sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tão longe do passado


Morreu esta semana uma grande figura do futebol do Sporting, João Morais. Apesar de ficar para sempre imortalizado como o autor do golo que deu a única competição europeia ao Sporting, João Morais é muito mais. João Morais defendeu o nosso clube durante 15 anos, jogando um total de 412 de jogos. Além da Taça das Taças ainda conquistou 3 campeonatos nacionais e 1 Taça de Portugal.

O Sporting vai perdendo com o passar dos anos as suas figuras históricas. O maior problema é que vemos que os feitos que eles conseguiram, dificilmente voltaram a acontecer. O Sporting ganhar um campeonato passou a ser uma raridade. O Sporting de hoje é dominado por interesses pessoais e não por amor ao clube. Grande parte dos jogadores são mercenários e cada vez mais os adeptos se afastam do clube. Cada perda dos nossos heróis faz-nos ver como tão longe estamos do que já conseguimos ser, este ano foi o recorde de 28 pontos.

domingo, 25 de abril de 2010

Faltam 180 minutos


O Sporting vai perdendo pontos de norte a sul do país e desta vez foi a vez de deixar 2 pontos em Leiria. Desta vez a derrota deveu-se ao vários golos desperdiçados. Se muitas vezes não conseguimos criar perigo, desta vez o problema foi a finalização, especialmente na primeira parte em que podíamos ter matado o jogo. Como só Liedson marca, a vantagem foi curta para a melhoria do Leiria da segunda parte que empatou o jogo. A equipa não foi capaz de voltar para a frente do marcador e mostrou que a mudança de treinador é o que tem de ser feito. Felizmente já só faltam mais dois jogos do Sporting esta época, espero com ansiedade o Mundial para ver se alguma coisa se aproveita nesta época desportiva.

Se faz favor...


Depois de os lampiões terem causado um grande embaraço em quase todos os aeroportos da Europa devido ao pó que libertaram dos seus cachecóis nos últimos dias, os adeptos leoninos querem evitar mais uma tragédia. Como tal, uma grupo de adeptos leoninos deixou uma faixa no Marquês a pedir para que depois de estarem lá a festejar para desinfectarem o local. Esperemos que haja desinfectante suficiente para que o Marquês volte a ser o que era.

terça-feira, 20 de abril de 2010

O novo Paulo do Sporting



Paulo Sérgio vai ser oficialmente o novo treinador do Sporting Clube de Portugal. Depois de Paulo Bento é a vez de ser outro Paulo a comandar os sonhos dos sportinguistas. Já tivemos um dia para digerir a noticia e começar a ver os pontos positivos do nosso novo treinador. É um homem que conhece o futebol português e gosta de apostar em jovens jogadores. A sua carreira na época passada com o Paços na Taça de Portugal até á final deixa-nos a sonhar com boas participações em competições a eliminar. O bom futebol que implantou no Guimarães faz-nos querer que os bons jogos que assistimos com o Carvalhal podem voltar a acontecer. Aspecto negativo,são os últimos jogos do Guimarães contra Sporting e Porto.É necessário uma grande melhoria nos jogos contra os grandes.

Não é Hiddink nem Eriksson, é Paulo Sérgio. Nas mãos dele está a nossa felicidade. Por isso, só o temos que apoiar para que possamos ser realmente felizes.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Paulo Sergio no Sporting?

A TSF, Publico e SiC anunciam que o próximo treinador do Sporting é Paulo Sérgio. Eu só acredito quando for confirmado á CMVM por isso hoje durmo com a questão se Paulo Sérgio vai substituir Carvalhal. Durmo também a desejar que a resposta seja não. Apesar de a sua carreira ser marcada por bons resultados e sempre a progredir, não me parece que tenha os pré-requisitos necessários para o Sporting. Falta-lhe mais experiência em equipas com objectivos idênticos aos do Sporting. Treinar o Sporting não é o mesmo que treinar um Guimarães ou Marítimo. Esperemos pelo nascer do sol para pudermos tirar as dúvidas.

Postiga marca e Sporting ganha


Postiga manteve a tradição de que sempre que marca o Sporting ganha, desta vez com o golo que deu o 2-1 frente ao Vitória de Setúbal. O problema é que este foi apenas o primeiro golo de Postiga esta época. Postiga tem andado desinspirado mas hoje apenas precisou de um toque para fazer o golo que tanto procurava. Quem também andou desinspirado foi a nossa equipa na primeira parte. Apesar de ter o domínio do jogo foi para as cabines a perder por 1-0. As entradas de Postiga e Matias Ferandez animaram o jogo e trouxeram os dois golos que valeram os três pontos. Foi uma vitória normal tal foi o domínio sobre o Setúbal. Agora com sete pontos de vantagem sobre a equipa comandada provavelmente pelo próximo treinador do Sporting.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nada se aproveita na pior época de sempre


Num jogo em que o Sporting jogava o orgulho e o desejo de poder tirar o campeonato ao benfica a equipa voltou a falhar. Era apenas uma pequena lembrança de uma época terrível. Afinal acabou por ser mais um jogo que deixou os adeptos envergonhados. Existem derrotas que pesam, e a de hoje contra o nosso rival por 2-0 é a das que pesam mais. Nem umas pernas partidas a jogadores como Carlos Martins e Luisão conseguimos ter. Depois de uma boa primeira parte, na segunda parte fomos claramente inferiores ao adversário.Uma segunda parte em que o treinador tardou a mexer e a equipa foi-se afundando. Afundou-se no meio daquele diluvio, enquanto a lixeira da luz vinha abaixo.

Numa das piores épocas de sempre, conseguimos obter mais um recorde negativo com a diferença de 26 pontos para o eterno rival. Se os nossos males que já são tantos e nos dão tantos problemas, a boa época do rival ainda nos deixam mais tristes. No final do jogo ver toda aquela raça festejar praticamente o titulo é extremamente difícil de digerir. É melhor começar a mentalizar para a histeria colectiva dos lampiões que vai acontecer em Maio. É mais uma razão para que esta época fosse completamente apagada.

domingo, 11 de abril de 2010

Onde começa e acaba Costinha?

Costinha têm para mim feito um bom trabalho mas espero que não nos desiluda. O meu maior medo é que o Director desportivo se intrometa no trabalho do treinador. Se Costinha cancelou o negócio com Villas-Boas é porque Costinha tem o direito de escolher o projecto do futebol leonino. O director desportivo conhece melhor o mercado e o futebol do que o presidente de qualquer clube. Como tal, Costinha é responsável pela escolha do treinador com base no perfil pretendido. Se o Presidente tem que ter confiança no director desportivo, o director desportivo tem que depois também acreditar no treinador e deixá-lo trabalhar. Refiro-me essencialmente ás contratações de jogadores.Quando Costinha disse que ia ter um papel activo no mercado deixou-me preocupado. É o treinador que decide as contratações e não o director desportivo. É o treinador que sabe qual os melhores jogadores para os seu sistema táctico. O papel de Costinha tem que se limitar a determinar orçamentos e ás negociações. Esperemos que o Sporting tenha tudo bem definido para que o trabalho do próximo treinador seja facilitado ao máximo.

domingo, 4 de abril de 2010

Mais uma Jebardice


O nosso Presidente têm andado recentemente calado o que faz com que evite dizer barbaridades, mas mesmo sem falar na semana passada tivemos que levar com mais uma Jebardice de JEB.

Será que alguém sabe por onde andava aquela cabeça branca quando aceitou adiar o jogo contra o Benfica. Desta maneira estamos a prejudicar-nos e ainda a beneficiar o rival. Não sei se foi o pensamento de que se apoiarmos o Benfica nas competições europeias somos mais patriotas (Liverpool,Liverpool,Liverpool!!!!) ou se foi a divida a LFV da historia dos bilhetes da Taça da Liga. O que quer que seja deixou os adeptos bastante descontentes.A própria AAS já emitiu um comunicado a criticar esta atitude de Bettencourt. Para muitos adeptos a ida é Lixeira já não vai acontecer. A massa associativa gostava de ver alguem que conseguisse defender os seus interesses, mas neste momento a nação leonina não se sente segura com este presidente. Bettencourt já começa a esgotar o crédito que lhe foi dado e ainda não acabou o seu primeiro ano. É melhor que para o ano encontre o Messias que lhe salve a pele.

sábado, 3 de abril de 2010

Simples e eficaz


O Sporting obteve hoje o resultado mais volumoso da época com uma vitória por 5-0 sobre o Rio Ave. O Futebol do Sporting simples e eficaz deliciou os adeptos. Equipa bastante bem organizada, recorrendo a passes simples para criar linhas de passe. Numa exibição em que todos estiveram bem destaco alguns. Pedro Mendes pela sua capacidade de nunca falhar o primeiro passe e ser um verdadeiro pêndulo. Veloso esteve muito bem, especialmente com os seus cruzamentos mortíferos. No ataque, Postiga apesar de não marcar teve muito bem estando em vários golos do Sporting. Liedson também sempre muito activo e ao golo juntou uma assistência. Como era de esperar o homem do jogo foi Yannick. Fez o seu primeiro hattrick, mostrando uma grande eficácia com destaque para o grande golo que marcou.

Com esta forma organizada e de processo simples que Carvalhal implantou no Sporting nem são necessários os melhores executantes. A equipa é capaz de marcar vários golos como há muito não se via no Sporting. Esperemos que o próximo treinador nos consiga oferecer jogos tão bons como o de hoje.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tornado oficial quatro meses depois

Carvalhal já sabe que não vai ser ele o próximo treinador do Sporting para a próxima época. Já sabe e há muito que sabia que o contrato não iria ultrapassar os seis meses. Se Bettencourt pudesse que a equipa não tivesse treinador durante grande parte da época, provavelmente Carvalhal nem teria assinado.Foi sempre uma opção de recurso e com os bons jogos que a equipa conseguiu fazer que o próximo treinador não tenha tarefa fácil. O próximo treinador vai ter o fantasma de Carvalhal sempre a aparecer quando este falhar. Próximo treinador que para grande surpresa deve de ser Villas Boas.

O futuro de Villas Boas também já está definido à quatro meses. A trasferencia em Novembro aparentemente não abortou apenas se adiou. É o homem que a direcção e Jorge Mendes querem ver no Sporting. As razões ainda não as consegui perceber. Aparentemente vive muita á custa de ser o novo Mourinho. Se fosse pelos resultados Ulisses Morais, Paulo Sérgio e Lito Vidigal estariam melhor posicionados. Esperemos que esta decisão seja a melhor para o Sporting, para já o homem do leme está bem defenido o que é bom sinal.