sábado, 30 de janeiro de 2010

Chegou o "Vassoureiro"


Desde o início do mercado de Inverno o Sporting andava atrás de um trinco que fosse capaz de varrer o meio campo todo. Pedro Mendes foi hoje confirmado como reforço que vai ocupar essa função de " vassoureiro" . Para muita gente Pedro Mendes andou perdido nos últimos anos na Grã-Bertanha, mas pelo contrário nestes últimos anos andou a construir-se um excelente jogador. Pedro Mendes têm um excelente posicionamento no campo e têm uma resistência digna do Rui Silva. Pedro Mendes vai trazer mais experiência á nossa jovem equipa e vai ser um excelente professor para os jovens Adrien e André Santos. Apesar de já não ser novo, espero dois anos e meio de muita qualidade deste atleta que pelas suas qualidades vai conquistar-nos.

Braga vence Portugal

Desde o principio do campeonato que se podia dizer que a posição do nosso Sporting estava trocada com o outro Sporting. O jogo de ontem deu para provar que não é o acaso que é o Sporting de Braga que está na liderança e não o de Portugal. O Sporting de Braga é uma equipa que assenta numa excelente a defender (6 golos sofridos no campeonato)e depois é muito boa em sair em contra-ataque. É o caso de uma equipa em que os jogadores apesar de não serem os melhores, com a organização da equipa passam por excelentes jogadores. Apesar de me apetecer falar do Sporting de Braga tenho é que falar da nossa equipa. Depois de uma entrada no jogo agradável a equipa não foi capaz de reagir ao golo. Não conseguimos criar oportunidades de golo sem ser já na compensação e durante grande parte da segunda parte o Braga conseguiu manter a bola no nosso meio campo. A equipa demonstrou que quando joga contra equipas organizadas apresenta bastantes dificuldades em criar desiquilibrios. O problema é que se o Sporting quiser conquistar algo vai ter que enfrentar equipas do calibre do Braga e o primeiro é já daqui a quatro dias no Dragão. Não concordo com os comentários no final do jogo do nosso treinador quando diz que jogámos bem e podíamos até ter vencido o jogo, o Carlos Carvalhal ás vezes parece que ainda está num registo de Marítimo ou Vitória de Setúbal.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fevereiro é mês de Taças

O mês de Fevereiro vai ser bastante importante para a definição se o Sporting consegue conquistar algum troféu esta época. As esperanças dos sportinguistas estão especialmente na Taça de Portugal e Taça da Liga. Para a Taça de Portugal o Sporting vai ao Dragão disputar a passagem ás meias finais e para a Taça da Liga recebe o rival de Lisboa com o objectivo de vencer e estar pela terceira vez na final. Vão ser dois jogos em que a equipa têm que jogar no seu máximo para que possa estar mais perto da conquista dos respectivos troféus. Se não tivermos á altura podemos ser eliminados de duas competições numa semana o que iria deitar abaixo a equipa.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Liedson sempre no Epicentro


Liedson à uma semana voltou aos relvados com dois golos, depois envolveu-se em confrontos com o Sá Pinto e hoje deu a vitória ao Sporting. Liedson está em todas, agora com a questão Profissionalismo vs Rendimento em campo.Quem também está em todas é o Sporting com o apuramento para as meias finais da Taça da Liga. Agora é esperar em casa ou pelo Benfica ou Académica. A 90 minutos de Loulé com muita sede de vingança, pois ainda não nos esquecemos...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Um grande soco no Sporting Clube de Porugal


Sá Pinto e Liedson no final do jogo de ontem tiverem uma cena de pugilato, mas quem acabou por sofrer mais danos foi mesmo o clube. Esta situação foi vergonhosa e deixou a imagem dos dois protagonistas bastante mal vista, tal como a do clube. Sá Pinto com as responsabilidades que têm nunca poderia ter reagido como reagiu e inevitavelmente tinha que sair pois perdeu espaço de manobra. Liedson não respeitou uma pessoa que têm autoridade sobre ele, o que demonstrou falta de profissionalismo (não sendo a primeira vez desde que chegou ao clube).

Este acontecimento realçou as fraquezas do clube, uma má decisão para um cargo e os vícios que existem no seio da equipa. Sá Pinto não tinha perfil para ser director desportivo, devido ao seu carácter impulsivo e á forma extremamente agressiva para os companheiros de trabalho. A juntar a isto, ao que parece nunca conseguiu ter o respeito do grupo, muito provavelmente devido a problemas que já trazia enquanto era companheiro de equipa de alguns jogadores. Outra pergunta que se faz é como é que a situação passou para o exterior, com tantos pormenores como se muita gente tivesse presenciado. São os bufos, eles andam aí. É preciso blindar melhor o balneário. Em relação a Liedson pede-se um castigo que ultrapasse uma punição em termos monetários. . É preciso acabar com estas atitudes de quem não respeita os superiores e que quem não está do lado do "grupinho do balneário " têm a vida difícil. Nunca nos devemos esquecer que o Sporting é bastante superior a qualquer funcionário deste.O atacante do Sporting vai ter que levar agora com o descontentamento dos adeptos, visto que Sá Pinto é muito bem visto pela massa associativa. Quando estávamos a voltar a tranquilidade com bons resultados,este acontecimento volta a destablizar os caminhos do clube. Vai ser necessário encontrar um novo director desportivo que provavelmente pode trazer novas ideias. É necessário a entrada em cena de Bettencourt para não deixar que o clube entre numa anarquia.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Orelhas a arder

Hoje provavelmente o titulo que iria dar a este post era: " A dois passos do Jamor". O jogo até estava a correr dentro da normalidade com uma margem tranquila de 4-1, até que a equipa adormeceu e sofreu dois golos, ambos pelo chinês Zhang completou um hattrick. Assim o principal desta eleminatória ficou a má imagem que a equipa deixou ao sofrer dois golos quando o jogo estava controlado. Já contra o Leiria e o Nacional Sportingtinha mostrado dificuldades a segurar o resultado mas no jogo de hoje passou os limites. Esperemos que Carlos Carvalhal tenha dado muito na cabeça aos jogadores para que não se volte a repetir.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quando o caro sai barato


Quando foi anunciada a transferência de João Pereira para o Sporting comentou-se bastante o valor da transferencia. De facto, 3,5 milhões de Euros era bastante dinheiro para o que é habitual no Sporting. Mas agora alguém fala do tal suposto valor exagerado que foi pago pelo jogador? Não. Bastaram dois jogos para apenas se falar da diferença que João Pereira fez ao Sporting. A forma como o lado direito do Sporting agora cria perigo com tamanha facilidade, muito devido a este defesa lateral que ainda tem uns genes de extremo. Com apenas 3.5 milhões de Euros o Sporting tem um jogador que daqui a uns anos pode ser vendido por muito mais do que o dobro da quantia, ou caso não seja, temos defesa lateral para os próximos 5\6 anos. Quando uma equipa tem um jogador da qualidade do João Pereira além da equipa beneficiar, cada jogador vai poder melhorar mais e valorizar-se. Será que na companhia do Abel o Izmailov iria produzir tanto?

São este tipo de jogadores que são necessários juntar aos jovens provenientes da formação para que estes melhorem as suas qualidades. É esta a tal mistura que e o Sporting precisa fazer para ganhar troféus. Será que 3.5 milhões não foi pouco?

domingo, 17 de janeiro de 2010

Entrevista a Nuno Mourão



Nuno Mourão começou por fazer parte da lista de Paulo Pereira Cristóvão. Como toda sabe o resultado nas eleições não foi o melhor, mas este leão não quis parar. Poucos meses depois criou o site Sporting Apoio, que em poucos meses se tornou-se num dos sites com mais visitas do mundo leonino. Recentemente lançou a petição para que as três claques do Sporting ficassem juntas no estádio. Nesta pequena entrevista que o nosso blogue teve a felicidade de poder fazer vamos conhecer melhor este leão que ruge cada vez mais alto.


- Fazia parte da lista de Paulo Pereira Cristóvão nas eleições. Como surgiu a hipótese de pertencer a essa lista?
A hipótese de fazer parte da lista do Paulo surgiu naturalmente, após bastante ponderação da minha parte. Além de comungar de bastantes das ideias e princípios da lista o facto de conhecer pessoalmente alguns elementos da lista e saber a sua forma de pensar o Sporting fez-me tomar a decisão.

- O que faltou para a lista ter mais votos?
Penso que é irrelevante pensar nisso agora. Em muitos anos que acompanho o Sporting e as suas eleições não me recordo de uma lista tão coerente e organizada. Tínhamos um programa realista, sincero e de futuro para o Sporting, aproximando o clube dos sócios e voltando a apostar no ecletismo. (Já agora, aproveito a ocasião para prestar a minha homenagem ao Pedro da Cunha Ferreira, candidato a vice-presidente dessa lista, pelo fantástico trabalho que prestou ao Sporting nessa altura, foi incansável)
Os sócios são soberanos e apostaram noutro rumo, temos que aceitar e apoiar! José Eduardo Bettencourt é um grande sportinguista que quer, tal como todos nós, o melhor para o clube.

- As contratações anunciadas por Paulo Pereira Cristóvão ( Miccoli, Nedved, Juninho) e o treinador Sven Goran Eriksson vinham mesmo para o Sporting? Já havia contactos?
Muito do que foi falado foi especulação da imprensa, ou melhor, algumas noticias plantadas na imprensa! Como nós dizemos muitas vezes, o carteiro nem sempre trás noticias verdadeiras…Os jornais deviam entender isso! Mas sabemos que o objectivo é vender, tudo se aceita, apercebi-me nessa altura que alguns não são jornalistas, são jornaleiros! Em relação ao Sven, obviamente que seria o treinador do Sporting se PPC fosse Presidente. Tudo o resto…fantasia!

- Com que objectivo criou o site Sporting Apoio?
O Sporting Apoio nasceu no dia seguinte as eleições. Começou no Facebook, foi um blog 2 semanas e transformou-se no site actual. Foi um desafio de um grande sportinguista, Pedro Lobito, e partiu da necessidade que eu sentia de criar um espaço de discussão leonino, sem conotações, sem tendências. Um espaço onde qualquer sportinguista, em qualquer local do mundo, poderia ter voz. Era uma ideia um bocado utópica…

- Como tem sido os primeiros meses do site?
De muito trabalho mas também de muito prazer. Conheci pessoas fantásticas, grandes sportinguistas. Sinto que, passados 5 meses, o Sporting Apoio já é uma referência incontornável do universo leonino na internet, já temos quase 1 milhão de visitas. Realço a iniciativa dos “Embaixadores Sporting”, onde temos mais de 50 representantes Sporting Apoio espalhados por todo o mundo!

- Como consegui juntar tantos nomes como: Marco Horácio,Jel, Isabel trigo ,Mira,Eduardo Barroso, etc ?

Muitos dos cronistas do site são meus amigos ou conhecidos. Abordei-os directamente e eles, como grandes sportinguistas que são, aceitaram sem hesitar. Em tantos cronistas convidados apenas um recusou (a resposta foi que estava na praia e não queria saber do Sporting naquela altura) e estamos a falar de alguém com relevância no universo leonino!

- Recentemente lançou uma petição para que as 3 claques do SCP ficassem juntas no estádio.Que vantagens via nessa mudança?
Fui, a convite de um membro do Sporting Apoio (Nelson Vicente), ver o último jogo junto de uma das claques (Torcida Verde) e aprofundei, em conversa com ele, a questão das claques Sportinguistas. Nesse dia senti que o Sporting Apoio poderia ter um papel de destaque nesta questão. Iniciámos uma petição, contactos exploratórios com as claques e o Sporting, um grupo no Facebook, algumas crónicas sobre o assunto etc etc

- Como estão a correr as conversações com os lideres das claques?
Estão a decorrer melhor do que previa. Vai, dentro de poucos dias, haver um jantar com representantes das 3 claques oficiais. É um passo fundamental para o objectivo final.

- Qual a claque que se encontra mais apreensiva em relação á mudança?
Nenhuma delas particularmente. Todas têm uma história no Sporting, uma identidade própria que é importante não perder. Garantindo isso, garante-se a pacificação da “Curva Sul”.

- Espera um dia puder chegar a um cargo na direcção do Sporting?

Não tenho isso como objectivo, nem é isso que me move. Pretendo continuar a ajudar o Sporting, dentro das minhas possibilidades, sabendo de antemão que nunca poderei retribuir ao clube o que o clube me dá a mim. É uma enorme paixão que tenho pelo Sporting.

- O que acha que é mais urgente mudar no Sporting?
Precisamos deixar de nos vermos internamente como inimigos, como oposição/continuidade. Somos todos do Sporting, mesmo com posições e visões diferentes, todos temos o mesmo objectivo. Acredito que com esforço, uma enorme dedicação, a nossa natural devoção, chegaremos novamente a glória!



Muito obrigado ao Nuno Mourão por toda a disponibilidade que demonstrou.

O coração das vitórias voltou


O Sporting na primeira parte voltou a fazer uma boa exibição. O Sporting teve sempre a capacidade de criar situações de perigo, umas pela direita devido á acção ofensiva de João Pereira ou de meia distância por parte de Miguel Veloso e Izmailov. Apesar de todo o caudal ofensivo a primeira equipa a marcar foi o Nacional na primeira vez que rematou á baliza. Mas como este Sporting está bom e recomenda-se a resposta chegou poucos minutos depois através de um potente remate de pé direito(?) de Miguel Veloso. Hélder Postiga foi o principal responsável pelo facto de apenas termos marcado um golo e assim o seu jejum de golos continuou, mas outra vez não foi devido ao facto de não ter tido oportunidades de golo. Na segunda parte a qualidade de jogo manteve-se elevada. A única diferença foi que as oportunidades de golo passaram a ser golos, devido ao regresso aos relvados de Liedson. Logo no primeiro toque,Liedson pôs o Sporting em vantagem pela primeira vez no jogo. Passados poucos minutos Liedson teve a arte e engenho para responder ao centro de Veloso. Em Alvalade tudo estava feliz com o jogo, até que outro golo do Nacional sem nada fazer prever chegou. A equipa toda tremeu e os adeptos acabaram o jogo em nervos. O único que não tremeu foi Patrício, que voltou a fazer uma defesa enorme que valeu dois pontos.

Com Liedson de volta já podemos estar descansados em relação ao seguimento das ocasiões de perigo criadas pelo colectivo. Tal como o jogo em Leiria a equipa tem que rever a sua postura quando se apresenta em vantagem.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

De vitória em vitória


Foi uma vitória bastante sofrida a de hoje á noite. A primeira parte foi positiva em que chegamos á frente do marcador por 2-0, golos de João Pereira e de Miguel Veloso. O segundo tempo a equipa não esteve tão bem e foi dominada pelo Leiria. O Leiria ainda reduziu por Carlão mas não foi suficiente. A quarta vitória consecutiva deixa-nos em boa posição para atingirmos as meias finais da Taça da Liga. Com este jogo deu para perceber que o Sporting ainda tem que melhorar bastante a sua postura quando quer defender o resultado. O Sporting permitiu várias oportunidades de golo ao Leiria. A rever.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Czar vale milhões


Marat Izmailov é provavelmente um dos melhores jogadores do Sporting. É um médio que a nível táctico é exemplar e que a nível ofensivo através da sua velocidade é dos poucos que consegue desequilibrar. Basta comparar a diferença entre o Sporting com e sem Izmailov para logo se perceber o seu papel fundamental. Paulo Bento referiu que a sua ausência foi bastante notada no principio da época. Com tal qualidade o interesse de clubes nele não é nada de especial, como tal Lokomotive de Moscovo está interessado na compra do passe do atleta russo. O valor que estão dispostos a pagar é que está bastante longe do valor real do atleta, o clube russo quer pagar apenas 6 milhões. Além de toda o seu potencial que já foi falado,ao facto de ter 27 anos e os valores que são hoje praticados no mercado o valor do atleta deve de rondar os 15 milhões de Euros. A táctica do Lokomotive foi apresentar um salário que é o quíntuplo do que Izmailov aufere no Sporting, como tal o jogador iria fazer pressão para abandonar o clube. A direcção do Sporting já respondeu através de um comunicado á CMVM dizendo que Izmailov não sai. Para termos um equipa forte é fundamental manter os melhores jogadores e se este forem vendidos é por valores que ultrapassem a qualidade do respectivo jogador.

domingo, 10 de janeiro de 2010

A Luta continua !!!

Upgrade


E de um momento para o outro temos uma equipa capaz de fazer jogos de grande qualidade. Hoje frente ao Leixões, era difícil de acreditar que era a mesma equipa que perdeu com o Leiria e empatou contra o Belenenses. O que mudou? Hoje finalmente tivemos dois laterais a sério. João Pereira é claramente um grande jogador, destaca-se pela velocidade que dá ao flanco direito. No lado esquerdo, Grimi fez noventa minutos sempre a subir bem no terreno e a sacar cruzamentos perigosos, está um jogador completamente diferente. Com Izmailov o Sporting finalmente pode jogar com dois extremos, alargando mais o jogo. Com a facilidade do meio campo de colocar as bolas no flanco (especialmente Adrien, que grandes passes longos fez hoje)o Sporting cria constantemente perigo. No ataque foi onde o Sporting apresentou mais dificuldades (ainda falta muito Liedson?), o que justifica a dificuldade em chegar ao golo. Saleiro ainda manteve as boas exibições apesar de não ter conseguido marcar, denota boa técnica e facilidade em combinar com os restantes jogadores. O seu companheiro Postiga é que continua desinspirado, está lento e prende em demasia a bola. A boa exibição do Sporting por pouco ia terminando sem ser em vitória. Apesar de estar o jogo todo a pressionar e a criar situações de perigo a bola não entrava, muito devido á excelente exibição de Diego (guarda redes do Leixões). O golo surgiu devido a um upgrade feito no eixo da defesa. Estava lá Tonel em vez de Polga, que marcou o golo já perto do final num canto.

Com estas três vitórias seguidas o animo subiu. Se mantivermos esta qualidade de jogo é caso para dizer, e digo pela primeira vez, ainda há muito a ganhar esta época.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Luta de Gel Santos

O comentador desportivo Rui Santos têm duas grandes paixões: criticar o Paulo Bento (que ainda hoje o faz) e a inserção da novas tecnologias no futebol.

Em relação ás novas tecnologias chegou esta semana á Assembleia da Republica um petição que defende a utilização destas no futebol. Uma petição que contou com a presença do nosso capitão, presidente e director desportivo. A juntar a estes, ainda nomes bastante importantes do desporto e da sociedade em geral: Eusébio, Rosa Mota, Carlos Lopes, Francisco Balsemão, Hermínio Loureiro, Artur Agostinho, Gilberto Madaíl, entre outros. No meu ver é uma petição com bastantes poucas hipóteses de sucesso. As leis do futebol são feitas a nível global pela FIFA, o que torna que a decisão final não seja tomada em Portugal. Além deste aspecto, recentemente têm-se assistido a medidas por parte da FIFA para melhorar a arbitragem, como por exemplo os cinco árbitros, e as medidas não passam pelas novas tecnologias. Com tão pouca percentagem de sucesso é difícil de compreender o elevado numero de personalidades conhecidas que assinaram a petição.

As novas tecnologias no futebol deixa-me bastante apreensivo. Com certeza que era vantajoso para todos diminuir-se os erros de arbitragem, mas o modelo ideal de uso ainda não foi encontrado. O facto de se usar o recurso ao vídeo iria fazer perder constantemente muito tempo, não deixando o jogo decorrer com normalidade. No futebol nunca se sabe o que uma não marcação de uma simples falta ao meio campo pode fazer, como por exemplo resultar num golo. Logo iria haver num jogo inúmeros pedidos de recurso ao vídeo. No meu entender a única forma de as novas tecnologia auxiliarem no cumprimento das leis de jogo era a inserção de um chip na bola, que daria sinal sonoro ao arbitro quando esta atravessava a linha de golo ou qualquer linha lateral. Era um processo que acima de eficaz era rápido e não influenciava o decorrer do jogo. Para melhorar a arbitragem devia de haver uma profissionalização dos árbitros, visto iria melhorar as capacidades destes. Além da profissionalização também deveria haver uma mudança de mentalidades nos intervenientes do futebol. Dirigentes, adeptos e jogadores têm que saber admitir o erro do árbitro com mais naturalidade, visto que o erro também está muitas vezes presente no trabalho destes.

Para a verdade desportiva é fundamental manter as penas elevadas (descidas de divisão) para os clubes corruptos, mas para todos. Não só para alguns, enquanto outro apenas são penalizados com a perda de seis pontos.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Entrada com o pé direito


O Sporting começou bem o ano de 2010 com uma vitoria frente ao primeiro classificado do campeonato. Uma vitória que deixa o Sporting em muito boa posição para chegar ás meias finais da Taça da Liga. Esta entrada com o pé direito na competição deveu-se muito ao pé esquerdo de Miguel Veloso. Miguel Veloso com um potente remate de pé esquerdo de muito longe da baliza marcou um excelente golo que valeu a vitória.

O Sporting já demonstrou bastante melhorias em termos de jogo. Depois de uma primeira parte fraca, realço a excelente resposta que a equipa deu quando sofreu o empate. A equipa já foi capaz de criar boas jogadas ofensivas. Muito devido a Izmailov, que acrescenta velocidade e técnica ao ataque, confirmando-se como um grande reforço de Inverno. No meio campo a equipa demonstrou boa capacidade de passe (especialmente devido a Adrien e Veloso) criando espaços a pôr a bola nos flancos , que raramente foram bem aproveitados. A entrada de Tonel na defesa foi sinonimo de maior segurança.

Esperamos que esta exibição não tenha sido um caso isolado, mas sim o inicio de uma formação de um equipa que seja capaz de ganhar muitos jogos. A entrada dos reforços no onze vai ajudar bastante na construção de uma melhor equipa.