quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O Sporting e o Futebol de 2008





Considero o ano de 2008 um ano positivo para o Sporting. O Sporting no principio de 2008 já não tinha hipóteses de chegar ao titulo e o segundo lugar estava difícil, mas mesmo assim conseguimos um segundo lugar importante que nos deu entrada directa na champions. Para juntar a essa época ganhamos a taça e Portugal. O apuramento para os oitavos da champions pela primeira vez e a vitoria na supertaça também contra o Porto são dois "troféus" importantes de 2008 . O campeonato tem sido o nosso ponto fraco mas mesmo assim devido ao baixo rendimento dos nossos rivais ainda estamos na luta pelo titulo de 2008\2009.
Sporting 2008 destaques:
Vukcevic: principio do ano muito forte marcando vários golos. O seu mau relacionamento com Paulo Bento fez com que perdesse o lugar na equipa e quase no plantel, mas no final de ano mostrou que está outra vez de volta. Num ano bastante irregular espera-se agora um 2009 ao seu melhor nível sempre com o apoio da massa associativa do Sporting que sempre lhe deu bastante apoio.
João Moutinho: O destaque pela negativa da equipa do Sporting. As suas declarações no verão de 2008 abalaram a equipa. Aquele que era um exemplo de jogador, um jogador á Sporting perdeu o respeito dos adeptos e provavelmente de outros jogadores. Ainda não se percebe como ainda é o capitão de equipa quando á jogadores como Liedson no plantel. dentro de campo nada a dizer, a regularidade de sempre, aquele jogador que parece que não sabe jogar mal.
Sporting 5 Benfica 3: o grande jogo do ano. Uma vitória que será para sempre recordada, neste momento pode-se considerar um dos melhores momentos no novo estádio do Sporting.
Tiui: O herói da final da taça merece ser recordado pelos dois golos que marcou que deram a vitoria na final da taça. Recentemente PB elogiou-o sendo um exemplo para os outros jogadores devido ao seu profissionalismo mesmo sem jogando.
Champions : grande prova por parte do Sporting que conseguiu o apuramento histórica para os oitavos de final. Em termos financeiros também bastante importante para o Sporting.
Taças : A taça de Portugal e a Supertaça foram importantes conquistas que deram para esquecer o falhanço no campeonato, e sobretudo para os adeptos poderem festejar.
Aspectos negativos 2008:
Taça UEFA: A eliminação contra o Rangers em nossa casa. Podíamos ter ido mais longe nesta competição.
Taça da Liga: è sempre mau perder uma final, mesmo sendo da taça da Liga. Jogo bastante mau na final em que o Sporting não fez nada nos 90 minutos e claro no penaltis já se sabe o que foi a época passada.
eliminação contra o Porto na taça de Portugal:jogo em que o Sporting até jogou bem mas voltou a cair nos penaltis. Ficamos sem hipóteses de voltar a ganhar a taça de Portugal pele terceira vez seguida.


Futebol nacional em 2008
destaques
Guimarães e Leixões. Duas equipas que provaram que sem grande investimento se pode fazer grandes campeonatos. È importante mais equipas fazerem o mesmo para termos um campeonato mais emotivo e renhido
Rui Costa: O fim de carreira deste grande jogador foi aspecto importante de 2008. Jogador difícil de substituir a nível nacional.
Cristiano Ronaldo: Muita gente pensava que já não conseguia fazer melhor do que em 2007, mas conseguiu provar o contrário e provavelmente será eleito o melhor jogador de 2008
Reyes e Aimar: Dois jogadores que já foram de primeiro nível mundial chegaram a Portugal e aumentaram a qualidade do futebol nacional
Selecção Nacional: Um ano para esquecer. Eliminados nos quartos de final do europeu, podíamos ter ido mais longe. A campanha de apuramento para o mundial começou bastante mal e agora dificilmente iremos ao mundial.

Futebol Internacional em 2008
destaques:
Futebol Russo: O zenit e a selecção da Rússia no Europeu demonstraram que o futebol na Rússia está a evoluir. Um futebol organizado e bonito de se ver. Arshavin foi a grande figura quer na selecção quer no Zenit.
Futebol Inglês: a final da champions disputada entre duas equipas inglesas demonstra o grande poder do futebol inglês. Neste momento a liga Inglesa é provavelmente a melhor, pois tem as melhores equipas e os melhores jogadores do mundo
Selecção espanhola: A selecção de Espanha encantou o mundo durante o europeu. Equipa que através de um futebol de toque curto, rápido venceu uma grande competição que já não acontecia há muito tempo. Casilas, Sergio Ramos, Iniesta, Xavi, Torres e Villa foram as figuras da Espanha.

Sem comentários: