sábado, 28 de fevereiro de 2009

Porto 0 Sporting 0



LIGA SAGRES - 20.ª JORNADA

FC PORTO-SPORTING

Estádio do Dragão, no Porto
Hora: 20:30
Árbitro: João Ferreira (Setúbal), auxiliado por Luís Ramos e Pais António

EQUIPAS OFICIAIS

FC PORTO - Helton; Pedro Emanuel, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Lucho González, Fernando e Raul Meireles; Hulk, Lisandro e Rodríguez.

Treinador: Jesualdo Ferreira.

Suplentes: Nuno, Stepanov, Tomás Costa, Andrés Madrid, Farías, Mariano e Tarik Sektioui.

SPORTING - Tiago; Pedro Silva, Carriço, Polga e Grimi; Pereirinha, Moutinho, Rochemback e Izmailov; Derlei e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes: Ricardo Batista, Adrien, Caneira, Tonel, Romagnoli, Tiuí e Yannick.
Um jogo bastante feio com muito poucas oportunidades de golo acabou com um previsível 0-0. Um jogo bastante disputado ao meio-campo sempre com muito contacto físico e com a bola sempre longe das balizas.
A primeira parte do Sporting foi boa. O Sporting apresentou-se em campo com a lição bem estudada, especialmente na forma com controlou os avançados do Porto. Na primeira parte o Sporting teve as duas melhores oportunidades de perigo: Izmailov que solto ma área rematou por cima e a melhor oportunidade a partida com Liedson de cabeça a cabecear ao poste.
Ao intervalo encontrava-me confiante pois o Sporting mostrava que o jogo de quarta-feira não tinha deixado moça e que a boa primeira parte iria trazer a equipa leonina mais confiante das cabines. Acabou por acontecer o que não esperava e o Sporting entrou na segunda parte a jogar para o empate, como é comprovado com o cartão amarelo a Tiago por ter passado o segundo tempo a queimar tempo. O Porto mesmo com mais bola não foi capaz de criar perigo pois o Sporting esteve impecável a defender. Neste jogo quem foi Incrível foi a dupla de centrais do SCP, Polga e Carriço estiveram cinco estrelas.
Não percebo o Sporting ter apostado na segunda parte jogar para o empate quando no primeiro tempo demonstrou que estava ao nível dos Corruptos. Com tantos pontos perdido contra as equipas teoricamente pequenas este jogo tinha que dar vitória. Não deu por isso considero um mau resultado. O Sporting tem que recuperar quatro pontos em apenas dez jogos o que é tarefa muito difícil. De positivo deste empate é o facto de o campeonato estar agora mais renhido com a curta vantagem de dois pontos do primeiro para o segundo.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sporting 3 Benfica 2



O Sporting conseguiu manter se na luta pelo título com uma vitória sem espinhas sobre o rival Benfica.
Com 44 mil pessoas nas bancadas, a nossa equipa contou com um grande apoio por parte dos adeptos. O Sporting entrou bem e o inevitável Liedson com um golo de grande efeito pôs o Sporting na frente do marcador, corria o minuto 11. O golo do Sporting não pareceu fazer bem á equipa pois o Sporting entregou a iniciativa de jogo ao Benfica e não voltou a fazer perigo na primeira parte. O Benfica depois de ter ameaçado por Yebda com um cabeceamento ao poste, igualou a partida através de um penalty convertido por Reyes ao minuto 37. O Sporting ia para intervalo a empatar e tinha que voltar das cabines como entrou no primeiro tempo, mas para manter ao longo do últimos 45 minutos.
Mesmo no principio do segundo tempo sem pedir licença Derlei fuzilou Moreira e o Sportig via-se novamente na liderança do marcador. O Sporting não tirou o pé do acelerador e dizimou o Benfica com um recital de grande qualidade. O Sporting ia desperdiçando oportunidades de acabar com a partida. Aos 74 minutos entrou Pereirinha, e com ele o Sporting conseguiu manter o elevado ritmo com que atacava as redes de Moreira. Depois de atirar á barra da baliza, Pereirinha com uma grande jogada centrou a bola com peso e medida para Liedson fazer o que melhor sabe... marcar golos aos lampiões. O Benfica no único remate de perigo da segunda parte conseguiu reduzir a vantagem por intermédio de Cardozo. Uma segunda parte monumental do Sporting que podia ter deixado o resultado muito mais dilatado.
É preciso dar continuidade a esta grande exibição e ir ganhar ao Dragão. Se o Sporting conseguir até final do campeonato jogar a este nível, o que é muito difícil, então ainda vamos a tempo de redimir os erros passado e lutar-mos pelo título.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Derby



Hoje a partir das 8 da noite Lisboa vai parar para se assistir ao Derby. É o jogo da verdadeira paixão. Não é só um simples jogo, este é O Jogo.
O jogo do amor ao Sporting e do ódio ao Benfica. Na verdade sem esta rivalidade que já dura há anos e que sempre há-de durar, o Sporting não seria o mesmo e nem teria tantas histórias para contar . Os adeptos já só pensam no jogo, no momento em que as equipas entram em campo a música do Sporting toca, e a partir daí como dizia o Jorge Perestrelo " Aguenta coração, aguenta coração."
O Sporting devido aos erros que foi acumulando ao longo da época, só pode ganhar para se manter na luta pelo título. Espero muita emoção, muitos golos e acima de tudo que no final do jogo o Sporting ganhe e que possa ver na cara dos lampiões a tristeza da derrota.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Belenenses 1 Sporting 2



Liga Sagres, 18.ª jornada

BELENENSES-SPORTING

Estádio do Restelo, em Lisboa
Hora: 20:30
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

EQUIPAS OFICIAIS

BELENENSES
Júlio César, Cândido Costa, Ávalos, Carciano, Rodrigo Arroz, Tininho, Diakité, Mano, Zé Pedro, Silas e Saulo.

Suplentes: Assis, Kiko, Gómez, Wender, Marcelo, Vinícius e Roncatto.

Treinador: Jaime Pacheco.

SPORTING
Tiago, Pedro Silva, Carriço, Polga, Veloso, Rochemback, Izmailov, Vukcevik, Adrien, Liedson e Derlei.

Suplentes: Ricardo Batista, Caneira, Tonel, Pereirinha, Romagnoli, Postiga e Yannick Djaló.

Treinador: Paulo Bento.

Um jogo em que só podia dar vitória para o Sporting se manter na luta pelo titulo, o Sporting conseguiu o seu objectivo com uma vitoria arrancada a ferros.
O Sporting apresentou uma táctica diferente, apresentando um 4-4-2 clássico em vez do habitual losanglo. Adrien e Rockemback no centro e Izmailov e Vukcevik nas alas. Na primeira parte o Sporting dominou claramente o jogo mas não soube aproveitar as oportunidades que tiveram. Derlei e Liedson não aproveitaram as poucas oportunidades. Izmailov com tem sido hábito foi o grande dinamizador de jogo , com Vukcevik a mostrar-se um pouco individualista e Derlei muito empenhado na frente de ataque e com um Liedson em baixo de forma.
A segunda parte começou praticamente com um golo do Belenenses caído do céu sem nada o justificar. O Sporting sentiu o golo e podia ter sofrido o 2-0. Quando já muita gente pensava que este seria o jogo em que o Sporting se despediria da luta pelo titulo, mas não. Com a artilharia pesada em campo,Djaló, Liedson, Postiga e Vuk o Sporting virou o jogo em 4 minutos. Primeiro aos 75 minutos Postiga oferece o golo a Vuk. Passado 4 minutos Vuk com um grande passe deixa Postiga na cara do golo que com um chapéu põe o Sporting na liderança do marcador. Djaló e Liedson ainda podiam ter dado outro volume ao marcador.
Foi uma vitoria mais com o coração do que com a cabeça. Vitória muito importante mas em vão se os próximos dois jogos não forem duas vitorias. Pode ter sido o jogo da viragem, podemos e temos qualidade para daqui em diante fazermos uma boa serie de vitórias como as equipas de Paulo Bento já nos habituaram em anos passados.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sporting 2 Sporting de Braga 3

LIGA SAGRES - 17.ª JORNADA

SPORTING-SP. BRAGA

Estádio José Alvalade, em Lisboa

Hora: 19:00

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

EQUIPAS OFICIAIS

SPORTING - Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga, Caneira; Rochemback; Pereirinha, Moutinho, Izmailov; Derlei e Vukcevic.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Tonel, Miguel Veloso, Adrien, Romagnoli e Tiuí.

SP. BRAGA - Eduardo; João Pereira, Moisés, André Leone, Evaldo; Alan, Vandinho, César Peixoto, Luis Aguiar; Rentería e Meyong.

Treinador: Jorge Jesus.

Suplentes: Mário Felgueiras, Mossoró, Stélvio, Frechaut, Matheus, Jorginho e Orlando Sá.




A jornada 17ª do campeonato deveria ser aproveitada para ganhar pontos aos directos adversários, mas acabou por acontecer o contrário. Com o empate no Dragão e a derrota em Alvalade o Sporting voltou a atrasar-se na luta pelo título.
A primeira parte foi jogada muito a meio campo, com poucas oportunidades de perigo. O Sporting de Braga mesmo assim teve as melhores oportunidades, com Rui Patrício a fazer uma bela defesa ao evitar o golo a Renteria.
A segunda parte começou com o Sporting a tentar mudar o rumo dos acontecimentos mas sem criar perigo. O Braga rapidamente equilibrou e chegou á vantagem. Corria o minuto 59 , Meyong fez o golo depois de uma grande cerimonia da defesa do Sporting para aliviar bola da grande área. O Sporting conseguiu reagir e depois de Rochemback ter ameaçado de livre, Derlei deu o empate estreando-se a marcar na liga. Com o golo, e com os adeptos a apoiar a equipa a vitória parecia alcançável ao conjunto leonino.
Mas o Braga ao realizar uma grande exibição não deu hipóteses ao Sporting e acabou com o jogo em três minutos, Renteria aos 80 minutos e depois Mossoro aos 83 minutos. O Sporting ainda foi capaz de demonstrar uma boa atitude e conseguiu reduzir por intermédio de Izmailov. No momento do segundo golo já eram muitos os adeptos que tinham abandonado o estádio.
Na defesa destaque pela positiva para Carriço, fez uma bela exibição mostrando-se rápido nas dobras e sempre concentrado ao longo do jogo. Pela negativa os dois laterais do Sporting, Abel e Caneira. Voltaram a demonstrar muitas dificuldades quer a defender quer a atacar. Ao invés de fazerem a cabeça em água aos adversários iam fazendo antes ao adeptos do Sporting.
O meio campo teve muito apagado perdendo a batalha do meio campo para o Sporting de Braga. Pereirinha, que tinha deixado boas indicações nos jogos anteriores não teve ao nível que se pretendia. Moutinho estranhamente teve uma exibição bastante apagada, que se reflectiu em toda a equipa. Vuckevic e Derlei no ataque mostraram muita vontade e realizaram boas exibições. Vuckevic mostrou-se em alguns momentos um bocado individualista.
Apesar da má exibição da equipa do Sporting, os adeptos não se podem queixar da atitude da equipa. O Sporting nunca desistiu e tentou sempre dar a volta aos acontecimentos.
Esta derrota acabou com a margem de erro da equipa, os próximos três jogos vão ter que ser três vitorias por se não…..

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sporting 4 Porto 1


O Sporting garantiu neste fim de tarde a presença na final da Taça da Liga. Mesmo sendo uma competição menosprezada pelas equipas e pelos adeptos é importante estarmos na final.A final vai ser realizada dia 22 Março contra os Lampiões, espera-se que seja um bom espectáculo pois esta competição tem tido pouco entusiasmo e na verdade têm sido marcada pela recente polémica e pelas constantes queixas dos clubes ao modo como a competição é elaborada.
O Sporting apresentou o seguinte onze: Tiago,Pedro Silva, Tonel, Polga, Grimi; Adrie,Moutinho, Izmailov, Romagnoli, Vuckevic e Postiga. O Porto com se esperava-se apresentou um onze sem nenhum dos habituais titulares. Falando do jogo, o Sporting viu-se cedo em desvantagem com o Porto a adiantar-se no marcador aos 8 minutos. O Sporting reagiu bem e depois de Postiga ter desperdiçado duas oportunidades, Romagnoli não desperdiçou uma grande penalidade. O penalti é algo duvidoso, mas aos 36 minutos o Sporting voltava a repor a igualdade. O Sporting ainda teve mais duas chances até ao intervalo mas Nuno parou os remates de Moutinho e Tonel.
O Sporting começou bem o segundo tempo e outra vez de penalti Romagnoli facturou e o Sporting pela primeira vez via-se adiantado no marcador, corria o minuto 48. Até final do jogo o destaque vai para Derlei, que parecia o Derlei dos bons velhos tempos quando jogava pelos Corruptos. O primeiro golo é a maior parte de Vuckevic, que com um toque primoroso de calcanhar isolou Derlei, que com classe tirou Nuno da frente e fez o 3-1. O ultimo golo de Derlei valia o preço do bilhete, num remate acrobático o ninja fez um golo de belo efeito.
O Sporting está com justiça na final pois levou a competição a sério e proporcionou aos seus adeptos dois bons jogos de futebol o de hoje, e o de contra os Paços. Mesmo jogando contra o Porto B o Sporting realizou uma boa exibição e teve o prazer de espetar com quatro golos nos corruptos.