segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mercado agitado na recta final

Esperava-se que devido á saída de JEB este mercado de Inverno fosse calmo, ao contrário do ano passado. Mas pelos vistos a direcção do Sporting acha correcto ainda fazer transferências mesmo sabendo que tem os dias contados.

O primeiro jogador a chegar foi Cristiano, ex-PAOK. Médio ofensivo que se destacou no Paços de Ferreira e agora chega a Alvalade depois de não ter singrado na Grécia. Jogador de qualidade duvidosa e que já arranjou problemas no balneário do Paços. É melhor que Yannick, Vuk e Salomão? Eu duvido. No lugar dele, já que era para vir alguém, preferia Pizzi ou mesmo Wilson Eduardo. Espero que o Cristiano me obrigue a engolir um grande sapo e que dos pés deles saiam muitos golos e assistências.


As outras duas possíveis transferências deixam-me mais agradado, Kléber e Djalma, ambos do Marítimo. Especialmente o Kléber, mas provavelmente o mais difícil de contratar. Nestas negociações, além do Marítimo, o Porto também está metido, visto que pelo que se lê, ambos os jogadores já estavam apalavrados como o Porto. Sabemos bem, que Pinto da Costa não costuma facilitar em negócios, mesmo que muitas vezes seja apenas para os jogadores não irem para os rivais.

Em sentido contrário, Izmailov e Liedson podem estar prestes a abandonar o Sporting. Izmailov devido a problemas escusados com a direcção, que possivelmente nos farão perder um dos melhores jogadores. Liedson devido ao facto de a idade já pesar e não render o que recebe por mês. Para Izmailov parece que já chegou jogador para o seu lugar (Cristiano e possivelmente Djalma). Para Liedson esperemos que seja mesmo Kléber.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Estoril-2 Sporting-1


Esperava este jogo especialmente para poder observar jogadores que têm sido pouco utilizados e ver se podem acrescentar algo ao Sporting. Matías, a dupla de centrais (Torsi e Nuno André Coelho) e Saleiro estavam debaixo de olho. No final acabou por ser um jogo tão fraco que destacaram-se mais os brasileiros do Estoril. O Sporting mereceu ser derrotado pela equipa da liga Orangina. Num jogo tão fraco ainda deu para Matias destacar-se com pormenores bastante interessantes. Se tivesse um melhor entrosamento cm a equipa podiam ter surgido mais situações de perigo. No jogo também deu para ver que Torsiglieri é superior a Nuno Coelho e que tem qualidade para se impor no centro da nossa defesa. Gostava de ter visto Cédric, mas Abel jogou no lugar dele e compensou com um excelente golo.

Golo dos mal amados

Pongolle e Caicedo foram dois grandes barretes no Sporting mas esta época em Espanha estão a demonstrar que não são assim tão barretes. Ambos marcaram esta jornada nas vitórias dos seus clubes. Para Pongolle foi o quarto golo da temporada e para Caicedo foi o sétimo (!!!) golo. Sporting está num estado tão mau que é quase impossível mostrar serviço? Já Evaldo esta época anda a anos luz do jogador que foi no Braga e no Marítimo. O ambiente em Alvalade nos dias de hoje parece que traz ao de cima a incompetência dos seus profissionais.


Pongolle a fazer o 2º golo


Caicedo, autor do 2ºgolo

sábado, 29 de janeiro de 2011

Olha, mais dois...

Já se falam de mais dois possíveis candidatos á presidência do Sporitng. Não são bem candidatos, porque no Sporting muita gente gosta de se fazer passar por candidato para ter os seus dias de fama e antena e depois abandonar a ideia. Fernando Tavares e José Braz estão agora a entrar na órbita dos vários nomes de pseudo candidatos, ou se calhar não..

Fernando Tavares é empresário e ex-líder do Tourizense.



José Braz é empresário na área das importações e exportações, com escritórios em Cabo Verde mas também algumas ligações a Angola, e que também desempenha as funções de administrador na empresa Energias Renováveis de Cabo Verde (ERCV). O seu possível trunfo é o facto de se dizer que pode criar um fundo de 50 milhões para reforço do plantel.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Acabou-se o Liedshow?


Já corriam rumores da possível saída de Liedson mas hoje os rumores podem passar a verdades. José Couceiro já admitiu que existem várias propostas por Liedson e muito provavelmente uma delas deve de ser do Corinthians, equipa que melhor se encontra posicionada para levar o Levezinho.

Liedson marcou os últimos anos do Sporting. Um ponta de lança genial que foi sempre o melhor marcador da equipa. O seu trabalho não se resume apenas a muitos golos, muito suor em campo de carregar uma equipa ás costas. Mas ainda hoje é assim? Hoje pode continuar a ser o nosso melhor ponta de lança mas já está muito longe do melhor Liedson. Se Liedson sair a troco de uma boa proposta não vejo com más olhos a sua saída. O que recebe não condiz com o que produz em campo e provavelmente poderíamos com o dinheiro da sua vensa investir num jovem avançado que nos desse um bom retorno desportivo e até financeiro daqui a uns anos. Tudo tem um fim. Até Raul saiu do Real Marid...

Estará Liedson neste momento a ouvir propostas de vários clubes?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Marítimo-0 Sporting-3


Em tempo de crise o Sporting necessitava da vitória folgada de hoje para subir a moral dos sportinguistas.A vitória esteve longe de ter sido fácil e os números podem enganar em relação á exibição do Marítimo, que soube jogar olhos nos olhos.


O segredo da vitória foi a enorme exibição de Rui Patrício e a excelente eficácia da nossa equipa (personificada outra vez em Zapater). Uma primeira parte renhida em que o golo de Zapater já no final foi fundamental. Os primeiros 20 minutos da segunda parte têm apenas um nome: Patrício. Foram três defesas do outro mundo que seguraram a vantagem do Sporting, quando o Marítimo encostava o Sporting ás cordas. Dois contra ataques mortíferos conduzidos por João Pereira e Valdes, permitiram a Zapater e Liedson matar o jogo.


Foi um Sporting "Cattenacio" que hoje conquistou os três pontos. Que venham mais...

O Futuro está nos jovens

O Sporting no passado recente tem estado longe da conquista do campeonato nacional e com o passar dos anos parece ter entrado numa expiral de cada vez se afastar mais.A verdade é que cada ano que passa os seus rivais vão ficando mais fortes e o Sporting com menos armas para os acompanhar. Para o sucesso voltar o Sporting devia de se virar essencialmente para os seus jovens das escolas de formação e ver aí a formula de sucesso para os próximos anos. Este fim de semana que passou deixou boas indicações para este facto.


Para o jogo contra o Marítimo o jovem Zézinho (médio-centro e ainda júnior) faz a estreia numa convocatória da equipa senior. Juntamente com Bruma (extremo e ainda junios), estes dois atletas são vistos como as principais esperanças da sua geração para o futebol português. Não é por acaso que grandes colossos europeus já os perseguem. Quando se fala de valores que os colossos europeus estão dispostos a pagar poe eles, rapidamente se chega á conclusão que mais nenhum jogador do plantel do Sporting vale tanto. Ambos podem-se tornar jogadores do plantel do Sporting a curto prazo e aumentar a qualidade do plante como muito dificilmente mais algum reforço o poderá fazer.


Mas o Sporting também deposita grandes esperanças em atletas que rodam neste momento noutros clubes para um dia regressarem ao Sporting Clube de Portugal.Um destes casos é Adrien. Depois de dois anos quase parado o jogador quer recuperar o tempo perdido e fez uma grande estreia na Académica. Foi logo titular e apontou o único golo da Briosa num belo remate fora da área. É um jogador que sempre mostrou grande potencial mas a sua passagem para sénior não tem sido fácil. Espera-se que com muito trabalho esteja aqui um grande numero 8 para o Sporting. Em destaque também teve o trio de emprestados ao Cercle Brugge. Nuno Reis, Renato Neto e Owuso foram titulares na vitória por 3-0 a contar para a liga Belga. Owuso e Neto tiveram entre os marcadores dos golos. Este acordo com o Cercle Brugge tem sido bastante produtivo para os dois clubes,visto que os jogadores têm jogado quase sempre a titulares. Nuno Reis já tinha chamado a atenção nos juniores, sendo um defesa central forte fisicamente e que mostra sempre grande segurança.


À que saber aproveitar melhor a melhor escola de formação do mundo. Juntar estes jovens a outros jogadores da nossa formação (ex: André Santos, Carriço e Rui Patricio) e a boas contratações (ex: Pedro Mendes, Izmailov, Liedson, Salomão,etc)e o Sporting pode voltar a ter uma equipa competitiva e voltar a lutar pelo titulo. Para isso é fundamental ter critério nas contratações, pois muitas vezes jogadores sem classe tiram o lugar a jovens com muita qualidade, e ter a capacidade de gerir bem a carreira dos jovens que saem da formação. O Projecto do novo presidente devia de se apoiara nestas bases.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que o "Roquettismo" ainda pode fazer mais pelo Sporting?

José Eduardo Bettencourt pediu a demissão da presidência do Sporting a seguir á derrota contra o Paços de Ferreira, decisão que apesar dos maus resultados desportivos espantou o universo leonino. Vendo bem as coisas, é melhor associar a saída de JEB ao facto de ter terminado a reestruturação financeira na semana que tinha passado do que á derrota que a equipa sofreu em casa.JEB viu a sua função no Sporting terminada, quando finalizou algo que o seu sucessor não tinha conseguido.

Poderá também ter finalizado o trabalho que começou com José Roquette?

Se financeiramente o projecto de que o Sporting foi alvo em mais de uma década terminou, então serão estes mesmos senhores que vão ser responsáveis pelo novo projecto desportivo que o Sporting necessita urgentemente? Até dia 26 de Março esperemos que se cheguem á frente vários candidatos com projectos bem estruturados para o futebol sénior do Sporting Clube de Portugal. João Rocha Jr, Zeferino Boal e o ex jogador José Eduardo perfilam-se como possíveis candidatos. Da dita "continuidade" Rogério Alves é o nome que mais se fala. De todos estes nomes, espero por ver os projectos de cada um para depois poder decidir qual a melhor solução. Espero que não volte a ser eleito outra vez um presidente apenas pelo nome. Atenção a candidatos da continuidade que não apresentam projectos, apenas são empurrados para a presidência do Sporting. Pois este com certeza que vai seguir os projectos de quem o empurrou para o cargo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Regresso do que nunca foi

Hoje o Blogue Sector A12 volta ao activo, com textos de opiniões sobre a vida do Sporting Clube de Portugal tal como aconteceu em mais de ano e meio de existência. A ausência deste blogue deveu-se a falta de tempo de quem o faz e fracos resultados deste mesmo blogue. O tempo voltou a permitir que tenha a dedicação que este blogue exige e a ideia de lançar o blogue no facebook foram factores fundamentais para que se pudesse concretizar o regresso.

O seu regresso não tem nada a ver com o pedido de demissão de José Eduardo Bettencourt. A minha opinião acerca do melhor para o futuro do Sporting vai ser dada em futuros posts. Espero que gostem das melhorias que tentem que o blogue tivesse para que melhor satisfaça os seus leitores.
Abraço para todos

Sporting Sector A Doze

Cria o teu cartão de visita