domingo, 15 de março de 2009

Incidentes de ontem na bancada sul

O nosso blog conseguiu arranjar declarações, de um dos elementos de um grupo de adeptos do Sporting que ontem tinha como objectivo mostrar o seu descontentamento com o Sporting de hoje. O nosso blog apoia estas atitudes pois os adeptos não podem cair no conformismo e precisamos de lutar pelo que defendemos.
Fica agora o que se passou, contado por quem viveu os incidentes de ontem:

"Boas, o objectivo era colocar as faixas no topo sul, onde normalmente vemos a bola mas tal não foi possível porque a JL tomou essa decisão de não permitir ali as frases. A JL está, tal como as outras claques, comprada pelo Sporting porque o Sporting dá-lhes um conjunto de regalias financeiras a troco de silêncio. Ninguém dos que trabalharam nisto desde 6ª feira pertence a qualquer claque, apenas temos em comum termos sido JL no passado.

Como não foi possível na sul, tivemos que comprar bilhetes para a lateral sul e norte e foi aí que abrimos as tarjas de pano. O objectivo era irmos abrindo uma sequência de frases que iriam culminar com as duas faixas "Vassourada" e "Vergonha" mas não foi possível abrirmos as frases porque não tínhamos gente para as levantar na lateral.

No meu caso, mal levantámos a faixa "Vassourada!", fomos prontamente cercados de sócios que nos tentaram agredir e que se agarraram à faixa, só sendo interrompidos pela chagada de 10 polícias que descarregaram bastonada nos sócios que protestaram e em nós. Tudo isto culminou com a identificação de todos os elementos que abriram a faixa e expulsão do recinto de jogo, uma medida que faz lembrar os tempos do pré-25 de Abril e da PIDE...

Destaque para a solidariedade que prontamente recebemos de malta que estava na Sul, muitos dos quais tinham trabalhado nas frases, solidariedade essa que manifestaram ao empoleirarem-se na grade que separa a sul da lateral."

5 comentários:

Tite disse...

Eu fui uma das adeptas que apelei ao não insulto aos jogadores para que eles não ficassem mais afectados psicologicamente e não corressem o risco de desperdiçar a oportunidade de passar à frente do benfas na classificação.
No entanto, quando percebi aquela actuação pouco consentânea com as liberdade alcançadas com o 25 de Abril odiei ainda mais quem teria encomendado o serviço à polícia que, como é óbvio, todos sabemos que só poderia ter sido e Direcção.
Sou contra a violência mas acho que os sócios têm todo o direito a manifestar a sua indignação.
Tentemos esquecer o desastre alemão (o que acho bem difícil) para não se perder de vista as possibilidades que ainda pairam no horizonte.

VIVA O SPORTING!!!!

Anónimo disse...

Censura" de volta a Portugal - De regresso ao "pré" 25 de Abril?



No seguimento do sucedido no decorrer da segunda-parte do encontro do passado dia 14 de Março contra o Rio Ave, a Associação de Adeptos Sportinguistas informa:

1. Ficámos profundamente preocupados e consternados com a divisão e falta de solidariedade mais uma vez demonstrada entre toda a família sportinguista;

2. Após diversos adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal se manifestarem, dando azo à sua indignação, abrindo duas faixas no estádio dizendo "Vergonha" e "Vassourada", assistiram-se a cenas indignas de um país democrático, com agentes das forças da autoridade a insurgirem-se com aquela manifestação silenciosa, de forma violenta e totalmente despropositada.

3. Colocámo-nos em contacto com os envolvidos no sentido de recolher mais informação sobre o sucedido e foi-nos informado que os agentes em questão, não só não indicaram qual a razão pela qual estavam a retirar a faixa, como expulsaram os sócios do clube do seu próprio estádio e recusaram-se a fornecer a sua identificação, após solicitação dos sportinguistas.

4. Consideramos que esta situação é grave, não só enquanto sportinguistas, mas sobretudo enquanto cidadãos de um estado que se diz democrático.

5. O Gabinete Jurídico da AAS está, neste preciso momento, a elaborar uma queixa-crime contra a Polícia de Segurança Pública a ser entregue na Procuradoria Geral da República e na Inspecção Geral da Admnistração Interna durante a corrente semana.

6. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal irá igualmente ser contactado, no sentido de requerer ao clube uma investigação interna no que à actuação das forças de autoridade no referido caso diz respeito.

Comité Executivo

Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS

Anónimo disse...

A resolução dos problemas internos do Sporting pela polícia é o maior enxovalho que esta direcção nos faz e mais um elemento que prova de que lado eles estão.
Uma palavra também para a JL que acabaram de deixar caír definitivamente a máscara, para quem ainda não tinha visto de que lado estão...

Anónimo disse...

Não é a JL é a direcção da JL, porque a JL não são 2 pessoas...

Sportinguistas não se contentem com pouco, se não qualquer dia somos como o belenenses, como académica, como boavista. Clubes que em tempo ganharam alguma coisa e agora lutam para não descer...

O SPORTING SOMOS NÓS...

Armando Silva disse...

Acontecimentos profundamente lamentaveis... de facto não se pode já mais proibir um adepto do Sporting de manifestar as suas ideias e vontades... O Sporting precisa de todos os verdadeiros sportinguistas, e todos os verdadeiros Sportinguistas são mesmo todos, nem só os que contestam nem só os que apoeiam... Todos amamos o Sporting e temos formas diferentes de mostrar esse amor, é preciso no enatnto, desde que não se recorra à violencia, saber aceitar todas as formas de manifestação...

grande abraço