sábado, 27 de março de 2010

Um Sporting diferente a cada sete jogos


Depois de sete jogos sem perder a equipa voltou a perder. Não foi só a derrota mas sim o nível exibicional da equipa que voltou a estar miserável. Voltamos a desejar que a época acabe o mais depressa possível, que grade parte da equipa não faça parte do próximo plantel, que o Liedson está velho e que o Carvalhal não continue no comando da equipa. Mesmo jogadores como Yannick e Grimi que mostraram terem qualidade voltam a desiludir. Quer esteja relacionado ou não com o caso Izmailov ficou provado que este Sporting é de mini ciclos de sete jogos. Tanto podemos estar sete jogos sem ganhar como fazer excelentes sete jogos que nos fazem ficar a pensar que esta equipa para o próximo ano pode ganhar o campeonato. Esperemos que não vamos entrar num longo ciclo de maus jogos porque arriscamo-nos a não ver o Sporting a voltar a ganhar este ano.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Com ou sem infiltrações foi convocado

Depois de tanta discussão Izmailov acaba por ser convocado para o jogo contra o Marítimo. Se o caso já estava bicudo as declarações de Izmailov apenas pioraram o cenário. Mas pelos vistos nada se passou, já está tudo sanado e o jogador foi convocado para o jogo desta sexta feira na Madeira. Com tanta conversa apenas vejo duas hipóteses para este caso Izmailov. Costinha tentou impor disciplina na equipa, mas esta não foi aceite pelo clube. No Sporting a culpa morre muitas vezes solteira e quando se trata de jogadores importantes na equipa ainda mais. Mesmo tendo Costinha vindo do clube modelo de Bettencourt, o clube ainda está bastante dependente dos seus jogadores para tomar tais posições. A outra hipótese foi o Sporting querer por o jogador russo á venda . O dinheiro faz falta e como o jogador não queria sair, trata de o por na montra inventado uma desculpa para que o clube não fosse criticado por vender um dos seus melhores jogadores. O grande problema é que esta venda implícita do atleta faz desvalorizar bastante o seu valor.

O quer que seja que se passou o facto foi que a equipa saiu prejudicada. Esperemos que a equipa não se ressinta tal como aconteceu com o episódio de Sá Pinto. Com as ausências de Veloso e Moutinho está na hora de outros jogadores como Pereirinha e Adrien mostrarem serviço para merecerem ficar no plantel da próxima época. Os três pontos são importantes para assegurar o quarto lugar o mais cedo possível.

sábado, 20 de março de 2010

A Pseudo-liderança de Costinha afasta Izmailov

Ao que tudo indica Marat Izmailov dificilmente vai voltar a vestir a camisola verde e branca. Tudo se deveu ao facto de Izmailov não ter querido jogar contra o Atletico devido ao facto de não se sentir bem fisicamente. Costinha quis ditar as regras do grupo e muito possivelmente pode ter afastado o nosso melhor jogador.

Izmailov um exemplar profissional que já aceitou não receber quando teve lesionado, quis ficar em Alvalade mesmo a receber muito menos e já jogou doente contra o Porto merecia a confiança do Staff. Se o jogador não se sentia bem e podia agravar uma grave lesão que já lhe fez perder muito tempo de competição devia de lhe de ter sido dado o beneficio da duvida. Até que aparece Costinha e ao que tudo indica a achar-se superior a Carvalhal e retira o russo da partida. Além disso criticou-o publicamente e indicou lhe porta de saída do clube. O jogador não gostou da situação e também agiu mal ao faltar ao treino do dia seguinte.

Costinha devia de saber que o respeito conquista-se com o trabalho não com atitudes isoladas de tentar implantar a disciplina no nosso plantel. Muito provavelmente o resto do grupo sente-se revoltado e as coisas podem piorar. Mais um enorme tiro no pé que nos faz sair da mó de cima para a mó de baixo.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Um final infeliz


Podemos dizer que a época do Sporting terminou hoje e de uma maneira bastante frustrante. Hoje o pouco que tínhamos e onde depositávamos muita esperança ruiu aos pés de um pequeno génio argentino.

Este Sporting merecia uma melhor sorte no jogo de hoje. Com tantas ausências (Carriço, Grimi, Tonel, Izmailov, Djalo) o Sporting lutou sempre tinha tudo para ter passado. Durante grande parte do jogo fomos superiores e fomos desperdiçando oportunidades. O Atlético aproveitou as duas que teve . No final do jogo o cansaço era muito e apenas o coração não era suficiente para marcar mais um golo. O facto de no final dos dois jogos vermos que éramos superiores ainda torna esta eliminação mais difícil de digerir. Uma eliminatória que em vez de ficar na história acaba por nos ficar atrevessada.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Carvalhal não é Forever, mas é para a próxima época

Depois de Bettencourt ter dito que Carlos Carvalhal dependia de resultados este não fez por menos e tem-nos cumprido. Cumprido e ainda acrescenta um futebol ofensivo que agrada aos adeptos. No jogo de ontem foram 35 mil pessoas a apoiar o Sporting como há muito não se via. Ainda a juntar á deslocação em massa dos adeptos a Madrid. Os adeptos estão a gostar deste Sporting e especialmente devem de ter gostado dos 20 minutos iniciais do jogo contra o Guimarães. No jogo em que o quarto lugar ficou quase assegurado o Sporting teve uma entrada de leão. Foram três em vinte minutos mas podiam ter sido quatro. A equipa está organizada, com muita vontade e jogadores que estavam na mó de baixo ganham espaço (Yannick,Abel e Saleiro). Quinta feira vai ser um jogo em que os adeptos depositam muita esperança num bom resultado para que a alegria não se vá embora tão depressa como chegou.

Se Bettencourt cumprir a sua palavra vai ser Carvalhal quem vai iniciar a proxima época. Uma época que pode começar com uma moral que á muito não se via.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Leões trazem eliminatória para casa


O Sporting conquistou um bom resultado em Madrid ao empatar 0-0. Um bom resultado tendo em conta o facto de termos jogado uma hora com menos um jogador. O resultado é matreiro visto que a segunda mão se assemelha mais ao estilo de jogo do Atletico que gosta de ter espaço e um golo deles dificulta bastante as coisas.

O resultado deve-se especialmente a dois factores: intelegencia e entrega. A jogar mais de uma hora com menos um elemento devido á expulsão de Grimi, a equipa sobe dar a bola ao adversário mas nunca permitir que criasse jogadas de perigo. Um bom trabalho táctico de Carvalhal que contou com a concentração dos jogadores. Neste aspecto destaco a excelente exibição de Tonel, foi perfeito limpando todas as bolas. Acabaria por borrar a pintura com uma estúpida expulsão já em cima do apito final. A entrega dos jogadores foi bastante importante.A equipa comportou-se como uma verdadeira equipa, em que todos os elementos se ajudaram uns aos outros. Destaque para o facto de quando jogámos com os mesmo jogadores termos sido superiores. Foi nesga altura em que o Sporting, através de Liedosn, criou a melhor oportunidade com um remate á barra.

Tudo se vai decidir em nossa casa. É preciso mais um grande jogo para chegarmos aos quartos de final da prova. Apoio esse não vai faltar, como se comprovou com o grande numero de adeptos que se deslocaram a Madrid.

domingo, 7 de março de 2010

Liedson também está bem vivo


A onda que foi criada com os jogos contra o Everton e Porto cresceu ainda mais hoje com a goleada no restelo por 4-0. Depois de a equipa ter demonstrado que estava com capacidade para fazer bem melhor, hoje foi a vez de Liedson dizer que acompanha a subida de rendimento da equipa. Já não marcava há dois meses para a liga e aproveitou a excelente segunda parte do Sporting para fazer um poker. Foi uma segunda parte endiabrada do Levezinho que assim chegou aos 10 golos na liga, com destaque para o 3ºgolo que resultou de um grande trabalho individual. Um jogador do Sporting já não fazia um poker desde a noite louca de Bueno. Se a equipa entrou bastante melhor no segundo tempo muito deveu-se à substituição de Yannick por Saleiro que implicou uma mudança no sistema táctico. Saleiro entrou bem e foi um excelente parceiro de Liedson no ataque.Este Sporting de Carvalhal passou directamente de 8 para 80. Que esta onda tenha a capacidade de chegar até Madrid.

sábado, 6 de março de 2010

Destabilização ou algo mais?


Será apenas mais uma noticia do Rascord para destabilizar o Sporting ou será que há uma fundo de verdade?

Depois de dois jogos bons e antes de um jogo fundamental para o Sporting em Madrid esta é a altura certa para destabilizar a equipa. Será que esta equipa já começa a meter medo? Record tem sido especialista a condicionar o trabalho de Carvalhal, por isso não me espanta que tenha sido mais um ataque.

Mas por outro lado, Carvalhal foi contratado como uma solução de recurso. Será que afinal não depende dos resultados e o seu destino já está marcado. O quarto lugar, a permanência na Europa e as boas exibições pouco podem dizer á nossa direcção. Villas-Boas foi a primeira opção de Bettencourt que falhou, será que foi o substituto de Paulo Bento no coração do no nosso presidente e ele só pensa nele?

quarta-feira, 3 de março de 2010

O prémio justo de Tonel


Desde que chegou ao Sporting Tonel fixou-se com titular no centro da defesa. As suas exibições são pautadas pela segurança de quem raramente complica o que é simples. Foi sempre um central "goleador". Apenas o ano passado perdeu a titularidade para Carriço. Tonel passou grande parte da época a ver os jogos a partir do banco, vendo o seu colega Polga em forma muito pior do que a dele. Tonel demonstrou profissionalismo resolvendo o assunto através do trabalho ao invés de criticar as opções de Paulo Bento na imprensa. Com a saída de Paulo Bento tudo voltou á normalidade para Tonel. As exibições de Tonel demonstraram que ele é o melhor parceiro de Carriço. A sua postura em campo e fora dele apontam Tonel como um elemento com tudo o que é necessário para ser capitão do Sporting. Hoje foi o dia em que se fez justiça á qualidade deste jogador, sendo chamado e utilizado por Carlos Queiroz na selecção. Numa selecção com excelentes defesas centrais Tonel está na luta por um lugar na África do Sul. Acredito na sua chamada visto que melhor que ele apenas são Carvalho,Bruno Alves e Pepe. Esperemos que Queiroz escolha os melhores e então teremos mais um jogador do Sporting no mundial.

Foto tirada do blogue http:\\antonioleonel.blogspot.com

segunda-feira, 1 de março de 2010

Golo,Golo,Golo... Grande jogo



Se o jogo a meio da semana contra o Everton já tinha sido bom, o de hoje á noite foi ainda melhor com uma vitória expressiva sobre os tripeiros. O resultado começou a desenhar-se cedo devido a uma entrada de leão da equipa que culminou com um golo de Yannick logo aos 5 minutos. O Sporting esteve o primeiro tempo sempre por cima do Porco devido a um meio campo bastante lutador que impulsionou a equipa para a frente. Um golo de Izmailov em cima do apito para o intervalo foi bastante importante para o jogo. Se na segunda parte esperava-se um Porto a entrar forte, isso esteve muito longe de acontecer. Este Sporting está diferente e voltou com vontade de não perder o domínio do jogo e como tal Veloso depois de um bom trabalho de Liedson fez o 3-0. O resultado manteve-se até final devido a uma excelente organização defensiva e os nossos contra ataques temíveis fizeram os tripeiros assustarem-se com um resultado ainda pior.

Foi uma noite perfeita, mas deveu-se a 100% à excelente exibição da equipa. Tivemos uma entrada em campo forte e com muita vontade como á muito não se via. Com a equipa sempre em vantagem foi fundamental a organização defensiva, muito devido á concentração dos jogadores. A defesa e o meio campo foram fundamentais para este equilíbrio, mas destaco o Pedro Mendes. É o pêndulo que faltava á equipa. A equipa jogou um futebol simples e eficaz em termos ofensivos. Jogadas simples ao primeiro toque que desmarcavam constantemente jogadores. Importantíssimo para isto é a intelegencia e a qualidade de passe de jogadores como Izmailov, Moutinho e Veloso. O contra ataque comandado por Yannick Djalo foi outra grande arma . A velocidade de Yannick Djalo fez bastante mossa no lado direito da defesa tripeira. Além do golo foi um perigo constante devido ao bom uso que fez da sua velocidade.

Se estes foram aspectos importantes para o baile que demos ao Porco,o mais importante foi a atitude. Os jogadores são os mesmos dos que jogaram os 7 jogos sem vitórias. Quando a equipa acredita e tem objectivos, o de hoje era defender a dignidade do clube, é capaz de bater qualquer adversário. Carvalhal demonstrou que tem capacidade para construir um Sporting vencedor. O próximo grande objectivo deste Sporting liderado por Carvalhal é conseguir ganhar estabilidade e passar a ganhar jogos mesmo quando a equipa não joga tão bem, nem está em fases de grande furor.

Parabéns a todos por uma grande noite. No Porto o stock de Kompensan e Rennie vai esgotar. Dedicado ao atrasado mental do Pinto da Bosta.