que nos últimos 7 jogos marcou 4 golos
A vitoria do Porto em Guimarães vislumbra-se como um passo de gigante para o treta. A equipa mesmo sem jogadores importantes deu provas de estar em grande momento de forma e dificilmente vai vacilar nestas ultimas sete jornadas. Este jogo, era á partida, o jogo de maior grau de dificuldade até final do campeonato para os corruptos.
O Sporting tem de manter agora os bons resultados para os adeptos ainda terem esperança na conquista do grande objectivo da época. Na próxima jornada o Sporting volta a jogar em casa para o campeonato, quatro semanas depois do último jogo em Alvalade, onde é importante estarmos presentes para conquistarmos os três pontos.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jornada em dois campos

o Sporting tem esta jornada um importante e difícil encontro, contra o Leixões no estádio do Mar. O jogo realiza-se domingo pelas 18 horas. Na nossa equipa há três jogadores em dúvida: Liedson, Izmailov e Vuckevic. Liedson não treinou hoje, mas a equipa técnica afirma que vai estar em condições de jogar. Izmailov só hoje voltou a reentregar os trabalhos da equipa, devido á falta de ritmo ainda não se sabe se vai contar para a deslocação a Matosinhos. O caso clínico que mais assusta é o de Vuckevic, lesionou-se no ombro no jogo da selecção. Muito provavelmente não vai jogar e há o risco de ser operado e perder o final da época. Para juntar aos casos clínicos, ainda há Pedro Silva, que cumpre jogo de castigo, devido á expulsão na final da taça da liga. Apesar disto tudo o Sporting está obrigado a trazer os três pontos. O Leixões vem de duas goleadas, logo vai tentar apagar a má imagem e voltar aos bons resultados desta época.
Mas esta jornada não se resume apenas ao jogo do Sporting, e mais que nunca é importante ter atenção aos nossos rivais. O Porto tem uma deslocação difícil a Guimarães. Com o aproximar do fim do campeonato o Porto tem que perder pontos, e se não perder nesta ronda então muito dificilmente vai perder mais cinco pontos. Além disto, a equipa do Sporting iria ter a moral mais em alta se estivesse mais perto da liderança .
O pensamento só pode estar na vitoria, temos que vingar a derrota da primeira ronda. Só considero uma jornada positiva se ganharmos, e se o Porto deixar pontos em Guimarães.