segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Liedson volta aos golos....e Sporting ás vitórias


E ao sétimo jogo oficial o Sporting não descansou e conseguiu obter a sua primeira vitória em jogos oficias. O resultado foi bem melhor do que a exibição e se não fosse a Académica uma das grandes candidatas a descer de divisão o resultado podia ter sido diferente. Os grandes destaques vai para o regresso aos golos de Liedson e a confirmação do bom momento de forma de Yannick.
Na primeira parte, a exibição da equipa mostrava bem que a equipa passava por um mau momento. A equipa mostrava-se nervosa acusando muito a pressão, com isto falhava muitos passes e o pior era na defesa. A defesa mostrava-se com bastante dificuldades nos lances de bola parada, como num lance em que a equipa demorou uma interinidade para aliviar a bola e o defesa Orlando podia ter marco. O único lance de perigo do Sporting no primeiro tempo foi devido a uma acção individual de Yannick, que depois de deixar dois adversários para trás rematou á barra. Durante a primeira parte só Yannick deu velocidade á frente de ataque e era capaz de causar alguns calafrios á defesa da Briosa.
A princípio de segunda parte trouxe o mesmo Sporting da primeira parte, que a continuar a jogar assim não iria conseguir trazer os três pontos. Outra vez num lance de bola parada, mesmo no reatar da partida o Sporting ia sofrendo um golo. Até que chegou o minuto 64 fundamental para esta primeira vitória, o preterido Vukcevic conseguiu ganhar bem a linha e com um cruzamento com conta e medida pôs a bola na cabeça de Liedson e este terminou a sua seca de golos com uma cabeçada indefensível. Liedson que há poucos minuto atrás tinha tido uma perdida inacreditável, deu o toque de Midas que ele ainda não tinha conseguido dar esta época e que o Sporting bem se tinha ressentido. Com a vantagem no marcador e com mais um jogador ( um jogador da Académica expulso poucos minutos depois do golo) o Sporting ganhou aquilo que o nosso treinador mais gosta, tranquilidade, e ainda conseguiu chegar ao segundo golo. Um golo merecido para Yannick, a responder a uma boa assistência de Saleiro que mostrou poder vir a ser útil esta época.
O Sporting ainda é uma equipa com grande margem de progressão, tem jogadores importantes lesionados e Matías quando tiver mais entrosado com a equipa vai ser capaz de fazer maravilhas e mexer com o ataque. O Senhor Forever tem agora uma pausa no campeonato para ver se consegue por a equipa a jogar melhor, pois o futebol de hoje praticamente só da para ganhar á Académica ou mais uma ou duas equipas.

domingo, 30 de agosto de 2009

De boato a realidade


Afinal confirma-se a vinda de Angulo para o Sporting, num negócio com a duração de um ano e a custo zero. Angulo é um jogador que pode actuar como avançado ou como médio ofensivo direito. Angulo é um jogador de 32 e que esteve durante 12 anos na equipa principal do Valencia. Foi durante dez anos ( entre 1997 e 2007) titular no Valencia, e nos últimos anos foi perdendo espaço na equipa, acabando por ter sido dispensado no principio desta. Não é um jogador que ao longo da carreira marcou muitos golos, o seu melhor registo foi na época 97\98 em que marcou oito golos, o segundo foi de seis golos na época de 2005\2006.
É um jogador já em fase descendente da carreira, mas que ainda tem condições para ser importante no Sporting. Na frente de ataque é um jogador móvel, á imagem de Derlei, e é o tipo de jogador que o Liedson mais gosta de jogar. Pode também ocupar o lado direito do losango, embora seja muito menos provável, pois no esquema de Paulo Bento os interiores jogam muito longe da grande área contrária.
É um jogador que não se enquadra na filosofia que o Sporting tem vindo a seguir, de contratar jogadores ainda relativamente jovens com margem de progressão. Vê-se que é uma escolha muito precipitada pelo facto de o mercado estar a fechar e o Sporting precisar urgentemente de mais alternativas.

sábado, 29 de agosto de 2009

Boatos de ultima hora

O mercado que está quase a fechar (segunda feira é o ultimo dia) é muito fértil nesta altura em boatos. Neste momento falam-se de dois jogadores para o Sporting,o avançado espanhol Angulo de 32 anos e o médio ofensivo argentino Buonanotte de 21 anos. Será que é mesmo só boatos? E será que não era mais importante reforçar as laterais da defesa?

Nem devia de ter voltado

Como Paulo Bento disse hoje, Rochemback esta a um passo de sair do Sporting. Quando no final da temporada de 2007\2008 foi anunciado o seu regresso ao Sporting, toda a gente viu a noticia com bons olhos. Provavelmente toda a gente ainda se lembrava do
Rochemback que destruía jogo,construi jogo e marcava golos, quando passou pelo Sporting entre 2003 e 2005.
Acabou por ser como passar do dia para a noite e foi mais um exemplo de má gestão do Sporting .A sua forma física como chegou ao Sporting e como se conseguiu manter por mais de um ano é simplesmente vergonhoso para um atleta profissional, que ainda por cima era dos mais bem pagos do plantel. Só o facto de ter conseguido ser titular na maior parte da época passada demonstra bem o nível fraco de competição interna que houve o ano passado. Quando recentemente se demonstrou insatisfeito com a condição de suplente, só me passou pela cabeça se na casa dele não haviam espelhos em casa.
A forma como sai praticamente em cima do fecho do mercado, e provavelmente a custo zero é um exemplo de má gestão por parte do clube ainda por cima quando se fala de um jogador bem cotado no Brasil e que jogou grande parte da época passada.

Grupo para passar

No sorteio dos grupos da Liga Europa o Sporting calhou num grupo acessível: Hertha de Berlim, Heerenveen e o desconhecido Ventspils da Letónia. É um grupo em que o Sporting têm obrigação de passar, é juntamente com o Hertha de Berlim os favoritos a seguirem em frente. Lembro que o ano passado o Sporting venceu o Shakhtar por duas vezes na Liga dos Campeões, equipa que acabou por ganhar esta mesma competição. Acho que os objectivos para esta competição têm de ser a pensar na conquista da mesma.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Afundamento com prejuízo de milhões

O Sporting falhou um dos seus grandes objectivos para esta época que era conseguir a entrada na Liga dos Campeões. Este falhanço vai trazer consequênçias para o clube, em termos financeiros é um rude golpe ver 7 milhões a voar em tempo de vacas magras, em termos desportivos o Sporting volta para a Europa de segunda linha e aumenta a crise por que passa a equipa.
O Sporting conseguiu fazer uma boa primeira parte, em que chegou ao intervalo a vencer devido a um excelente golo de João Moutinho na conversão de um livre directo. A equipa mostrou-se personalizada, dominando o jogo. A equipa mostrou-se toda um nível idêntico sem grandes destaques, destaco apenas Liedson que jogou a um nível superior do que têm feito esta época, descaindo sempre com perigo para a direita. A segunda parte trouxe uma Fiorentina mais forte a ir para cima do Sporting. A resistência durou apenas nove minutos, e o Sporting voltava a estar em desvantagem na eleminatória. Até final o Sporting não voltou a incomodar a defesa italiana, que controlou o jogo até final. Apenas bons 45 minutos da Fiorentina em 180 minutos, foram precisos para afastar a nossa equipa, e assim em poucas palavras se escreve esta eleminatória.
Ficou a ideia que o Sporting apenas conseguiu jogar quando a equipa adversária deixou, quando esta decidiu "começar" a jogar o Sporting voltou ao seu nível habitual do Sporting de Paulo Bento. Uma equipa com um processo ofensivo incapaz de criar perigo e a permitir muito espaço na defesa. O ponto de saturação em ralação ao treinador já passou há muito tempo, e que a era Paulo Bento já deu tudo o que tinha a dar.
Os meus aplausos para Platini que conseguiu por grandes colossos europeu na Champions:Apoel (Chipre), Maccabi Haifa (Israel), Zurich (suiça)e Debrecen (Hungria).

sábado, 15 de agosto de 2009

Jà! !!???

NACIONAL - SPORTING
Estádio da Madeira, em Funchal
Hora: 19:15
Árbitro: Pedro Proença ( Lisboa )

NACIONAL

GR 1 Rafael Bracalli
D 2 Patacas
D 44 Clebão
D 33 Tomasevic
D 55 Nuno Pinto
M 6 Cléber
M 8 Luís Alberto
M 30 Leandro Salino
M 14 Ruben Micael
A 17 João Aurélio
A 11 Amuneke


SPORTING

GR 1 Rui Patrício
D 78 Abel 46'
D 3 Daniel Carriço
D 4 Polga
D 55 André Marques 68'
M 24 Miguel Veloso
M 26 Rochemback 46'
M 28 João Moutinho 25'
A 20 Yannick
A 23 Hélder Postiga
A 31 Liedson

O Sporting até costuma entrar bem no campeonato com o Paulo Bento dando alguma esperança aos adeptos ,os problemas só costumam vir mais tarde. Mas ao que parece, este ano nem temos direito a sonhar nas primeiras jornadas. Praticamente com a mesma equipa, quer a nivel de jogadores e equipa técnica o Sportig começa o ano sem der uma minima esperança de algo de bom para esta temporada. Se calhar o problema é mesmo ser o mesmo grupo ( treinador e jogadores).

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Caído do céu




O empate de hoje deveu-se apenas a um factor, sorte. O Sporting durante os 90 minutos evidenciou todos os problemas de que se têm vindo a falar e que a equipa não está preparada para a competição.
O Sporting voltou a mostrar falta de maturidade ao entrar mal no jogo. Depois de na primeira mão o Sporting quase ter sofrido um golo aos 30 segundos, no jogo de hoje o Twente acabou mesmo por se adiantar no marcador ainda não corria o minuto 2. A defesa tal como nos jogos passados permite situações de perigo com muita facilidade, o Twente quase sempre que chegava á nossa área criava perigo. Os defesas laterais mudaram mas os problemas foram os mesmos, soluções de qualidade para estas posições só devemos de encontrar com contratações.
O Sporting em termos ofensivos não consegue criar situações de golo para os avançados facturarem. Durante os noventas minutos, sem contar com o golo, o Sporting não criou uma única situação de perigo. O Sporting teve muita posse de bola mas sendo sempre inofensivo. Os avançados tiveram muitas vezes de vir atrás buscar jogo, deixando a área adversária sem avançados. Postiga foi quem conseguiu melhor vir atrás pegar na bola, sendo o jogador que mais perigo causou no primeiro tempo. Liedson não parece o mesmo, está sem rapidez de movimentos e é facilmente anulado pelos defesas. Djalo não é nem nunca será jogador para a ala esquerda do losango. Para dizer a verdade, Yanick neste momento nem apresenta qualidade para a posição de avançado, não consegue fazer simplesmente nada. Sem um meio campo a funcionar, então é difícil aparecer em jogo o jogador em que os adeptos depositam muita esperança, Matías Fernandez. Matías teve bola no máximo umas três vezes, o que demonstra o quanto o jogador ainda não está entrosado.
Com isto tudo como foi possível passarmos a eliminatória? Com uma grande dose de sorte. Um canto em cima do apito final, proporcionou um auto-golo caído do céu que salvou a equipa. Foi o nosso guarda-redes Rui Patrício que acabou por ser fundamental ao provocar o auto-golo. Um momento a lembrar Alkmaar deixa o Sporting ainda com hipóteses de chegar á Champions. Um jogo em que temos muito a aprender com ele.