segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Futuro está nos jovens

O Sporting no passado recente tem estado longe da conquista do campeonato nacional e com o passar dos anos parece ter entrado numa expiral de cada vez se afastar mais.A verdade é que cada ano que passa os seus rivais vão ficando mais fortes e o Sporting com menos armas para os acompanhar. Para o sucesso voltar o Sporting devia de se virar essencialmente para os seus jovens das escolas de formação e ver aí a formula de sucesso para os próximos anos. Este fim de semana que passou deixou boas indicações para este facto.


Para o jogo contra o Marítimo o jovem Zézinho (médio-centro e ainda júnior) faz a estreia numa convocatória da equipa senior. Juntamente com Bruma (extremo e ainda junios), estes dois atletas são vistos como as principais esperanças da sua geração para o futebol português. Não é por acaso que grandes colossos europeus já os perseguem. Quando se fala de valores que os colossos europeus estão dispostos a pagar poe eles, rapidamente se chega á conclusão que mais nenhum jogador do plantel do Sporting vale tanto. Ambos podem-se tornar jogadores do plantel do Sporting a curto prazo e aumentar a qualidade do plante como muito dificilmente mais algum reforço o poderá fazer.


Mas o Sporting também deposita grandes esperanças em atletas que rodam neste momento noutros clubes para um dia regressarem ao Sporting Clube de Portugal.Um destes casos é Adrien. Depois de dois anos quase parado o jogador quer recuperar o tempo perdido e fez uma grande estreia na Académica. Foi logo titular e apontou o único golo da Briosa num belo remate fora da área. É um jogador que sempre mostrou grande potencial mas a sua passagem para sénior não tem sido fácil. Espera-se que com muito trabalho esteja aqui um grande numero 8 para o Sporting. Em destaque também teve o trio de emprestados ao Cercle Brugge. Nuno Reis, Renato Neto e Owuso foram titulares na vitória por 3-0 a contar para a liga Belga. Owuso e Neto tiveram entre os marcadores dos golos. Este acordo com o Cercle Brugge tem sido bastante produtivo para os dois clubes,visto que os jogadores têm jogado quase sempre a titulares. Nuno Reis já tinha chamado a atenção nos juniores, sendo um defesa central forte fisicamente e que mostra sempre grande segurança.


À que saber aproveitar melhor a melhor escola de formação do mundo. Juntar estes jovens a outros jogadores da nossa formação (ex: André Santos, Carriço e Rui Patricio) e a boas contratações (ex: Pedro Mendes, Izmailov, Liedson, Salomão,etc)e o Sporting pode voltar a ter uma equipa competitiva e voltar a lutar pelo titulo. Para isso é fundamental ter critério nas contratações, pois muitas vezes jogadores sem classe tiram o lugar a jovens com muita qualidade, e ter a capacidade de gerir bem a carreira dos jovens que saem da formação. O Projecto do novo presidente devia de se apoiara nestas bases.

Sem comentários: