sábado, 27 de dezembro de 2008

O nosso campeonato

Chegando á paragem de Natal da primeira liga é tempo de ver os jogadores e equipas que têm surpreendido pela positiva e pela negativa.
Equipas revelação: Leixões: Está no segundo lugar empatado com o Porto e com mais 1 ponto do que o Sporting. Um campeonato muito acima do esperado para uma equipa que luta para se manter na primeira liga. As 5 vitorias seguidas fora de casa são o grande responsável por esta posição (venceu Porto e Sporting fora). Beto é um dos jogadores em destaque que já segurou vários pontos á turma de José Mota. Vasco Fernandes, Joel, Elvis e Laranjeiro são o quarteto defensivo responsável por manter a segurança defensiva do Leixões. Bruno China é o jogador muito importante no meio campo da equipa de Matosinhos pois funciona como o pêndulo da equipa. No ataque o Destaque vai para Wesley pois cria jogo e marca muitos golos (7 golos).
Nacional: Em 5 lugar empatado com o Sporting de Braga. Equipa muito forte tacticamente como se viu no jogo com o Benfica em que até aos 60 minutos dominou o jogo e teve muitas oportunidades de perigo. Alonso é um elemento em destaque, este defesa esquerdo ataque muito bem e é sempre um perigo para as defesas contrarias. Nené é possivelmente o novo Adriano do Nacional, esta época já marcou 7 tentos no campeonato demonstrando ser um avançado com um grande instinto finalizador, pode abandonar o Nacional na reabertura do mercado. Acredito que o Nacional vá acabar o campeonato em posição de ir ás competições da UEFA ao contrario do Leixões.
Equipas desilusão da primeira liga: Setúbal: Equipa com plantel para lutar pelas competições é uma das grandes desilusões deste campeonato estando nesta altura na 13º posição. Com jogadores de cariz ofensivo como : Mateus, Leandro Lima, Bruno Moraes, Laionel, Saleiro e Bruno Gama mão há justificação para esta equipa ter o pior ataque da primeira liga a par da Académica com 7 golos. Um campeonato que tinha tudo para correr bem, com jogadores de qualidade de um treinador com provas dadas no futebol português, está a correr mal e o Setúbal ou sobe de rendimento ou pode acabar com a corda na garganta a lutar pela manutenção. Acredito que vai melhorar e acabar o campeonato numa posição tranquila mas longe de um lugar que dê acesso á Europa.
Vitória de Guimarães : Não se esperava um campeonato ao nível do anterior mas pelo menos que estivesse na luta pela Europa, neste momento na 8º posição a 8 pontos do quinto classificado a hipótese de ir á UEFA é mais pela via Taça da Liga ou Taça de Portugal. Se Nuno Assis voltar a jogar o que sabe como outros jogadores da equipa e se chegarem verdadeiros reforços de Inverno a equipa de Cajuda pode protagonizar uma escalada na tabela classificativa mas não acredito que chegue ao quinto lugar que este ano é o ultimo que dá acesso á Europa.

Jogadores em destaque:
Wesley (Leixões): O numero 10 da turma de Matosinhos destaca-se pelos golos que marca. Não me parece que tenha qualidade para jogar num dos grandes mas para este tipo de equipa parece o jogador ideal como o provou na temporada passada ao serviço do Paços de Ferreira e nas temporadas que esteve no Penafiel.
Bruno China (Leixões) Jogador do Leixões já com muitos anos de casa, devido ao bom campeonato do Leixões começa a ser mais falado, pois é o jogador do meio campo que dá equilíbrio á equipa.
Nené (Nacional): Um dos grandes candidatos a artilheiro mor do campeonato, com já se disse o novo Adriano do Nacional. Será que o nacional vai conseguir segurá-lo neste mercado de Inverno.
Suazo (Benfica) Apesar de ainda ter marcado 4 golos no campeonato demonstra um talento a cima da média e dificilmente ficará muito tempo em Portugal. É rápido e têm um remate fácil sendo um perigo constante para qualquer defesa.
Izmailov ( Sporting) Izmailov tem sido o grande motor do futebol do Sporting. Tem uma grande cultura táctica que lhe permite ser muito útil a defender e a sua rapidez é bastante importante no processo ofensivo do Sporting.
Hulk (Porto) Mesmo sem ter pegado de estaca na equipa do Porto aos poucos começou a demonstrar a sua qualidade e hoje é um titular indiscutível na equipa azul e branca. As sua principais arma é a sua força, rapidez e grande potencia de remate com o pé esquerdo. Se souber jogar melhor em equipa podemos estar na presença de um futuro grande jogador.

Eduardo e Moisés (Braga) A defesa menos batida deste campeonato com apenas 5 golos sofridos, deve este facto especialmente a estes 2 jogadores. Eduardo continua com a sua performance que demonstrou no Setúbal e recentemente Jorge Jesus elogiou-o dizendo que seguramente vai ser o próximo número um da selecção nacional. Moisés pegou de estaca na defesa arsenalista, é o patrão daquela defesa que dá segurança ao sector defensivo, é também o capitão de equipa.
William (Paços de Ferreira) Avançado de 26 anos que marcou 8 golos. Mesmo estando numa equipa que não tem um grane caudal ofensivo conseguiu graças ás suas qualidades demonstrar o seu instinto goleador. Infelizmente para o futebol não vai poder jogar mais esta época devido a uma grave lesão.
Jogadores revelação do campeonato
Diego Ângelo ( Naval) Defesa central de 22 anos que cumpre a segunda temporada no Naval ( em 2007\2008 22 jogos com 3 golos) demonstra que têm capacidades para jogar num grande clube. Gostaria de o ver a jogar no Sporting pois é um jovem que pode dar segurança e pode marcar golos devido aos seus 192 cm e pode dar um bom retorno financeiro.
Djalma e Baba ( Marítimo) Estes dois jovens avançados da equipa da Madeira já marcaram no total 7 golos. Estes dois avançados são provenientes do Marítimo B, que demonstram ser positivo uma equipa onde podem rodar jovens jogadores e jogadores com menos jogos. Jogadores rápidos que são perfeitos para sistemas de contra-ataque. Podem com um bocado de mais experiencia de primeira liga darem um salto para uma equipa com maiores objectivos.
Sidnei (Benfica) Jogador que custou caro ao Benfica (5milhões de euros por 50% do passe) tem justificado o investimento. Com apenas 19 anos demonstra ser um defesa central forte mas ao mesmo tempo rápido e que sobe bem á área contraria marcando golos.
Daniel Carriço (Sporting) Graças á lesão de Tonel pegou de estaca na defesa do Sporting. Não demonstrou nervosismo ao actuar no eixo da defesa, também devido ao seu parceiro o campeão do mundo Polga. Pode ser o novo Beto, tem espírito de capitão e sente a camisola. Vai ser difícil manter a titularidade com a recuperação de Tonel, mas é importante pois ainda restam muitos jogos haver mais do que um bom jogador para cada posição.
Miguel Lopes (Rio Ave) Defesa direito da turma de João Eusébio de apenas 22 anos têm demonstrado ser um jogador com futuro. Fez grandes jogos contra o Sporting e o Benfica onde se notabilizou pelo perigo criado pela direita. Provavelmente não passará muito mais tempo no Rio Ave , é melhor ter uma carreira bem pensada e ao contrário de Antunes que anda um bocado perdido em Itália fazer boas opções para o futuro. Pode chegar á selecção nacional daqui a uns tempos apesar da grande concorrência para o posto de lateral direito ao contrário da posição de lateral esquerdo.


A minha equipa :
Beto
Miguel Lopes .........Diego Ângelo..........Bruno Alves..........Alonso
Izmailov.......Bruno China........Raul Meireles
Wesley
Nené.....................William

2 comentários:

Águia atrevida disse...

Acho incrível que a equipa escolhida não tenha jogadores do benfica, que para todos os efeitos lidera o campeonato!

Não é o sentido crítico e isenção que esperamos do muito respeitado autor deste blog.

Mas vou passar a participar activamente, e contribuir com a minha opinião.

RCosta disse...

Na minha opinião não vejo razão para estar um jogador do Benfica na equipa. Apesar de terem passado o Natal em primeiro não há nenhum jogador nesse plantel que se tenha mostrado futebol e consistência para figurar na equipa da liga. Talvez o único que se tenha destacado tenha sido o Quim, mas não pelos bons motivos.

Em relação há equipa da liga, tenho algumas dúvidas quanto ao onze escolhido. O Wiliam é o melhor marcador ainda se aceita, agora há ali outros que a meu ver não estao lá a fazer nada. Acabei agora de conferir a equipa e já não me lembro de alguns jogadores que lá estão.

Quanto a este blog, espero que tenha tudo de bom, que trate das noticias e dos grandes feitos do nosso clube, e que tenha mais participação tanto de sportinguistas como de outros clubes.