sábado, 30 de maio de 2009

Ser Sporting Eriksson o treinador eleito


A candidatura de Paulo Pereira Cristóvão tem dado que falar. Surpreendeu-me bastante esta campanha que aos poucos tem conseguido chamar a atenção dos adeptos e levado muitos a apoiarem os seus ideias para o nosso clube ( eu incluindo que mudei de ideias). É um discurso totalmente diferente do habitual, em que temos um Sporting muito menos empresarial . A ideia do fosso para mim diz-me muito. Quando diz que o fosso simboliza o afastamento dos sócios, tive completamente a noção que se os adeptos pudessem estar mais junto dos jogadores iria haver uma maior cumplicidade com os jogadores. A sua postura fez me mudar de ideias pois o que o Sporting precisa é de um projecto que cative os sócios e os empolgue, no caso de JEB é claramente a continuidade e acredito que seria a continuidade do numero de adeptos no estádio a diminuir. No inquérito do blog Leão da Estrela, um dos mais visitados do universo Sporting, Paulo Pereira Cristóvão já está á frente na corrida á presidência que demonstra bem a sua evolução.
A decisão para treinador recaiu em Eriksson. O Sporting depois de tantos segundos lugares precisa de subir de patamar e Paulo Bento tem dado a ideia que é capaz. É um treinador á imagem da campanha, difere do habitual e tem maior capacidade de " excitar" os adeptos de uma certa maneira não é tão aborrecido como o Paulo Bento. o sueco tem um curriculum de nível mundial. Conseguiu levar o Gotemburgo á conquista da taça UEFA, mais tarde veio para Portugal onde revolucionou o nosso futebol, foi tricampeão nacional e finalista vencido da taça UEFA e champions. Depois emigrou para Itália e foi seleccionador de Inglaterra e México. No ano passado treinou o Manchester City onde conquistou os adeptos que chegaram a fazer manifestações para a sua continuidade. Uma grande vantagem de Eriksson é que iria fazer do Sporting um clube mais falado na Europa devido ao seu treinador e podia facilitar mais a vinda de jogadores de classe mundial a actuarem no Sporting.

domingo, 24 de maio de 2009

Um final competente com uma triste notícia



o Sporting despediu-se desta época com uma vitoria em casa.Infelizmente o Sporting também se pode ter despedido de Derlei O Sporting mesmo com muitas ausências mostrou-se a um bom nível. Os dois golos de rajada de Derlei ( 4 e 7 minutos) facilitaram o jogo. O Nacional respondeu, reduzindo por Nene. Mas o Sporting acabaria por conseguir manter a vantagem e ainda fecharia o resultado em 3-1, na conversão de uma penalidade marcada por Romagnnoli. .
O grande destaque da partida vai para o nosso Ninja. Marcou dois golos e fez uma excelente exibição. Este jogo mostrou que a sua decisão de terminar já a sua carreira pode não ser a melhor. Ainda tem muito para dar ao Sporting, tem uma garra e empenho que faz muita falta ao nosso balneário e ainda por cima faz golos. Mas, só o Derlei sabe em que condições é que está e o que ainda pode dar. Na sua primeira época mal jogo devido a uma grave lesão e muita gente o dava como acabado. Mas com verdadeiro guerreiro que é levantou-se e fez uma boa segunda época. Mostrou ter sido um dos melhores companheiros de sempre de Liedson, com muitos golos fruto do seu bom entendimento. Acho que tem lugar no Sporting para a próxima época. Quando a sua decisão se confirmar vou voltar a falar do Derlei, como também irei fazer uma análise á época em geral do Sporting

sábado, 23 de maio de 2009

Despedidas?

Será este o ultimo jogo da carreira do Derlei? Paulo Bento faz o seu ultimo jogo como treinador, passados mais de quatro anos desde que chegou ao cargo? É depois deste jogo que Veloso finalmente vê o seu sonho concretizado de ir jogar para terras de nossa majestade?

O Fim de Figo







O fim de semana passado ficou marcado pela despedida de um dos melhores jogadores dos últimos tempos, e para variar formado no Sporting.
Estreou-se no Sporting na época de 1990\1991, actuando em 3 partidas. Depois seguiram-se mais quatro épocas no Sporting, sendo um jogador fulcral. No total actuou em 126 partidas com a camisola verde e branca marcando 16 golos, conquistando a Taça de Portugal. Mudou-se para Barcelona na época 1995\1996. No Barcelona ficou durante cinco épocas. Jogou na Catalunha ao lado de Rivaldo, kluivert, Guardiola, Luis Henrique, mas no meio de tantas estrelas ele era a que mais brilhava. Na minha opinião foi no Barcelona as melhores épocas dele, onde chegou a ser capitão. No Barcelona venceu 2 ligas Espanholas, 1 Copa do Rei, 1 Taça das Taças, 1 Supercopa Europeia e 1 Supercopa de Espanha. No Verão de 200 mudou-se para o grande rival do Barcelona, o Real Madrid. Na Catalunha passou a ficar conhecido por Judas ou Pesetero, e sempre que ia jogar a Camp Nou era insultado pelos adeptos, que entre outras coisas atiravam cabeças de leitão. No Real permaneceu durante 4 épocas, realizando 165 jogos e marcando 10 golos. Foi em 2001 que foi consagrado o melhor jogador do mundo. No Real com a camisola 10 venceu uma Champions e 2 Ligas. Teve no Real nas famosas temporadas dos Galácticos, onde jogou ao lado de Ronaldo, Zidane, Raul, Roberto Carlos e Beckham. Não sendo a principal figura mostrou-se sempre a um bom nível. A partir da época de 2005\2006 passou a vestir a camisola do Inter. Esteve em Itália durante 4 épocas onde já não esteve ao nível com que se tinha apresentado em Espanha. Em Itália venceu por quatro vezes a Série A e por uma vez a Copa de Itália.
É o jogador Português mais internacional de sempre, alinhou em 127 jogos marcando 32 golos. Teve no Euro de 1996 as sua estreia em grandes competições, em que Portugal ficou-se pelos quartos de final. No Euro 2000 foi dos melhores jogadores do Torneio. Portugal chegou ás meias finais, nesta competição Figo marcou um grande golo á Inglaterra, num jogo em que Portugal partiu para uma extraordinária reviravolta no marcador. No Mundial da Coreia e Japão, Figo esteve presente numa competição em que a selecção das quinas ficou muito abaixo do esperado. No Euro 2004,Figo voltou ao ser melhor nível e a selecção voltou aos grandes resultados, sendo o finalista vencido. Na Alemanha, Portugal ficou em quarto lugar, onde Figo não sendo a principal figura da selecção teve um papel importante. Figo foi um dos jogadores da chamada Geração de Ouro, sendo um dos últimos a retirar-se.
O Futebol perdeu mais um grande jogador. Mais um jogador formado no Sporting que levou bem alto as cores de Portugal. Um jogador que ao contrário de outros, se apresentou sempre em alto nível na selecção. As minhas melhores recordações de Figo são mesmo os seus jogos pela selecção, especialmente o golo já referido á Inglaterra.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A pior ausência

O jogo desta jornada vai ficar marcado por muitas ausências, provavelmente um número histórico de ausências. O Sporting apresenta 8 jogadores castigados: Moutinho, Pedro Silva, Veloso, Postiga e Abel. Com lesões impeditivas de jogar estão: Vukcevic, Izmailov, Rochemback, Ricardo Baptista, Grimi e Caneira. Os defesas centrais Tonel e Polga ainda estão em duvida. Para juntar a tudo isto os melhores juniores do Sporting estão nos sub-19: Pedro Mendes, Nuno Reis, André Martins, Diogo Rosado e Wilson Eduardo. Em princípio vão ser chamados Cedric Soares, Diogo Amado. Renato Neto e Ibrahim Rabiu. Vai ser necessário uma grande ginástica na equipa para se formar o onze. Yannick pode ter de voltar a jogar nas alas assim como outro avançado. Um jogo á partida que já era difícil, ainda será mais difícil, mas com tantas dificuldades esperamos uma equipa mais unida e aguerrida. Além de haver boas hipóteses para acontecerem estreias na equipa principal do Sporting.
A pior ausência, no entanto, para mim será a minha. Vai ser o segundo jogo do campeonato em casa que não vou poder ir, em ambas, por ocasiões por razões fortes. Tenho pena de não me poder despedir da equipa e das pessoas que ao longo desta época vibramos com os golos, com as vitórias, discutimos futebol e saímos mal dispostos na hora da derrota. Fico triste de pensar que estarei uns 3 meses sem ver um jogo do Sporting no estádio.

domingo, 17 de maio de 2009

Maritimo 1 Sporting 2

Uma vitória muito sofrida do Sporting nos Barreiros. O Marítimo teve as melhores, e mais oportunidades de golo ao longo do jogo, mas o Sporting, fez a diferença ao aproveitar as poucas que teve. O jogo teve duas figuras: Tiago e Liedson. Tiago realizou importantes defesas, muitas delas ainda com o jogo empatado. Liedson voltou a ser a figura central, marcou dos dois golos, o segundo golo exibe toda a qualidade deste jogador. A expulsão de Abel no principio do segundo tempo dificultou o jogo, mas o Marítimo continuava a desperdiçar muitas oportunidades. Não há muito mais a contar acerca de um jogo que simboliza mais três pontos numa recta final de campeonato em que já está tudo decidido.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Já estou mais descansado



Desde há muito tempo tenho vindo a defender que o próximo presidente do Sporting pode vir a ter um papel fulcral na vida do Sporting. Devido ao facto de o Sporting estar no seu segundo maior jejum sem vencer o campeonato, os sócios estarem-se a afastar do clube e o país passa uma grave crise financeira . Com todos estes problemas é necessário alguém que telha capacidade para fazer um excelente trabalho. Até esta semana, se calhar devido á minha ignorância acerca dos candidatos, nenhum candidato me depositava confiança. Com o quase certo avanço de Bettencourt, o meu coração verde e branco já está mais descansado. É uma pessoa com experiência na gestão e já com um bom trabalho realizado em tempos no Sporting. Como uma noticia nunca vem só, Bettencourt vem acompanhado de Ribeiro Teles e Rogério Alves. Como é noticiado, a decisão do seu avanço foi tomada numa reunião segunda feira, em detrimento de Dias Ferreira que ara outro possível candidato. Pedro Souto pode desistir, pois já tinha dito que se Bettencourt candidata-se ele não iria ser também candidato. Barbosa da Cruz afinal foi um falso alarme, e não é candidato. Paulo Cristóvão pode vir a ser o mais sério candidato, com o projecto " Ser Sporting o regresso dos sócios".

terça-feira, 12 de maio de 2009

A nossa Treta.


Quando os Tripeiros festejam o seu tetra, nós ficamos com a nossa treta de segundo lugar pelo quarto ano seguido. Pedia-se mais a Paulo Bento, nestes quatro anos, especialmente em relação ao nosso objectivo principal.O Slogan deste ano para a Gamebox era : Eu quero. Eu quando comprei era a pensar, que queríamos ser campeões nacionais e não segundo lugar outra vez. Todo o tempo, dinheiro, dedicação e tudo o que deixei para trás este ano pelo Sporting era a pensar no título, por isso para mim o segundo lugar é uma enorme desilusão.
Pró ano há mais ( x7).

domingo, 10 de maio de 2009

Sportg 2 V.Setúbal 1



O Sporting com esta vitória ante o Setúbal garantiu matematicamente a o 2º lugar.
Na primeira parte assistiu-se a um espectáculo muito fraco. O Sporting sem nada fazer para merecer, adiantou-se no marcador através de Liedson ao minuto 25. Com o golo o Sporting subiu de rendimento, começando a rematar mais. Na melhor fase do primeiro tempo o Sporting sofreu o golo de empate. Num contra-ataque bem elaborado pelos sadinos, Bruno Gama facturou. O jogo ia para intervalo empatado, e muito por culpa da passividade que o Sporting havia demonstrado.
A segunda parte foi totalmente diferente. O Sporting entrou com muita vontade de garantir os três pontos. Foram 45 minutos em cima do Setúbal, que mantinha os onze jogadores atrás da linha da bola. Os lances de perigo sucediam-se, mas ao contrário da primeira parte em que o Sporting aproveitou a única oportunidade de perigo que teve, no segundo tempo a equipa mostrou-se muito perdulária. Carlos Pereira punha a carne toda no assador, fazendo entrar Djaló e Postiga. Acabaria por ser com os quatro atacantes em campo que o inevitável Liedson descansou os adeptos do Sporting. Yannick assistiu Liedson, que rematou com a bola a tocar no defesa sadino e só parando no fundo das redes adversárias. Este golo trouxe justiça ao resultado, devido á segunda parte do Sporting em que teve muitas oportunidades de perigo.
O destaque volta a ir para Liedson. o Levezinho foi mais uma vez determinante no triunfo, marcando os dois golos da equipa. No campeonato nacional foi o seu 15º golo. João Moutinho apresentou-se a um bom nível, nunca estando parada e sendo importante quer a defender ou a atacar. Veloso parece ter voltado ao seu melhor nível, realizou uma boa partida mostrando mais velocidade e discernimento nas saídas para o ataque.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Eleições 2009

A 27 dias das eleições, o estado geral ainda é muito nublado, com muitas duvidas sobre os candidatos, os seus projectos, quem apoia quem,etc.
Neste momento já existem três candidatos assegurados: Pedro Souto, Paulo Cristóvão e Carlos Barbosa da Cruz.
Pedro Souto candidata-se com o lema de " Sporting global". Este gestor de 46 anos ainda não definiu os nomes da sua equipa. Pedro Souto quer manter Paulo Bento como treinador da equipa.
Paulo Cristóvão de 38 anos é outro candidato. Tal como Pedro Souto ainda não anunciou a sua equipa. Têm o lema " Ser Sporting o regresso dos sócios". Dá papel importante aos sócio, dizendo que quer voltar a aproximar os sócios do clube.
Carlos Barbosa da Cruz é o rosto da continuidade. Depois de Rogério Alves ter afirmado que não se quer candidatar, é Carlos da Cruz que têm o apoio da grande maioria dos actuais corpos sociais. O Advogado vai estar na mesma linha de Soares Franco, também defende o plano de reestruturação financeiro clube.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Faz hoje 4 anos


Dia 5 de Maio 2005 num jogo épico o Sporting apurou-se para a segunda final europeia da sua história. Muito graças a um golo em cima do apito final de Miguel Garcia.Depois de gritar golo de forma apaixonante Jorge Perestrelo acabaria por morrer ias depois, esse tinha sido o seu ultimo golo relatado.
http://www.badongo.com/pt/vid/49041, este site permite ouvir o relato do golo, um dos mas apaixonantes da hisória do nosso clube.

domingo, 3 de maio de 2009

Futebol a sério

Vamos esquecer o mau futebol que se joga no Sporting, e também em Portugal e vamos dedicar 10 minutos a ver futebol a sério. Um jogo com : Messi, Eto'o, Henry, Iniesta, Xavi, Daniel Alves, Sergio Ramos, Higuaín, Robben só podia dar nisto...

sábado, 2 de maio de 2009

O fim anunciado.


O Sporting disse hoje á tarde o adeus definitivo em relação á hipótese de se sagrar campeão nacional. Tal como na primeira volta, o Sporting não conseguiu marcar qualquer golo, terminando o jogo com um nulo no marcador. Somando tudo, no total a Académica “roubou” quatro pontos ao Sporting. Se na primeira volta, o Sporting perdeu devido a muitos lances de golo desperdiçados, com destaque para a exibição de Peskovic. O jogo de hoje foi bem diferente, pois nem oportunidades o Sporting conseguiu criar.
O Sporting foi apático e não conseguiu criar muitas situações de perigo. A apatia foi especialmente devido ao meio campo. Pereirinha e Veloso nunca conseguiram dar profundidade ao ataque pelos flancos, Adrien esteve sempre muito escondido. Para juntar a isto tudo Moutinho esteve uns furos abaixo do normal. Ao intervalo, o Sporting mexeu na equipa, mas não conseguiu mexer no jogo. Izmailov e Djaló não acrescentaram nada ao processo ofensivo do Sporting. Paulo Bento recorreu a Rony, mas este não conseguiu uma prestação ao nível do jogo de Guimarães. O jogo foi sempre correndo com o Sporting com mais bola, mas sem incomodar Peskovic. Num raro lance de perigo já perto do final, o guarda redes da Briosa esteve bem a defender o remate de Derlei. Patrício, não quis ficar atrás e com uma grande defesa em cima do apito final, segurou um mal menor. Daniel Carriço foi expulso, por acumulação de amarelos. Foi acima de tudo um jogo de futebol muito fraco e com muito poucos lances de interesse.
Com Liedson longe do nível habitual o Sporting ressentiu-se, e de que maneira. A equipa não pode estar tão dependente de um jogador, como o Sporting está nesta altura. E, é com poucas palavras que se descreve o jogo que deixou o Sporting fora do seu principal objectivo da época, o título de campeão nacional. Como já vem sendo hábito nos últimos sete anos: “ Para o ano há mais….”. Agora só resta saber, que com direcção e treinador.

Video feito por mim

Resolvi juntar algumas imagens das claques do Sporting neste filme. A maior parte das imagens são coreografias da Juve Leo ou da Torcida Verde. A minha favorita é a primeira dos dois homens a chorar, tirei do livro " Estórias d'Alvalade" e foi tirada quando o Sporting quebrou o jejum de 18 anos.
Se tiverem mais imagens que demonstrem a paixão pelo nosso clube, não precisam de ser de claques até podem ser vossas, enviem para o meu mail acosta11scp@gmail.com que eu ponho no vídeo.



sexta-feira, 1 de maio de 2009

Tiago renova por mais um ano


Depois de João Moutinho foi a vez do guardião Tiago renovar o seu contrato. Tiago vai ter contrato até final da época de 2009\2010.
Tiago cumpre esta época a sua 12º ao serviço do Sporting. Tiago que nunca foi muito utilizado no Sporting, mas com o passar do temo foi ganhando a sua importância no balneário, fruto da sua experiência. A época em que realizou mais jogos foi em 1998\1999 num total de 31 jogos. Foi campeão em 2002 onde actuou 18 vezes no campeonato, dividindo a baliza com Nelson. Tiago ficou sempre tapado por Ricardo e agora por Patrício. Tiago aproveitou muitas vezes a Taça de Portugal para realizar grande parte dos seus jogos. Esta época com a lesão de Rui Patrício teve mais oportunidades. Defendeu a baliza na vitoria por 3-2 sobre o Benfica, e esteve em destaque na vitoria sobre o Basileia na Suíça, tendo sido fundamental a segurar os três pontos.
É de realçar o seu profissionalismo ao longo da sua passagem pelo Sporting, nunca veio criticar treinador por raramente jogar. É um exemplo a seguir por todos os jogadores que chegam ao Sporting.