quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sporting em 2009 - 12 meses a mais

Para o ano de 2009 o principal objectivo era a conquista do titulo nacional 2008\2009. Para esta conquista era fundamental o mês de Fevereiro, em que iríamos jogar contra o Benfica e o Porto. O problema acabou por ser o mês de Janeiro, em que um empate contra o Trofense e uma derrota contra o Braga deixaram a equipa com um atraso bastante significativo. O resto do campeonato acabou por ser positivo mas não foi o suficiente para se evitar o treta por parte do Porto. Pelo quarto ano consecutivo o Sporting voltou a ficar em segundo lugar.

O ano também ficou marcado pelo despedimento de Paulo Bento. Devido a um mau arranque na época 2009\2010 que praticamente nos afastou da luta pelo titulo, o treinador não aguentou e pediu a demissão. Nos últimos meses de 2009 começou um novo ciclo com Carlos Carvalhal. Um ciclo que vai ficar marcado pelo facto de ao contrário do passado recente do clube, o investimento na equipa ser significativo.

Pelo meio houve uma mudança de presidente. Bettencourt teve um principio de mandato bastante atribulado. Agora na companhia de Sá Pinto esperamos que mude o rumo e que não fique na historia do clube como um dos piores presidentes.

Foi na Champions League que se passou o pior momento do Sporting durante o ano de 2009. Nos oitavos de final da competição o Sporting foi goleado por duas vezes pelo Bayerm, primeiro em casa 5-0 e depois na Alemanha 7-1. Foi uma eleminatória que deixou toda a nação verde e branca bastante envergonhada. Também na Europa, o Sporting falhou o apuramento para a edição de este ano da Champions. Um falhanço que fez o clube perder bastante dinheiro.

Foi um ano bastante negativo para o clube. Em 2009 o Sporting praticamente perdeu dois campeonatos. Um ano para esquecer, onde é difícil encontrar pontos positivos.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A estratégia certa

Como uns simples 15 milhões de Euros mudaram o nosso clube. De repente passamos de um clube coitadinho que não têm meios para lutar pelo titulo nacional para um clube gastador que constrói a equipa mais cara de sempre do clube, para tentar no futuro chegar ao titulo. Passamos do tempo das vacas magras para um tempo que além de podermos investir dinheiro é quase obrigatório. Os reforços que se perfilam para o Sporting são nomes que fazem sonhar os adeptos como há muito não acontecia. De Inglaterra fala-se de Pavlyuchenko, Bale e Tosic; de Espanha Manuel Fernandes, Del Horno e Maxi Rodriguez. O poderoso agente Jorge Mendes é o novo empresário de Miguel Veloso, numa prova de que o Sporting também quer os melhores conhecimentos do futebol mundial.Já que não foi o novo treinador a estimular os adeptos, têm que ser os reforços a dar animo á massa associativa. A direcção chegou á conclusão que a prata da casa não chega para os objectivos do clube. O que é preciso é uma equipa que aos jogadores da formação se junte outros jogadores de qualidade, que obviamente são caros. Basta recuar para o ultimo titulo do Sporting para se comprovar que foi assim que se construiu uma equipa campeã. Este Sporting têm mais hipóteses de sucesso e cativa muito mais os adeptos mas têm um grande SE? Em caso de não correr bem o prejuízo vai ser bastante perigoso. Não me preocupo de onde vêm os 15 milhões mas preocupa-me bastante que este dinheiro apenas sirva para aumentar o passivo. À seis meses atrás havia um senhor que era candidato a presidência do Sporting que também prometia investimento. Para muita gente não passava de um " Vale e Azevedo". Mas afinal ele já sabia mais cedo qual tinha que ser a estratégia. Quem não arrica não petisca...

domingo, 27 de dezembro de 2009

Pongolo



Simana-Pongolle é o terceiro reforço de Inverno do Sporting. O ex jogador do Atlético de Madrid é um ponta de lança veloz que também pode actuar como extremo. É um jogador que desde cedo demonstrou potencial, razão pela qual ingressou no Liverpool ainda bastante novo. Embora todo o potencial que lhe foi detectado falhou sempre nos grandes clubes, Liverpool e Atletico de Madrid. Agora em Alvalade vai tentar reencontrar-se com os golos e quem sabe regressar á selecção Francesa. É um jogador que vai acrescentar qualidade á frente de ataque e quando o Liedson recuperar é o grande favorito a ser o seu companheiro de ataque. A sua principal qualidade é a velocidade e a facilidade de remate.O valor da compra ainda não foi revelado, mas se andar á volta dos 6 milhões de Euros como é falado na imprensa, vai tratar-se da segunda contratação mais cara de sempre do Sporting.

sábado, 26 de dezembro de 2009

O bom jogador que não precisamos


Ruben Micael é sem margem para dúvidas um excelente jogador. É um médio centro bastante completo que actua normalmente no Nacional na posição de 10. Estranhamente ainda não se estreou pela selecção portuguesa. Devido ás excelentes exibições que realizou no ultimo campeonato e especialmente na edição deste ano da Liga Europa, é alvo do interesse de vários clubes. Entre eles e muito bem posicionado para a sua contratação está o Sporting. Embora toda a qualidade que apresenta não me parece uma contratação acertada.

A direcção do Sporting devia de contratar jogadores para as posições que apresentam mais debilidades , como tal não acho necessário a contratação do Ruben Micael. Para o centro do terreno o Sporting está bem servido com: João Moutinho, Miguel Veloso, Matías e Adrien. Para além destes jogadores o Sporting ainda conta com os jovens André Santos e Ibrahim Rabiu que num futuro recente podem ser bastante úteis ao Sporting a actuarem no centro do terreno. O Sporting devia de investir o dinheiro num extremo de qualidade ou num defesa esquerdo. É necessário rigor para que o investimento feito na equipa traga sucesso. Neste caso a falta de rigor está na incapacidade para perceber quais são as necessidades da equipa.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

O melhor lateral direito do campeonato


João Pereira foi a primeira surpresa de Natal que o nosso querido presidente nos deu. É um jogador que vem ocupar uma posição em que bem precisávamos de reforços e ainda por cima é um jogador com qualidade. Só que no meio de isto tudo está um grande mas? O dinheiro envolvido na compra do jogador. Três milhões e meio de euros é muito dinheiro para o orçamento normal do Sporting. O Sporting teve que cobrir a clausula de rescisão do atleta. O facto de o Sporting ter agora dinheiro deixa-me com um pé atrás. No passado o Sporting contratava jogadores fracos mas pelo menos ou eram emprestados ou a custo zero. Assim vai ser preciso uma melhor abordagem ao mercado para que se contrate jogadores que por três milhões sejam mais valias e mais tarde tragam retorno financeiro e assim se evite que o investimento financeiro seja um presente envenenado.Agora mais que nunca não podemos falhar. Para já o nosso plantel ganhou um verdadeiro reforço.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Na proveta


O Sporting conseguiu este sábado uma importante vitória. Apesar de a exibição não ter sido nada de especial já se notaram melhorias e foi uma aumento de confiança para a equipa que festejou muito a vitória.

O golo que deu a vitória ao Sporting foi apontado por Saleiro (o primeiro bebe proveta nascido em Portugal) ainda na primeira parte. O jogo de ontem mostrou que a própria equipa ainda está numa "proveta" a ser estudada para se perceber qual a melhor maneira de a equipa conseguir jogar bem e ganhar. Ontem Carlos Carvalhal já mostrou algumas opções que beneficiaram o rendimento da equipa: trocou Polga por Tonel e apresentou a equipa em 4-4-2. Com as alterações a equipa ganhou coesão que lhe permitiu partir para uma partida segura. Notou-se que na segunda parte a equipa não esteve tão nervosa e conseguiu criar algumas boas jogadas colectivas. Com as mudanças de Carvalhal destaco a melhoria de dois jogadores: Saleiro, que começou como 5º opção e agora já é a 2º opção e que marcou ontem um golo que já merecia ter marcado na quarta; Adrien, tem tido os minutos com Carvalhal ao contrário do que tinha com o Paulo Bento, demonstra muitas qualidades a destruir jogo mas muitas dificuldades quando é preciso criar, especialmente devido aos vários passes errados. Esperamos que em Janeiro cheguem reforços de qualidade que possam ser integrados na equipa com vista a que o que saia da "proveta" tenha capacidade para superar no mínimo Nacionais e Marítimos até final da época.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Raking de sites\blogues Sportinguistas

O site www.SportingApoio.com lançou a ideia de eleger o melhor espaço da Internet relacionado com o Sporting. O blog Sporting Sector A12 está inscrito nesta competição. A votação vai decorrer a partir de dia 23 de Dezembro até ao final do ano e vota-se no site do Sporting Apoio. Participe!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Congelado

Não foram as temperaturas muitos baixas que se fizeram sentir durante a semana em Portugal, nem as temperaturas negativas que fizeram em Berlim que congelaram o Sporting. O Sporting já está congelado há muito tempo. Não era o cérebro de Paulo Bento que afinal estava congelado. O que está congelado são as cabeças dos jogadores do Sporting e da direcção do clube.

Depois de mais uma exibição vergonhoso nesta quinta feira para a Liga Europa que acabou com uma derrota frente ao ultimo classificado da Liga Alemã, jogadores e técnicos disseram:

Carlos Carvalhal
"Fiquei contente com a equipa, especialmente em termos de qualidade de jogo e circulação de bola. Fizemos um jogo agradável, mas acabámos penalizados numa situação em o adversário faz o golo num ressalto"


João Moutinho

"Acho que fizemos um bom jogo, criámos bastantes oportunidades. O Hertha acabou é por ser mais feliz ao sair daqui com uma vitória"

Rui Patrício«Fizemos um excelente jogo, uma excelente exibição mas infelizmente perdemos. Temos que levantar a cabeça mas sentimos que estamos a crescer.»

Levantar a cabeça? Será que não é preciso mas é começar a trabalhar a sério? A esta conversa de levantar a cabeça apenas respondo ao levantar o meu dedo do meio. Depois de Paulo Bento ter dito que a equipa no principio da época tinha sido afectada pelos bons resultados do benfica, estas declarações são mais uma prova de uma tremenda falta de atitude. Será que a equipa tem a mínima noção dos objectivos do clube?Será que pensam que estão no Sporting de Braga ou Sporting da Covilhã? Apenas consigo ver uma cambada de lixo ( dois ou três que se safam) que é paga a preço de ouro. Na minha opinião era despachar estes pseudo-jogadores e apostar nos jovens na academia, pois é aí que está a força do Sporting.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Mercado já está a Mexer

Mourinho disse um dia que o mercado "é como as portas do faroeste", e em Janeiro é o que vai mesmo acontecer pelos nossos lados.

Em termos de entradas já chegou o defesa central Mexer. Já falado há muito tempo apenas hoje chegou a Lisboa juntamente com mais um defesa central júnior á experiência. Mexer vai perder algumas semanas de competição devido á CAN, mas depois vai estar disponível para disputar o lugar com o Polga e o Tonel para ser o parceiro de Carriço. Para a posição de extremo têm-se falado muito ultimamente de possíveis reforços. Os suecos Bajrami e Tobias Hysen e o empréstimo de Danny são algumas hipóteses. Pateiro do Leiria mostrou ontem que pode ser um jogador bom para o Sporting, é um médio ofensivo rápido e com boa capacidade de passe. Cristiano que podia ser um jogador interessante para o Sporting escapou-se para o PAOK da Grécia. Continua-me a preocupar o facto de não se falarem de defesas laterais. São as laterais da defesa que o Sporting apresenta menos qualidades e não quero acreditar que vamos cometer o mesmo erro do mercado de Verão de não contratarmos nenhum jogador para esta posição. Sinal positivo é o facto de a equipa técnica estar neste momento primeiro a analisar os jovens e só depois partir para o mercado externo.

Em relações ás saídas é um processo complicado. É óbvio que é necessário puxar o autoclismo. Mas será que depois vamos conseguir encontrar melhor jogadores? Angulo já saiu. Caicedo deve de ser o próximo a receber guia de marcha. Isto mostra bem que duas das três contratações desta época não renderam e que não conseguiram fazer melhor do que os já estavam na equipa. Pedro Silva é um jogador com mercado ( foi alvo de interesse no Verão) e como tal devia de ter a porta aberta para sair. André Marques e Saleiro devem de ser emprestados pela milésima vez.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Primeira parte assassina


Quando se não faz um único remate durante a primeira parte é difícil ganhar-se jogos. Dar-se 45 minutos de avanço é reflexo de falta de atitude. Se a equipa na segunda parte mostrou capacidade de dominar o Leiria porque não conseguiu fazer isso na primeira parte? Provavelmente porque os meninos para se motivarem têm que se ver a perder e não conseguem entrar em campo já com vontade de ganhar. Quando só se joga uma parte, já só á metade do tempo para marcar golo e a equipa adversária passa a defender com toda a equipa, o trabalho fica muito mais difícil. O Sporting na segunda parte criou jogadas de perigo mas Liedson não as conseguiu concretizar. As oportunidades não foram muitas, mas mesmo assim podiam ter chegado para pelo menos levar um ponto.

Foi mais uma pálida exibição que deixa os adeptos do Sporting a temerem uma temporada má de mais para ser verdade. Vamos acreditar que ainda vamos na "pré-época" e que vão chegar reforços de qualidade em Janeiro.Quando mais nos afundamos mais difícil é depois de sairmos.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lances mágicos na mediocridade

Matias Fernandez, Liedson, Rui Patrício e Elmano Santos foram os grandes responsáveis para que o jogo contra o Setúbal tenha sido vencido por nós e os responsáveis por assegurarem algum (pouco interesse) ao jogo.

Matías e Liedson foram responsáveis pelo primeiro golo do Sporting logo aos 5 minutos. Matías fez uma assistência primorosa e Liedson respondeu com uma excelente finalização. Foi um bom entendimento entre os dois principais responsáveis pelo que o Sporting de bom tem feito no ataque esta época. Como o golo cedo não conseguiu catapultar o Sporting para um exibição conseguida foi necessário uma exibição de Rui Patrício com lances mágicos para a equipa não sofrer golos. O primeiro lance foi uma grande defesa a resposta a um cabeceamento á queima roupa e o outro já na segunda parte num lance á imagem do que Quim tinha feito uma semana antes em Alvalade a resposta do remate de Veloso.O Sporting apenas conseguiu matar o jogo num lance bastante caricato. O Guarda-redes adversário pensava que a o jogo estava parado e pontapeou a bola á toa para o meio do relevado quando ainda não estava na baliza, a bola foi parar aos pés de Liedson que fez provavelmente o golo mais fácil da carreira. O lance é irregular, não porque o jogo tinha sido parado pois o auxiliar dá a informação para o jogo continuar mas sim porque a bola antes de ser chutada por Nuno Santos já tinha transposto a linha de fundo.

A mudança de treinador não trouxe melhorias em termos de jogo mas ainda temos que dar mais tempo. Para que o campeonato não seja um longo caminho penoso com poucas vitórias pelo meio é necessário uma boa abordagem ao mercado de Inverno. É preciso reforçar certas posições ( laterais e extremos as mais urgentes) para se acabarem com adaptações ( Miguel Veloso nunca é médio esquerdo) para que a equipa possa ter melhores atletas em campo.Bom sinal, o facto de virem jovens emprestados pelo Sporting ao Massama para mostrarem se já podem ser úteis á equipa.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Menos um ordenado para pagar

Angulo chegou já em cima do fecho do defeso e apresentou-se como um jogador que iria dar experiencia á equipa. Já não iria ser o extremo espontâneo dos tempos do Valencia mas as suas características assentavam bem no lado direito do losango de Paulo Bento, lado direito que estava enfraquecido com a ausência de Izmailov. Angulo não deu experiencia nem outra coisa qualquer á equipa. Teve várias hipóteses de se mostrar, chegou mesmo a ser titular em mais do que uma ocasião, mas nunca chegou a um rendimento mínimo. Ao principio ainda se disse que o seu baixo rendimento era devido a muito tempo que teve sem jogar nos últimos anos mas rapidamente se chegou á conclusão que Angulo que tinha sido uma má contratação. Hoje o jogador espanhol rescindiu o contrato com o Sporting, provavelmente porque Lisboa não era o local indicado para gozar a sua reforma. O Sporting não perde nenhum jogador apenas fica a ganhar porque paga menos um ordenado. Fica mais espaço para os jovens evoluírem, como por exemplo Adrien e Rabiu.

Turbulência

Uma mudança de treinador é muito mais que uma chicotada psicológica. O novo treinador não entra na equipa diz umas palavras mágicas e pronto, a equipa passa a jogar muito melhor. A realidade está muito longe disto. A entrada de um novo treinador muito provavelmente melhora o estado psicológico da equipa, mas para se atingir resultados a parte psicológica é uma ínfima parte de um longo processo. O treinador não vai poder escolher o esquema táctico e depois os jogadores que melhor se encaixam, vai ser o processo inverso. O novo treinador vai ter que primeiro ver os jogadores que têm á disposição e depois pensar como vai organizar o esquema táctico para a equipa render melhor. Muitas vezes o esquema táctico pode nem ser o que o treinador mais se identifica. Um treinador que chegue a meio da época além de ter um trabalho muito mais difícil não vai ter a pré-época, os jogos a doer podem estar a uma distância de poucos dias. Carlos Carvalhal vai ter que lidar com todos estes problemas. O trabalho de Carvalhal vai andar muito á volta de ver por que ponta pode pegar no plantel para chegar á melhor táctica. O jogo contra o Heerenveen prova que o novo treinador ainda estuda várias alternativas, vai experimentando um jogador em mais do que uma posição para ver onde melhor podem render. Com certeza que vai ser mais urgente que nunca reforços de Inverno para que a equipa se torne mais á maneira do novo treinador. Com ainda tanto trabalho pela frente e tão pouco tempo é difícil de se esperar que a equipa renda como se tivesse em situações normais. Então e o jogo contra o Benfica? Trata-se se um jogo completamente diferente, pois é um jogo grande. Nestes jogos com todo o ambiente á volta da equipa, esta ganha uma alma diferente e tudo se torna mais fácil.

A juntar a esta turbulência que se forma com a chegada de um novo treinador, Liedson veio piorar as coisas com polémicas reacções. Numa equipa vive-se uma ditadura onde o treinador é o ditador. Os jogadores apenas têm que obedecer. Liedson pôs em causa as decisões do treinador que visa o melhor para a equipa defendendo o que lhe satisfaz mais. Se é para jogar em 4-3-3 é porque é o mais apropriado para a equipa. Neste esquema Liedson pode ter um menor rendimento, mas em geral a equipa joga melhor do que se joga-se em 4-4-2, mesmo que Liedson joga-se melhor neste ultimo esquema táctico. Outro tema que Liedson trouxe á baila foi o facto de dizer que se sente em fracas condições e que se calhar não devia de jogar. Se quisesse falar com o treinador sobre este assunto fazia em particular e nunca na imprensa. Mesmo em má forma Liedson é um jogador importante para a equipa. Muitas vezes os jogadores fazem o sacrifício de jogarem lesionados pelo melhor da equipa. Mas neste caso nem tem vontade de jogar mesmo não estando lesionado. Uma melhor forma conquista-se com trabalho e empenho. Espero que este seja um caso isolado no grupo de trabalho e que toda a equipa esteja unida para passar este zona de turbulência que tanto pode ser grande como mais pequena.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Manter a confiança alta

O que se pede para o jogo de hoje contra o Heerenveen é que a equipa consiga manter os níveis de confiança dos adeptos elevados. Depois de uma boa exibição contra o Benfica é importante que a equipa volte a realizar uma boa partida no jogo de hoje para a Liga Europa. Pede-se mais do que uma vitória, pede-se uma exibição na continuidade do jogo anterior. Sabendo que ainda não podemos pedir muito, mas queremos voltar a ver uma boa organização defensiva e boa capacidade de ter a bola no meio campo. Os adeptos galvanizam-se com a equipa a realizar bons jogos com naturalidade e não apenas raramente.

Depois de um 4-3-3 na primeira parte contra os Pescadores, um 4-4-2 na segunda parte contra aos Pescadores e no jogo contra o Benfica outro 4-3-3 com carecterísticas diferentes, hoje vamos levantar mais um bocado do véu sobre que táctica quer implementar o Carlos Carvalhal.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

África, um continente a explorar


Depois de o Sporting ter criado uma Academia de Futebol em África fala-se agora do interesse do Sporting em dois jogadores do Desportivo de Maputo. O Sporting parece estar agora a tentar descobrir um novo mercado de jogadores que é o Africano. É um mercado que têm as vantagens de ser barato e dos atletas terem capacidades físicas bastantes boas. explorar. Os dois atletas que se falam são Mexer e Zainadine, são ambos defesas centrais. O primeiro devido ao interesse de outros clubes fala-se da sua adquirição imediata e em relação ao segundo ainda tinha que realizar testes na Academia.

O Sporting podia seguir o exemplo de vária equipas francesas que apostam bastante nos jovens africanos e depois conseguem criar excelentes jogadores que ainda lhes dão muito dinheiro nas suas vendas.