terça-feira, 30 de junho de 2009

A importância de Matigol

O único reforço do Sporting até ao momento tem criado muitas expectativas entre os adeptos do Sporting. A Matías Fernández é sem duvida um jogador com grande talento, mas vai ser preciso ter paciência e esperar que se adapte bem ao futebol português. Estou confiante que vai conseguir e que se vai tornar numa referência da equipa. A sua afirmação iria trazer muitos aspectos positivos á equipa.

Na ultima temporada, devido ao fraco rendimento de Romagnoli o Sporting teve constantemente de fazer adaptações á equipa. Muitas vezes João Moutinho teve que ir para a posição de 10, fazendo com que houvesse jogadores obrigados a mudarem de posição, fazendo diminuir os seus rendimentos. Com a entrada de Matías Fernández para a posição de 10, João Moutinho pode passar a jogar na esquerda, Izmailov na direita e Rochemback ou Veloso a na posição de trinco. A melhor noticia é que Vukcevic pode ficar "liberto" para fazer companhia a Liedson na frente de ataque.É a fazer dupla com Liedson no ataque que para mim Vukcevic rende mais, fruto dos muitos golos que consegue marcar.

Outra excelente noticia relativamente ao facto do o Sporting ter contratado um jogador com muita qualidade para a posição de 10, é que se nos lembrarmos do melhor futebol praticado pelo Sporting de Paulo Bento, foi quando Romagnoli rubricava excelentes exibições. No final da época de 2006\2007, Pipi Romagnoli apresentava-se a um excelente nível, fruto do seu bom desempenho, o resultado notava-se em toda a equipa. A equipa praticava um bom futebol que nunca mais voltou a ser visto nas temporadas seguintes. Isto mostra como um bom nº10 é importante para que a equipa acima de ter um bom rendimento, consiga praticar um futebol do agrado dos adeptos.

sábado, 27 de junho de 2009

Tristeza no jogo dos Juniores



O jogo que decidia o titulo de Juniores foi interrompido a meio da primeira parte e não voltou a ser reatado. A interrupção deveu-se aos confrontos entre os adeptos do dois clubes, fruto de uma rivalidade e ódio eterno.Um episódio bastante triste já em situações normais, que ainda fica mais agravado pelo facto de se tratar de um jogo dos escalões de formação.
Como não tive lá deixo relatos de duas pessoas que lá estiveram e relatam o que se passou.
Para terminar, neste tipo de eventos a entrada de animais devia de ser proibida.


"O que se passou hoje na Academia foi simplesmente vergonhoso. Estava na central poente, a bancada principal da Academia e reparei que na bancada oposta, onde estavam as claques do Sporting, haviam movimentações e de imediato se percebeu que estavam a haver distúrbios provocados pelas claques do benfica. Como é habitual alguns adeptos leoninos provocaram com bocas os adeptos do benfica (algo habitual entre rivais) e os adeptos(?) do benfica começaram a pegar em pedras e a atirar em direcção à bancada onde se encontravam para além das claques do Sporting, crianças, pessoas de idade que apenas se encontravam ali para verem um bom jogo de futebol. Com estas agressões os adeptos do Sporting que estavam nesta bancada não tiveram outro remédio se não invadirem o campo para se protegerem das pedras arremessadas. Quando os adeptos do benfica chegaram atrás da baliza continuaram a atirar pedras e vários adeptos do Sporting responderam com as pedras primeiramente arremessadas por adeptos do benfica.

Como é natural tudo descambou. Conto também um relato de uma empregada do bar da Academia do Sporting que me serviu um café no fim de toda esta situação que me contou que se encontrava no quiosque, ao pé de onde as claques do benfica acabaram por ficar concentrados sendo que os elementos desta claque ameaçaram a senhora que se não saísse do quiosque entravam lá dentro e partiriam tudo."


"O “derby” que poderia dar o titulo de juniores 2008/2009 ao Sporting ou aos lamps, ficou estragado a partir do minuto 25 com a entrada dos adeptos lampiões, nas imediações da Academia do Sporting Clube de Portugal.
Até ao minuto 25, tinha decorrido tudo perfeitamente normal, com cartões para mostrar a jogadores dos lamps, mas isso já todos estamos habituados.
O Sporting atacava com alguma frequência, exemplo disso foi durante o minuto 7 quando Diogo Rosado envia uma bola ao poste depois de ter fintado vários jogadores lamps, o benfica a função era o contra-ataque, criando ainda algumas complicações ao Sporting, mas que a defesa resolveu de boa maneira.
E assim se resumiu o jogo até aos 25 minutos, o Sporting atacava e os lamps contra-atacavam, com a entrada dos adeptos encarnados, o jogo basicamente deixou de existir os adeptos encarnados ao entrar na academia, foram deixados à solta, ou seja, fizeram o que queriam, normalmente neste jogos a policia costuma fazer um cordão de segurança para não existirem acontecimentos como o de hoje, mas percebeu-se que a policia não tinha meios suficientes para um jogo Sporting-lamp’s.
Como os adeptos foram deixados basicamente á solta começaram-se a dispersar e começaram atirar pedras para os adeptos do Sporting que foram atrás da bancada e começaram obviamente a ripostar, a policia começou a ver que não tinha numero suficiente, então o que fez foi que em vez de juntarem os lampiões todos, não, foram atrás dos adeptos do Sporting com os cães e aos tiros, enquanto isto os lamp’s continuaram atirar pedras mas desta vez algumas vinham ter à bancada nascente onde estavam CRIANÇAS e mulheres, que com medo que aqueles animais as atingissem, saltaram a rede de protecção e entraram para o relvado, os jogadores nesta altura foram todos para o balneário, depois lá levaram os lamp’s para trás da baliza para onde o Sporting defendia, a partir daqui ainda houve alguns arremessos de objectos mas depois estabilizou, e ficaram todos sem saber se o jogo iria continuar, até que passado muito tempo depois, a policia veio informar todos que o jogo não iria ser retomado."

Já estou todo mijado!!

O Benfica ao que tudo indica prepara-se para renovar o titulo de campeão de Verão.
Parabéns Lampiões! Parece que é mesmo a única coisa que conseguem ganhar. Desculpem, esqueci-me que o ano passado também conseguiram o titulo de campeão de Inverno.
Como tem vindo a ser hábito nos últimos anos, no Verão chegam sempre grandes estrelas ao Benfica, desta vez é Ramires que é titular da selecção do Brasil e Saviola. Para se juntarem ao "grande" Aimar e companhia. Também para variar o treinador não aguentou mais do que um ano, e agora é a vez de Jesus tentar fazer o seu milagre.
Ai Jesus!! Já estou com tanto medo deles....

Queremos emoção!!!!

Para a época de 2009\2010 que ontem começou, espero que seja uma época de muita emoção. Quando digo emoção, são aqueles momentos com o estádio cheio, incerteza no marcador, o nosso coração parece que já não aguenta tanta pressão, as noites passadas á frente das bilheteiras para se conseguir arranjar bilhete, festejos de golos em que nos abraçamos a quem quer que esteja ao nosso lado, a semana toda a pensar no jogo que vai haver no fim-de-semana, são estas sensações que já não sinto há muito tempo que quero sentir esta época.
Para isto tudo acontecer é necessário que a equipa seja forte e que consiga lutar pelo titulo. Mas praticamente com os mesmos jogadores do ano passado, mesmo treinador vai ser difícil fugir do que tem sido os anos passados. Com os mesmos ovos, fazem-se as mesmas omeletes.

domingo, 21 de junho de 2009

Alerta Laterais!!!

O Sporting parece que já tem tudo acertado para que Matigol venha reforçar o plantel e assim preencher uma lacuna que existia no plantel. Mas, mais urgente são os reforços para as laterais da nossa defesa.
O Sporting no modelo que joga em que não actua com extremos, apenas com médios interiores é de extrema importância haver laterais com capacidade de dar profundidade aos flancos para que o jogo não seja tão carrilado pelo corredor central. O Sporting, que em muito jogos do campeonato joga noventa minutos ao ataque, ainda se torna mais importante as acções ofensivas dos laterais. Este é um problema que já vem há muito tempo, e mesmo assim, os reforços são na sua maioria para o meio campo e ataque.
Na direita Abel está a anos luz daquilo que é preciso. Pedro Silva consegue dar profundidade ao ataque, mas no plano oposta, que é na defesa deixa algo a desejar. Caneira não pode ser opção para os jogos em que o Sporting está constantemente a atacar, pois é uma adaptação de um defesa lateral. Grimi apesar de no passado já ter demonstrado ser uma opção viável nesta ultima época deixou uma imagem muito diferente, que nos faz ficar com a ideia de não saber o que esperar dele. André Marques pode ser a solução, já rodou o tempo necessário em clubes do principal escalão e está um jogador equilibrado quer a defender e a atacar.
Para chegarmos ao titulo é de extrema importância que haja um claro melhoramento nas faixas laterais, e para isso parece não haver outra solução se não atacarmos o mercado, para depois podermos atacar o titulo.

sábado, 20 de junho de 2009

As mais importantes renovações


Com Liedson quase certo que vai renovar,com Paulo Bento já com um novo contrato de mias dois anos, agora só faltam as mais importantes renovações, que são as nossas.
É extremamente importante que renovemos as nossas gameboxes e quem o ano passado não teve, começar a pensar onde vai querer o seu lugar no estádio. A minha vai ser renovada.......e com certeza no sector A12.

Parabéns Paulo Bento!!


Parabéns ao nosso treinador que faz hoje 40 anos.
Nestes quarenta anos, espero que mantenha as suas dicas aos árbitros que muito nos fazem rir, que mantenha o risco ao meio que é a sua imagem de marca, e já agora que á quinta seja de vez.....

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Matías Fernández está próximo do Sporting


Matás Fernández pode ser o primeiro reforço do Sporting para esta época. Vem ocupar a posição de 10, uma posição onde o Sporting nos últimos anos tem sentido a falta de um grande jogador.
É um jogador que teve um início de carreira fulgurante no Chile, que lhe valeu ser o substituito de Riquelme no Villareal. Em Espanha está tapado, pelo que têm jogado pouco. O novo técnico Ernesto Valverde já disse que não conta com ele para a próxima época.
O Sporting ainda não sabe se o vai contratar por empréstimo ou a titulo definitivo. O jogador já disse que podia estar interessado na mudança para o Sporting.
Esperemos que o negócio se concluía rapidamente, pois é um jogador com grande classe que o Sporting não pode deixar fugir.
Deixo aqui um cheirinho sobre o que o pé direito de Matías Fernández pode fazer....

sábado, 13 de junho de 2009

Regressos a casa?

Neste defeso que até agora tem sido bem calmo para os nossos lados, falam-se de três jogadores que podem voltar ao Sporting: Nani,Quaresma e Hugo Viana.

Nani teve um ano difícil em Manchester, em que foi poucas vezes utilizado o que pode fazer com que esteja de saída do clube. Alex Fergunson disse que contava com ele, e agora com a saída de Ronaldo, Nani pode ter mais espaço para demonstrar o seu futebol. Mas o que têm saído ultimamente na imprensa é que o jogador pode vir mesmo a sair de Manchester. O jornal The Guardian, adiantou que o Sporting pode ser o seu destino, com certeza apenas por empréstimo. Mas em caso de saída, o mais provável é um empréstimo a um clube Inglês. É muito difícil concretizar-se a vinda de Nani, mas não é impossível.

Quaresma é outro caso de retorno á casa mãe que se têm falado nos últimos dias. Sem espaço no Inter, e depois de recusar uma proposta de empréstimo ao Génova, o seu futuro pode passar por Portugal. Um jornal Italiano já fez referencia ao facto de o Sporting estar interessado no jogador. Tal como da primeira vez em que saiu de Portugal e não teve sucesso, o seu regresso a Portugal deve de ser outra vez o passo seguinte na sua carreira.

Hugo Viana é de dos três a hipótese mais possível. Foi dispensado do Valência pelo seu treinador e neste momento está livre para ir para outro clube. Apesar de nos últimos anos devido a lesões (no Osasuna) e não ter espaço na equipa (no Valência) ter jogado muito pouco é um jogador que é interessante para o Sporting. Quem sabe não está aqui o numero dez que tanto procuramos?

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Derlei não renova


Acabou-se o impasse quanto á continuação de Derlei no Sporting, o jogador vai mesmo abandonar o nosso clube. Foi hoje oficializado pelo site do Sporting que o jogador não aceitou renovar como Sporting. No primeiro ano que esteve no Sporting mal jogou devido a uma lesão. Na segunda época demonstrou o seu verdadeiro valor, sendo o segundo melhor marcador da equipa. Ao longo do tempo que esteve no Sporting destingiu-se sempre pelo seu empenho e garra. O Sporting só têm a agradecer o contributo do jogador ao clube, que ficará na memória dos adeptos como um jogador exemplar em termos de atitude. As lesões e o seu tarde aparecimento no futebol de alto nível contribuíram para que a sua carreira não tivesse sido melhor. Mesmo assim ganho tudo quer a nível nacional e internacional com a camisola do Porto.
Agora é tempo de dar oportunidades aos mais novos. Djaló vai ter mais oportunidades de mostrar o seu valor, Saleiro pode finalmente ter a sua chance de jogar na equipa principal do Sporting.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Reforços para o Sporting

Com o presidente e treinador definido para a próxima época só falta mesmo saber com que equipa contamos. Deixo a minha lista com as posições que o Sporting precisa de se reforçar e algumas sugestões de jogadores. Para mim as posições de laterais na nossa defesa e nº10 é onde devia de haver um maior investimento pois são onde sentimos mais a falta de jogadores de qualidade.
- 1 defesa lateral esquerdo. Sugestão: Evaldo ou Alonso ( está em fim de contrato)
- 1 defesa direito. sugestão : Paulo Ferreira do Chelsea
- 1 médio centro. sugestão: Luís Alberto do Nacional, Maniche está sem clube.
- 1 extremo. sugestão:Nani do Manchester (por empréstimo), Amaury Bischoff do Arsenal.
- 1 numero 10. sugestão: Hugo Viana do Valencia, não tem jogado e o Valencia quer dispensá-lo, Daniel Carvalho do CSKA
- 1 ponta de lança. sugestão : Manucho do Manchester.

domingo, 7 de junho de 2009

O Presidente de todos nós!

A ideia final e a mais importante destas eleições é que Bettencourt é o presidente de todos nós.
Isto significa que é necessário e urgente acabar com guerrilhas dentro do Sporting. Paulo Pereira Cristóvão e Isabel Trigo Mira deram o exemplo ao afirmarem que Bettencourt é o presidente deles e que estão dispostos a ajudá-lo no que for preciso. Todos os que apoiaram o projecto Ser Sporting que durante estas ultimas semanas sonharam com um Sporting diferente, devem adoptar a mesma atitude e apoiarem o Sporting. Já ouvi muita gente dizer que não vão renovar as suas gamebox pois espera o mesmo desta direcção do que da passada. É uma atitude que critico bastante, pois devemos de acreditar no nosso presidente, que teve 90% da preferência dos sócios. Mesmo não concordando com muitas decisões por parte da direcção devemos estar sempre a apoiar e não termos uma atitude de pessoas mimadas, de que se algo não se faz como nós queremos, então vamos-nos por contra em vez de fazer-mos o que pudermos para funcionar melhor.
É com o pensamento que somos todos necessários para o mandato de José Eduardo Bettencourt que se encerra o assunto das eleições. É importante começarmos já a pensar a próxima época que até começa mais cedo por causa da pré-eliminatória da Champions. Os reforços para este ano não deve faltar muito para começarem a aparecer.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bettencourt é o novo presidente do Sporting


Com uma esmagadora maioria, por volta de 90%, Bettencourt foi eleito o novo presidente do Sporting Clube de Portugal.
Neste momento Bettencourt é o presidente de todos nós, isto quer dizer que mesmo os apoiantes de Paulo Pereira Cristovão (como eu) devem juntar-se a todos os outros e lutar por um Sporting mais forte.
Espero que Bettencourt consiga ter um discurso diferente de FSF e que o estádio volte a ter mais adeptos. O pavilhão é uma obrigatoriedade para se poder viver o verdadeiro Sporting.
Os mais de 11 mil sócios que foram votar demonstram bem o interessasse de os sócios estarem no Sporting.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Que começe um novo novo Sporting

Chegou a hora de escolher o futuro do nosso clube. Bettencourt ou Paulo Pereira Cristóvão, um deles vai ser o novo líder do Sporting Clube de Portugal.

Bettencourt é o rosto da continuidade, por isso mantém os aspectos negativos dos últimos anos. Um Sporting empresarial pouco virado para os sócios e que de á 14 anos para cá têm vindo a aumentar o passivo. As suas vantagens em relação a Soares Franco é de perceber mais de futebol e demonstrar um maior Sportinguismo. Bettencourt têm tido muito mais apoios que Cristóvão, a maior parte das figuras fortes do Sporting fartaram-se de nos últimos tempos de dar entrevistas a apoiarem a candidatura de Bettencourt. A comunicação social dá maior atenção á sua candidatura e quase que apela a ela e tenta deitar abaixo a candidatura de Paulo Pereira Cristóvão, exemplo a capa do outro dia d´Abola ao ter em letras garrafais um Não estampado na capa a desmentir a contratação de Eriksson, caso Paulo Pereira ganhe as eleições.

Paulo Pereira Cristóvão é o outro candidato. Com o projecto Ser Sporting, Paulo Pereira têm conseguido cativar bastantes sócios. Têm um discurso diferente do habitual, um discurso de quem quer um Sporting com maior exigência. O Sporting quer a continuidade dos últimos anos ou um projecto diferente capaz de voltar a entusiasmar os adeptos leoninos? Queremos um Sporting cada vez com menos adeptos ou um Sporting unido? É tempo de dar a vassourada, e tirar do Sporting as pessoas que o têm afundado no passivo e têm criado um Sporting cada vez menos de Portugal. Vamos dar um novo rumo ao Sporting, um rumo mais competitivo, e para isso temos de eleger Paulo Pereira Cristóvão o novo Presidente.

A eleição de Paulo Pereira Cristóvão é difícil, mas não impossível. Se Bettencourt ganhar espero que leve um Sporting por outro caminho, que não seja igual ao de á 14 anos para cá. Que Bettencourt também tenha um novo Sporting. Independentemente de quem ganhe temos que tomar consciência que o mais importante é o Sporting, e que para sermos mais fortes temos que nos unir mesmo que o nosso candidato não seja eleito. Que hoje nasça um Sporting mais forte capaz de dar muitas alegrias aos adeptos.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Prestações dos jogadores em 2008\2009

Rui Patrício - Como se esperava foi o guarda-redes principal. Mostrou segurança entre os postes e não cometeu tantos erros como ma época passada, apenas me recordo do golo do Nacional na Choupana em que levou um grande chapéu e do golo de livre do Bruno Alves em que deu ideias que tinha hipóteses de fazer melhor. Está especializado na defesa de grande penalidade, uma na Supertaça, com a Naval fora para o campeonato e ainda na Choupana. Teve uma boa evolução ao longo da época e o Sporting não precisa de estar preocupado com guarda-redes para as próximas épocas.

Tiago – Jogou pouco mas quando foi chamado deu bem conta do recado. Destaque para a boa exibição em Basileia em que segurou a vantagem no marcador. Devido ao seu bom trabalho, essencialmente dentro do balneário, viu o seu contrato renovado por mais uma época.

Ricardo Baptista – Uma época que passou completamente ao lado dele, só teve minutos de utilização na Taça da Liga. Deve de ser para vender visto que Vitor Golas deve de começar já na próxima época a fazer parte do plantel principal.

Abel – Uma época bastante negativa para o Abel. Nas épocas passadas tinha deixado imagem de um jogador com qualidade para ser o defesa direito do Sporting, mas esta época demonstrou muitas carências quer a defender e a atacar. Resultado da sua má prestação perdeu o lugar para Pedro Silva e foi muitas vezes assobiado em Alvalade.

Pedro Silva – Foi uma das grandes revelações da época, depois de uma temporada em que mal jogou conseguiu ganhar a titularidade a Abel. Exibiu-se como um jogador que gosta de subir no terreno e dá profundidade ao flanco direito, embora às vezes faça de maneira muita arriscada. Tem de melhorar o aspecto defensivo e ganhar velocidade. No jogo da final da Taça da Liga, com as suas declarações e actos fez que fosse bastante estimado pelos adeptos do Sporting que vêem nele um exemplo de garra e atitude.

Polga – Não teve uma época boa, mas mesmo assim foi sempre titular no centro da defesa. Foi uma sombra daquele defesa central seguro que tinha sido na temporada passada, mostrou-se sempre lento nos processos e não transmitia segurança aos defesas. Na segunda mão na eliminatória contra o Bayern teve uma exibição para esquecer e no jogo do campeonato contra o Benfica, em casa, teve culpas no penalty desnecessário que causou.

Carriço – Afirmou-se como defesa central na equipa principal na mesma época em que se estreou no Sporting. Agarrou a titularidade no jogo contra o Leixões em casa (devido á lesão de Tonel) e nunca mais a largou. Em grande parte dos jogos foi mesmo o melhor defesa em campo. Mostrou-se sempre perigoso nas bolas paradas embora o golo nunca tenha aparecido. Teve duas expulsões, contra o Setúbal e Académica.

Tonel – Como o próprio já admitiu foi uma época muito difícil para ele, visto que era titular absoluto e devido a uma lesão nunca mais conseguiu voltar ao centro da defesa. A época até tinha começado bem com um golo ao Trofense e outro ao Barcelona. Sempre que voltou a ser chamado devido a lesões ou expulsões dos seus colegas mostrou que a sua ausência era injusta para a qualidade deste jogador.


Caneira – Era suplente entrando muitas vezes para segurar o resultado, mas com a lesão de Grimi fixou-se no lado esquerdo da defesa. É claramente uma adaptação para o flanco esquerdo visto que tem muita dificuldade a subir no terreno. A sua época deixou algo a desejar visto que na sua anterior passagem pelo Sporting tinha estado a um melhor nível.

Ronny – Foi a terceira escolha para a posição de defesa esquerdo e isso reflecte-se nos poucos minutos de jogo que teve, nunca tinha actuado tão pouco desde que veio para Portugal. Foi um passo atrás na sua carreira e deve de abandonar o Sporting com o objectivo de conseguir jogar mais.


Grimi – Uma desilusão a temporada de Grimi. Tinha deixado muitas boas indicações na temporada transacta e esta época foi um jogador que não exibiu qualidade para pertencer á equipa principal do Sporting. Teve erros infantis a defender (primeiro golo do Porto contra o Sporting em Alvalade para o campeonato) e não dava profundidade a atacar, sendo mesmo um jogador lento. Ajuntar a isto perdeu a segunda parte da temporada devido a lesão e ainda teve problemas disciplinares devido a ter conduzido embriagado e ter participado em desacatos na noite de Lisboa.

Miguel Veloso – Foi uma época para esquecer do internacional Português. Teve muitos conflitos com o técnico, essencialmente devido a não querer jogar a defesa esquerdo e demonstrar vontade de abandonar o clube. Muitos jogadores criticaram as suas atitudes, defendendo que influenciaram no rendimento da equipa. Chegou a estar um mês ausente das convocatórias. Dentro de campo teve tapado durante grande parte da temporada por Rochemback. No final da temporada com a lesão de Rochemback conseguiu jogar na posição de trinco, mas mesmo assim demonstrava estar lento e cometia muitos erros (primeiro golo da Naval em Alvalade).

Adrien - Ainda não foi esta a sua época de afirmação. Praticamente só na recta final do jogou devido á onda de lesão que devastou o plantel. Na posição de trinco esteve sempre algo escondido do jogo, necessita de se libertar dentro de campo e mostrar a qualidade que muitos defendem que têm.

Rochemback – Foi na maioria da temporada o trinco eleito por Paulo Bento. Não foi o jogador que os adeptos esperavam, esteve muito longe do Rochemback das temporadas passadas no Sporting. Foi um jogador que denotou uma falta de velocidade que não é admissível para o nível de competição para o Sporting.

Moutinho – Foi a grande referência no meio campo do Sporting como têm sido hábito desde que chegou á equipa principal. Jogou quase em todas as posições do meio-campo sem o seu rendimento ser afectado. Apenas não participou em dois jogos do campeonato e marcou 3 golos no campeonato.

Izmailov – Apenas as sua lesões não deixaram que tivesse uma temporada quase perfeita. O lado direito do meio campo esteve sempre bem entregue a Izmailov, sempre perfeito a nível táctico e era dos poucos que dava velocidade ao meio campo. Marcou um grande golo contra o paços para a Taça da Liga. Uma lesão no princípio e outra no final da temporada tiraram-no da equipa, que se ressentiu na sua falta.

Pereirinha – Esteve em grande parte dos jogos do Sporting, quer entrando ao longo dos jogos ou sendo mesmo titular. Os seus melhores jogos foram quando foi quando saía do banco, como no jogo em casa contra o Benfica. Na próxima época tem que ter um melhor nível de jogo quando é titular, para poder chegar a ser um elemento fulcral na equipa.

Vuckcevic - Teve um principio de época muito difícil, marcado pelos problemas com o técnico. Até á pausa de Natal mal jogou, estando afastado das convocatórias. Mudou a sua atitude e voltou a fazer parte dos planos do treinador, a equipa ficou diferente para melhor com a sua presença no lado esquerdo do meio campo. Trouxe mais agressividade, velocidade e o seu instinto goleador (em 13 jogos do campeonato marcou 4 golos). Quando voltava a ser figura de destaque da equipa lesionou-se e perdeu os últimos meses de competição. Foi uma época infeliz, em que jogou pouco mas quando jogou mostrou ser um jogador que faz muita falta ao Sporting.

Romagnoli – Pode ter tido a sua ultima época no clube devido às más exibições que efectuou em quase todos os jogos. A posição 10 apenas lhe pertenceu em poucas oportunidades, e quando a teve o Sporting parecia que estava a jogar com menos um jogador.

Liedson – Como tem sido hábito desde que chegou ao Sporting foi a grande figura da equipa. Muitos jogos foram resolvido á custa dos seus golos. Mesmo depois de ter tido uma grave lesão, as sua capacidades não foram afectadas como revelam os números ( 24 golos em 34 jogos).

Yannick – Foi a grande desilusão da temporada. No princípio da época estava prevista a sua explosão, tinha bisado na Supertaça e marco um golo na primeira jornada, mas acabou por ter sido a sua pior época. Foi a quarta opção para o ataque, e quando entrava tinha sempre pouco tempo para se mostrar. Precisa de mudar de ares para poder demonstrar o seu verdadeiro valor, que no meu entender é muito.

Derlei – Foi o segundo melhor marcador da equipa e demonstrou que ainda não estava acabado para o futebol. A sua primeira volta não foi nada de especial e até teve algumas expulsões que prejudicaram a equipa. Na segunda volta fixou-se como parceiro de Liedson, fazendo uma dupla que se entendeu às mil maravilhas, apontando muitos golos fruto das suas combinações. Os seus sete golos na segunda volta do campeonato, mostram o seu papel importante na segunda volta do campeonato.

Postiga – Não teve a época que esperava. Não conseguiu marcar muitos golos que é o principal objectivo dos avançados. Ao longo de toda a época apenas marcou 5 golos, embora em muitos jogos tenha trabalhado bastante para a equipa. Destaque para que sempre que marcou o Sporting ganhou.

Tiuí – Como quinta opção não teve oportunidades de mostrar o seu valor, que não é muito. Paulo Bento elogiou o seu trabalho como sendo de exemplo para os outros, que mesmo não jogando era um jogador bastante aplicado.

Rescaldo da época 2008\2009

No principio da época dizia-se que era a época do “ ou vai ou racha”, e no final rachou mesmo. Devia de ter sido a época em que depois de três anos seguidos em segundo o Sporting iria conseguir chegar ao patamar mais alto, que era o titulo de campeão nacional. A expectativa era grande, em parte devido às contratações efectuadas. O Sporting tinha se reforçado com jogadores de qualidade, conhecedores do futebol português e com experiencia: Postiga, Caneira, Rochemback e Grimi (que tinha deixado boas indicações na época passada). A juntar a isto o Porto estava mais fraco pois tinha perdido elementos importantes como Quaresma, Bosingwa e Paulo Assunção.
A época começou bem com a conquista da Supertaça, num jogo em que o Sporting mostrava estar superior ao Porto. O campeonato também começou bem, com três vitórias seguidas. Á terceira jornada o Sporting já tinha quatro pontos de vantagem para o Benfica e Porto. Nas duas jornadas seguintes o Sporting perdeu com os seus dois directos rivais. O Sporting perdeu a vantagem e tudo voltava a começar praticamente do zero, mas com o Benfica a mostrar estar com muitas hipóteses de ser campeão. Até ao final da primeira volta o Sporting desperdiçou muitos pontos em jogos acessíveis (Paços, Leixões, Académica,) mas devido aos seu directos rivais não estarem melhores o Sporting chegou ao Natal ainda na luta pelo título. O Sporting no final da primeira volta podia ter passado para a frente se ganha-se o último jogo na Choupana, mas a equipa não demonstrou estofo para passar para a liderança. O Sporting entrava na segunda volta a um ponto do primeiro. O mês de Fevereiro adivinhava-se como sendo fulcral pois o Sporting iria defrontar o Porto e o Benfica nesse mês. Mas foi antes de entrar nesse ciclo que tudo se perdeu, o Sporting empatou na Trofa e perdeu como Braga. A equipa não demonstrou qualidade na parte mais importante da época, e iria revelar-se fatal. O Sporting saiu-se bem na jornada dupla com os seus rivais, venceu ao Benfica e empatou no Dragão. Mas, mesmo assim encontrava-se a quatro pontos do Porto, o que era muito para os dez jogos que faltavam. E assim ficou provado, O Sporting conseguiu a melhor série de vitória da época, mas não bastou, era necessário o Porto escorregar e isso não aconteceu. Assim ficou entregue outra vez o título aos tripeiros e nós com a pobreza do segundo lugar.
A nossa prestação na Taça de Portugal, uma competição em que o Sporting começava a ficar perito acabou cedo. Na segunda eliminatória da competição o Sporting recebeu o Porto, e num dos melhores jogos da época o Sporting caiu nos penalties, a desilusão foi grande pois o Sporting tinha vencido esta competição nos últimos dois anos. A Taça da Liga ficou marcada pela final polémica. O Sporting chegou com justiça á final de pois de ter dado 4-1 aos corruptos, e na final o nosso adversário iria ser o Benfica. Num jogo em que o Sporting se preparava para vencer, o senhor do apito fez o favor de oferecer o primeiro troféu da vida ao Quique e não deixar que os lampiões fossem para o seu terceiro ano a seco.
A nossa prestação na Europa ficou marcada pela pior eliminatória da história do clube. O Sporting conseguiu pela primeira vez chegar aos oitavos de final da Champions, conseguindo estar entre as 16 melhores equipas do Velho Continente. Mas, como Paulo Bento disse, o que veio a seguir foi pior relativamente ao que de bom se tinha alcançado. A eliminatória de 12-1 com o Bayern incendiou os adeptos Sportinguintas, como se pode comprovar no jogo seguinte com o Rio Ave em Alvalade.
Foi uma época negativa para o Sporting que fica marcada pelo facto de não termos sido campeões, termos sido humilhados perante toda a Europa e que desta vez nem termos acabado em festa com a conquista da Taça de Portugal. Dentro de dias irei analisar os jogadores do Sporting um a um em relação ao que fizeram esta época.