sábado, 31 de outubro de 2009

Só servimos para encher os cofres do clube

"As maiores dificuldades são as pessoas que dizem que são adeptos (...) os adeptos estão insatisfeitos (...) então vão-se embora, era bom (...) são um dos mais importantes adversários, os adeptos (...)". by Moniz Pereira

Com estas declarações ficamos com a ideia que apenas somos importantes para pagarmos as quotas, as Gamebox (se calhar até preferem que fiquemos em casa) e para aprovarmos planos de reestruturação financeira. Esta falta de respeito por adeptos e simpatizantes deixa-me mais triste do que as exibições do Sporting, especialmente quando é dita pelo Professor Moniz Pereira, uma grande figura do Sporting que merece todo o respeito e que de quem não esperava ouvir isto.

A direcção manda-nos para casa nós mandamo-vos para um sitio que nós bem sabemos.

Morte cerebral

O Sporting neste momento passa uma fase tão grave que a identifico a um estado de morte cerebral. Na realidade estamos vivos mas é como se não estivesse mos, neste momento no reino do Leão, de uma ponta a outra tudo vai mal. O Sporting tem tido um rendimento desportivo abaixo dos mínimos na presente temporada, culpa de todos ( direcção, treinador e direcção). São os maus resultados desportivos que desencadeiam este estado de depressão que se vive no clube, que está espelhado especialmente na massa associativa. Os adeptos do Sporting neste momento não passam por uma simples fase normal e banal de descontentamento é muito mais do que isso. É sobretudo com a atitude de passividade e de inferioridade do clube em que os adeptos não se identificam. O que os adeptos querem é ver um Sporting com aspirações e sem medo de lutar taco a taco com os adeptos, e é por isto que tanta gente defende a saída de Paulo Bento como um passo para sairmos da mediocridade. Vemos um clube com uns senhores que andam de um lado para o outro há anos na estrutura directiva do Sporting sem fazer nada, apenas para viverem á custa de um clube.O nosso Presidente tem tudo para ser uma fonte de sangue novo, mas para isso tem de ser mais interventivo e saber puxar pelos adeptos. O Sporting tem de ser reanimado e isso só vai acontecer quando a massa associativa voltar a acreditar no clube e nos jogos em casa vermos um estádio com muita gente e com os lenços brancos a ficarem em casa.

domingo, 25 de outubro de 2009

O último passo da reabilitação

O Sporting depois de ter passado por uma má fase, resultado de derrota no Dragão e empate contra o Belenenses, pode esta terça-feira dar um passo para ganhar confiança e arrancar para um serie de resultados positivos. Depois de uma vitória fácil, três a zero contra o Penafiel em casa para a taça seguiu-se um jogo de nível mais difícil na Letónia e o Sporting conseguiu trazer os três pontos. Numa sequência de jogos cada vez mais difíceis o Sporting tem agora o embate em Guimarães, e é o que á partida apresenta maior dificuldade, que vai ser fundamental para testar se a equipa conseguiu melhorar o seu rendimento. O Sporting vai ter que mostrar que consegue ir ganhar a um campo difícil e assim aumentar mais a confiança da equipa. Neste momento, não há espaço para Romantismos, apenas interessam somar vitória atrás de vitória e depois porventura pensar no espectáculo. Uma vitoria em Guimarães pode ser fundamental para um novo rumo do Sporting que consiga ganhar com maior regularidade nas competições internas e assim voltarmos a acreditar no titulo com os adeptos lado a lado com a equipa.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Quando só o frio nos faz mexer

Quando para o Sporting se mexer é preciso que esteja frio pois a motivação de ganhar não é suficiente, temos uma época como esta. Ontem ainda fizemos uma boa meia hora mas depois os 60 minutos a seguir fizeram nos acordar do sonho e voltamos ao habitual, mais preocupante quando jogamos com uma equipa de nível tão baixo como Vents... qualquer coisa. O destaque além da meia hora vai para o excelente golo do Moutinho.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

4 anos de pouca tranquilidade


Fez hoje quatro anos que Paulo Bento tomou as rédeas da equipa principal do Sporting. Foram quatro anos em que houve de tudo, menos de tranquilidade,: Conquistas ( 2 taças e 2 supertaças), picardias com as arbitragens, problemas no balneário ( Veloso, Vukcevic, Stojkovic, Beto), goleadas sofridas ( Bayern época passada), roubos escandalosos ( mão de Ronny e final da Taça da Liga), descontentamento dos adeptos com direito a esperas no aeroporto e não nos vamos esquecer de um jogo que vai ficar nas nossas memórias ( Sporting 5-3 Lampiões).
Sobre estes quatro anos dava para escrever um livro, por isso brevemente ainda irei esmiuçar mais estes quatro anos. O Zbording está de parabéns, faz hoje 4 anos.

domingo, 18 de outubro de 2009

Liedson volta a salvar Paulo Bento


O Sporting precisava de ganhar pois vinha de uma serie de resultados negativos e era importante subir o animo da equipa. A vitoria foi conseguida mas com a exibição realizada, os adeptos ainda estão muito longe de terem confiança na equipa.

Mais um mau jogo de futebol que apesar da vitória, não cria esperanças nos adeptos de um bom futuro próximo. A primeira parte fica marcada por um Sporting ainda com um nível de jogo mais baixo do que o do jogo contra o Hertha, quando eu pensava que isso era impossível. Apenas criamos duas situações de perigo ( Veloso e Saleiro)e se o Penafiel mostra-se mais qualidade podia ter aproveitado os contra-ataques para criar situações de perigo. Na segunda parte entrou Adrien que se mostrou a um bom plano a justificar mais tempo de jogo, mas não foi ele o elemento fundamental para chegarmos á vitoria, para variar foi Liedson que se revelou fundamental. Basta um erro da defesa adversária para desbloquear um jogo quando na equipa adversária está Liedson, que com um remate colocado á entrada da área adiantou o Sporting na frente do marcador. O Penafiel ainda tentou reagir mas apesar do esforço notava-se uma tremenda falta de qualidade e assim o Sporting nunca teve problemas em manter a sua baliza inviolável. O jogo desenrolou-se com a equipa mais confiante e os golos chegaram naturalmente, primeiro um penalty de Moutinho e depois já nos descontos Vukcevic.
Para caracterizar a nossa exibição, está ao nível das piores actuações que podemos ver no Programa Os Idolos. Com este nível de jogo...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mudanças de Bettencourt convecem adeptos

Depois de Soares Franco não ter conseguido convencer os sócios com o seu plano de reestruturação financeira do clube, Bettencourt alterou aqui e ali... e conseguiu. Como era de esperar nem toda a gente ficou satisfeita mas ganhou a maioria. Dinheiro pode haver agora mais para investir, mas só vai ser útil se for bem aplicado e nos deixarmos de contratar Farnerudes.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Povo é quem mais ordena


São os sócios do Sporting quem mandam no clube e vão ter amanhã a hipótese de exercerem os seus direitos na Assembleia Geral.
A assembleia geral tem dois pontos de discussão:
1-Discutir e votar o relatório de gestão e as contas respeitantes ao exercício findo em 30 de Junho de 2009, bem como o relatório e parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.
2- Discutir e votar a transmissão para a Sporting Sociedade Desportiva de Futebol, SAD da participação social detida pelo Clube na Sporting Comércio e Serviços, SA.

Estes assuntos mais burocráticos não são o meu forte, mas em relação ao ponto 2 é sabido que pode ter grande influencia no futuro do clube. Que a assembleia geral decorra de uma forma civilizada, e que mesmo que as nossas ideias não sejam aprovadas não nos esquecermos que é a maioria que manda. Se alguém quiser esclarecer melhor a real importância da AG, faça favor de dizer que ando um bocado á "toa" nesta matéria.

domingo, 11 de outubro de 2009

Por 32 votos

O jogador do Sporting Marco Caneira perdeu as eleições para presidente da junta de freguesia de Almargem do Bispo, no concelho de Sintra, por 32 votos para o adversário do PS. Usando o um termo do futebol, podemos dizer que chegou a tirar tinta ao poste. Depois de ter tentado a sua sorte a ser defesa central, defesa esquerdo, ás vezes até defesa direito e agora na vida politica, Caneira não desistas que ainda vais a tempo de encontrar a tua vocação.

sábado, 10 de outubro de 2009

Portugal quase... nos Playoff



Com a vitoria de hoje frente á Hungria, a derrota da Suécia e uma combinação de resultados no outros grupos, basta a Portugal vencer a Malta para se apurar para o Playoff e com estatuto de cabeça de série.
Cabeças de série: França, Rússia, Portugal, Grécia
Não cabeças de série: Eslováquia\Eslovénia, Bósnia, Irlanda, Ucrânia

Olhem lá quem é ele



Vejam se reconhecem quem aparece aos 19 segundos do filme

Quem gostavas de ver no lugar de Paulo Bento?

Na mina opinião num clube que vive tanto do que as camadas jovens produzem, voltaria a apostar na passagem do treinador de juniores para seniores, neste caso o José Lima. José Lima já foi campeão de juniores pelo Sporting e no inicio da sua carreira na mesma categoria já tinha sido também campeão ao serviço do Alverca. Poderia ser bastante importante na integração de novos talentos como : Diogo Rosado,Ibrahim Rabiu, Wilson Eduardo, Diogo Amado, Renato Neto, etc.
E para ti quem seria a escolha ideal para o Sporting?

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O apoio que fica pelas palavras

O nosso presidente reuniu-se com a restante administração do Sporting para discutir sobre o futuro do nosso clube, mais propriamente acerca da equipa principal e futebol. Da reunião saiu mais uma demonstração de apoio ao treinador Paulo Bento que apesar dos maus resultados conta com o apoio da direcção para continuar as suas funções. José Eduardo Bettencourt demonstrou assim que a saída do actual treinador do Sporting não está para breve mesmo com a grande insatisfação dos sócios e adeptos com o trabalho do treinador. O presidente na sua campanha já tinha avisado que iria apostar em Paulo Bento para ser treinador e ganhou com 90% dos votos, desta maneira é legitimo que o senhor presidente pense que a maioria quer a continuidade de Paulo Bento e que quem pede a saída do treinador é uma menor parte da massa associativa.

Apesar de neste momento haver um enorme descontentamento com o treinador, e de até já Isabel Trigo Mira ou Abrantes já terem vindo a público criticar a manutenção do treinador, é importante realçar a capacidade da nossa direcção se abstrair do ruído de fora e continuar a acreditar no seu projecto. Apesar da crença em Paulo Bento neste momento apenas haver na direcção, pois adeptos e até jogadores não mostram isso, a direcção em relação a apoio só se fica pelas palavras. É constantemente o treinador a desgastar-se desnecessariamente a dar a cara pelo clube quando devia ser a direcção a fazer isso, especialmente em momentos difíceis como este, pois o treinador está lá só para treinar. Bettencourt ou mesmo Pedro Barbosa (que se alguém sabe o que lá anda a fazer avise sff ) deviam defender a equipa nos maus resultados, nos assuntos da arbitragem para que Paulo Bento possa estar mais vezes com a equipa no banco e não na bancada castigado, não é deixar Paulo Bento sozinho quando as criticas chegam de todos os lados e depois vir dizer que o apoiam. É urgente mostrar esse apoio durante todos momentos e não só quando chegam os maus resultados e quando se pensa que Paulo Bento está de saída…. e afinal não, afinal contam com o apoio da direcção, é pena ser invisível esse apoio. Com apoios destes, sinceramente ainda não percebi como o Paulo Bento ainda não caiu.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

domingo, 4 de outubro de 2009

Será que não tem fim ?


Será que este futebol não vai mudar? O senhor do cabelos brancos ou o senhor do risco ao meio não conseguem perceber que assim o Sporting está a afundar-se ?

Em relação ao jogo não há muito a dizer, podem ir ver as cronicas dos jogos desta época que anda tudo á volta do mesmo. O Sporting têm posse de bola mas não consegue construir jogadas de perigo pois a equipa não têm dinâmica, não há organização. O Sporting praticamente na primeira parte apenas ia marcando quando Postiga se isolou, graças a um erro de Beto que antes já antes tinha falhado uma boa oportunidade de marcar, de resto não houve capacidade para mais nada. Na segunda parte com a entrada dos velocistas (Yannick e Pereirinha) o Sporting conseguiu abanar o jogo, mas durou tão pouco tempo quase como eles os dois demoram a percorrer 100 metros apenas resultando duas oportunidades de perigo. De resto o jogo foi-se desenrolando com um futebol lento sem nada a oferecer aos adeptos sem ser tristeza por ver o Sporting jogar assim. Os assobios o final fora justificados pois eles não merecem os aplausos que vieram da bancada norte.

Hoje deu para ver que há muito esterco nesta equipa ( Abel, Djalo, Pereirinha) mas mesmo assim este futebol não têm justificação. O discurso de levantar a cabeça e olhar em frente já não pega, já só queremos ouvir que o treinador vai mudar.O campeonato vai ter uma longa paragem, devíamos aproveitar para mudarmos de treinador. A 10 pontos do Braga, 5 do Porto e provavelmente 8 do Benfica não seria melhor contratarmos já alguém para começar a pensar no campeonato da próxima época?

Senhor presidente tinha dito que não se ia candidatar e candidatou-se por isso pode voltar com a palavra atrás em relação ao Paulo Bento ser Forever que nós já estamos habituados e até agradecemos.
Sporting Forever, mas Paulo Bento não.

sábado, 3 de outubro de 2009

Não é um jogo, são quase 5 anos

Muita gente criticou a atitude dos adeptos do Sporting no final do jogo da segunda jornada da Liga Europa devido á monumental assobiadela que a equipa levou no final do jogo. Vieram com tretas (para não dizer outra coisa) a dizer que o Sporting ganhou e mesmo assim o publico não gostou, que se calhar preferiam perder e jogar bem. Em condições normais podia concordar mas o problema é que os Sportinguistas tão longe de estar numa situação normal, pois neste momento é uma situação de sofrimento e tristeza ver o clube caminhar sabe-se lá para onde. São quase cinco anos a ver a nossa equipa não conseguir na verdade ser " uma equipa ", ver actos de gestão desportiva que não lembram ao diabo, é na realidade estarmos a assistir á morte lenta de uma das nossas grandes paixões.

Os primeiros dois anos prometeram muito da equipa liderada por Paulo Bento, mas não houve capacidade de evolução e na realidade andámos como os caranguejos, e ainda hoje estamos a andar assim e ninguém faz nada. A equipa parece que perdeu a alegria a jogar, parece que os jogadores também estão fartos do Paulo Bento. O nosso treinador está neste momento a "queimar " a grande parte dos jogadores. Os jogadores são bons, mas sem uma verdadeira equipa não conseguem jogar e acima de tudo evoluir.

A juntar a esta saturação ainda temos episódios de gestão desportiva de louvar aos céus. Jogadores que saem a custo zero e que na realidade que grande falta faziam ( ex: Varela), uma enorme incapacidade de vender jogadores ( ex: Romagnoli e Rochemback), contratações que estão a anos-luz de jogar no Sporting ( ex : Farnerud, Tiui) e salários elevados para quem nada faz ( ex: Stojkovic e Rochemback).

Outro sinal de que estamos mal é a fraca assistência nos jogos. No principio da época estávamos bem melhores, se calhar fruto do novo presidente, mas a equipa fez o difícil trabalho de conseguir afastar quem queria ver o Sporting jogar. Nos últimos anos a tendência de assistências tem diminuído e se assim continuar estamos a parecer mais como um Braga ou Guimarães.

Lembrem-se antes de criticarem as atitudes do adeptos do Sporting que estes já não vêm futebol há algumas temporadas para cá, vêem a sua equipa longe dos títulos e nada se faz para mudar.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Uma vergonha de vitória


A boa exibição realizada no Dragão não teve seguimento e voltamos ao habitual. Uma exibição tão má quanto o estado do relvado, que nos faz pensar como ganhámos os três pontos hoje. Não há muito mais a dizer, a equipa continua sem jogar, não a fio de jogo é chutão para a frente e hoje temos que agradecer esta vitoria á sorte. O apuramento está muito bem encaminhado mas se continuarmos assim não vamos muito mais longe numa competição da Europa da segunda linha. A paciência por parte dos adeptos é que já não é muito, o estádio teve muitos poucos espectadores e no final a equipa foi brindada com um valente coro de assobios. Se damos os parabéns as vezes quando perdemos e não merecemos ( sábado passada) ás vezes não podemos ficar satisfeitos com vitórias em que não se mostra futebol.