segunda-feira, 30 de março de 2009

O congresso do Sporting

Não tive a oportunidade de acompanhar o congresso do nosso clube que se realizou este fim de semana, por isso estou algo á toa sobre este assunto. Destaque para que a maioria das recomendações foram aprovadas. Quem esteve presente, ou sabe bem o que se passou deixe comentário a explicar os pontos mais importantes do congresso. Deixo os textos que estavam no site do Sporting, o primeiro sobre sábado e o segundo um apanhado geral:


Primeiro dia de intenso debate!

Terminado o primeiro dia do Congresso Leonino, que está a decorrer desde a manhã de sábado, em Santarém, os delegados, nas quatro secções, aprovaram 141 das 210 recomendações apresentadas e que serão levadas este domingo a plenário.

O final da manhã e a tarde de sábado foram altamente produtivos, pois os delegados ouviram as apresentações temáticas, deram as suas sugestões e esclareceram todas as dúvidas que tinham.

Diz-se que da discussão nasce a luz e poderá ter sido isso mesmo que aconteceu em Santarém, num espaço amplo de debate aberto aos diversos pontos de vista dos delegados. A secção Sócios e Adeptos, com 81 das 95 recomendações aprovadas, e a secção Modelo de Sustentabilidade financeira, com 15 das 34 recomendações aprovadas, foram as mais prolongadas do dia, até porque os temas debatidos focavam muitas das questões que mais preocupavam os sportinguistas. O projecto de reestruturação financeira, a redução do passivo do Sporting, a passagem da Academia para a SAD, o controlo do Clube na SAD, os direitos e deveres dos sócios efectivos e correspondentes, a reformulação do Conselho Leonino, a relação dos Núcleos com o Sporting e a criação de uma Assembleia delegada e referendária, foram os assuntos mais «quentes» em discussão. Nos Desafios do Eclectismo foram aprovadas 30 das 38 recomendações e no Modelo Estratégico do futebol foram validadas 15 das 25 recomendações apresentadas.

À saída dos trabalhos, Rogério Alves regozijou-se com a aprovação da sugestão que defende a valorização do papel dos sócios no Clube.”É uma proposta que tem como finalidade cumprir a necessidade de cativar as dezenas e centenas de milhares de adeptos do Sporting, que não são sócios e deveriam sê-lo. No contacto entre os órgãos directivos e os sócios, havia muita pergunta que tinha de ser feita. Por vezes, são questões pontuais que intrigam os sócios e eles não têm um meio expedito e rápido de esclarecer. Aqui, os órgãos directivos estiveram à disposição para responder a tudo”, disse.

António Menezes Rodrigues, vice-presidente do Conselho Directivo exaltou a aprovação de uma recomendação que defende o aumento do “suporte de apoio do clube, com sócios, no sentido que os sócios correspondentes participem na vida do clube”, mostrando-se igualmente satisfeito com a aprovação da proposta de criação de uma “Assembleia delegada da Assembleia Geral para decidir sobre assuntos relevantes da vida do Sporting".

Já Filipe Soares Franco ficou entusiasmado com “a elevada participação de sócios interessados em discutir o futuro do Sporting”, frisando igualmente a importância da aprovação das recomendações para a criação das Assembleias delegada e referendária que, segundo o presidente, representam “um enorme passo no sentido da inovação do clube e dos seus estatutos”.
Ainda antes dos congressistas abandonarem o CNEMA, foi servido um jantar e durante o mesmo puderam assistir ao encontro entre Portugal e Suécia. No intervalo da partida actuou o Rancho Folclórico do Bairro das Fontainhas, de Santarém.

Para domingo os trabalhos iniciam-se pela 9h30, com uma votação em plenário na generalidade às 141 recomendações aprovadas na véspera.

Texto: Andreia Alexandre e Sandro Baguinho
Fotos: Pedro Cruz



Um passo para o Sporting do futuro!

As expectativas foram superadas. O Congresso Leonino, sob a divisa conquistar o futuro em época de globalização, foi uma demonstração inequívoca de sportinguismo, democraticidade, debate de ideias e inovação.

Os «leões» disseram presente e votaram, em plenário 133 das 141 recomendações. Sendo que o Sporting não realizava um Congresso há 13 anos, o presidente do Conselho Directivo congratulou-se não só com a adesão dos sportinguistas a esta iniciativa, como enalteceu o trabalho realizado pela Comissão Organizadora e funcionários do Clube. Ao fazer um balanço do dia e meio de debate, Soares Franco realçou: “Aprovámos 130 recomendações que, embora não sendo vinculativas, serão sempre muito importantes para o futuro do Sporting.
Os quatro temas do Congresso foram amplamente debatidos, discutidos e foram tomadas decisões. Quando se decide na vida está a querer dar-se um passo na caminhada. Votar e decidir é importantíssimo e durante este dia e meio soubemos decidir muita coisa que estava em dúvida na mente dos sportinguistas.”

Durante a sessão de plenário há a destacar a aprovação com 100 por cento dos votos da recomendação número 15 da secção Modelo Estratégico do futebol: “A vertente comportamental e psicológica dos jovens jogadores deve merecer uma especial atenção em todo o processo de formação…”.

As recomendações que tiveram maior equilíbrio entre votos favoráveis e contra foram “um maior esforço no financiamento e na procura de patrocínios para as modalidades”, a redução do preço dos ingressos na bancada superior, tendo em conta a maior distância do relvado e questões de espaços para que todas as claques ficassem situadas na bancada sul do Estádio.

As restantes propostas receberam a aceitação generalizada do plenário, fora as oito que não foram aprovadas. Antes do final dos trabalhos, o presidente da Mesa do Congresso, Rogério Alves, levou a votação duas moções extra apresentadas por Paulo Abreu e por Pedro Ramires. A primeira, entretanto aprovada, sugeria um voto de louvor ao Conselho Directivo, à Comissão Organizadora, presidida por Ernesto Ferreira da Silva, e à equipa que o acompanhou e especialmente ao congressistas pela forma cívica como participaram no congresso. A segunda, que acabou por ser rejeitada, pedia a inexistência de Assembleias Gerais nas dez semanas prévias às eleições do próximo mês de Junho.

Após o discurso de Filipe Soares Franco, toda a assembleia se levantou para aplaudir de pé o líder máximo dos «leões».

Texto: Andreia Alexandre e Sandro Baguinho
Fotos: Pedro Cruz

quarta-feira, 25 de março de 2009

Sempre que abres a boca....


Cada vez fico mais desiludido com este boi do Carlos Martins. A entrevista de hoje ao record, só demonstra o tão fraco ele é. Aquela cara de gozo que hoje está na capa do jornal, irrita qualquer adepto do Sporting. Acho que no entender dele, deve de pensar que o clube dele está melhor do que nós. Então é melhor que comece a olhar para a classificação da liga. Não sei se ele pensa que é culpa do Sporting ele ser um jogador tão fraco como é. Mas afinal se não fosse o Sporting provavelmente era ainda mais fraco do que é. Grandes promessas para esta época nos lampiões, mas afinal mais uma época fraca sem fazer nada de jeito. Se não tem lugar neste meio-campo do Benfica então acho melhor começar a dedicar-se a outro desporto. Um jogador que vai passar ao lado de uma carreira que podia ser interessante, apenas devido ao facto de não ter nada naquela cabeça.

domingo, 22 de março de 2009

Nasceu um novo herói


Ontem á noite nasceu um novo herói para os adeptos de Sporting. Este herói chama-se Pedro Alves da Silva. Não é dos melhores jogadores do Sporting, até pode haver duvidas se têm qualidades para o Sporting. Mas ontem ganhou um lugar no coração dos adeptos do Sporting.
Houve jogadores que entraram na memoria dos adeptos por golos contra o Benfica, golos que deram títulos ou jogadores que sempre demonstraram ser fieis ao Sporting. Pedro Silva entra nesta galeria por ter sido um verdadeiro leão.
A atitude atirar a medalha ao chão demonstra uma atitude que teria sido desejada por toda a equipa. Pena é não ter atirado a medalha contra o Lucílio ou contra a cara do Hermínio Loureiro.
Muito provavelmente vai ter um grande castigo, mas o apoio dos adeptos do Sporting esse nunca vai perder.
PEDRO SILVA!!!!!

sábado, 21 de março de 2009

Sporting 1 (2) Lampiões 1 (3)



FINAL DA TAÇA DA LIGA
Estádio do Algarve, em Faro
Hora: 19:45
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

EQUIPAS OFICIAIS

SPORTING
Tiago, Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Pereirinha, Rochemback, João Moutinho, Vukcevic, Derlei e Liedson.

Suplentes: Rui Patrício, Adrien, Tonel, Yannick, Postiga, Romagnoli e Abel.

Treinador: Paulo Bento.

BENFICA
Quim, Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, David Luiz, Katsouranis, Ruben Amorim, Reyes, Aimar, Nuno Gomes e Suazo.

Suplentes: Moreira, Cardozo, Di María, Carlos Martins, Jorge Ribeiro, Yebda, Sidnei.

Treinador: Quique Flores
O Sporting perdeu esta noite a taça da liga, num jogo que fica marcado pela exibição do “árbitro”. O “árbitro” ofereceu a taça aos lampiões, sem que estes fizessem algo para merecerem.
Numa primeira parte renhida, as ocasiões de golo dividiram-se entre as duas equipas. Liedson teve a melhor ocasião, mas David Luis evitou o golo em cima da linha. Destaque para Tiago, que fez duas boas defesas: a primeira a fazer a mancha a um remate de Nuno Gomes e a segunda a um livre de Aimar. No primeiro tempo o jogo não foi muito bem jogado, um futebol muito viril e com muitos jogadores a precisarem de receber assistência médica.
Na segunda parte o Sporting entrou melhor, e Pereirinha marcou o golo que punha o Sporting na liderança do marcador. O Sporting manteve o ritmo e esteve perto de dilatar a vantagem. Quando faltavam 15 minutos para o Sporting erguer a taça e quando o Benfica não demonstrava capacidade para empatar o jogo, entrou em cena o artista do costume. O “árbitro” marcou um penalty que só ele viu e expulsou Pedro Silva. Quando se diz que só ele viu é mesmo verdade, pois o árbitro assistente dava indicações que não era. Como disse PB ,era o que convinha ao arbitro que fosse.
Nos penaltys o Sporting não foi feliz, mas mesmo assim destaque para as boas defesas de Tiago. Para mim o MVP é o Pereirinha, não só pelo golo mas por toda e velocidade que deu ao meio-campo. Um substituto á altura do Izmailov.Pedro Silva também foi dos melhores. Estamos contigo Pedro Silva. Vais ser castigado, mas nunca andarás sozinho!!!!
O jogo fica marcado pela vergonhosa arbitragem, pois se não fosse ela a taça tinha vindo parar á sala de troféus do Sporting.
Os jogadores do Sporting, desta vez, merecem os parabéns. A atitude da equipa foi exemplar e mostraram ser verdadeiros leões. A atitude de Pedro Silva ao atirar a medalha que recebeu é bem feita, pois os jogadores não podem pactuar com esta arbitragem nojenta que constantemente inclina o campo a favor do adversário do Sporting. Na minha opinião os jogadores deveriam de ter abandonado logo o relvado, sem ninguém receber as medalhas. Deixem os Lampiões festejarem, pois como eles são fracos já ganharam a época com uma competição que nem ao menino Jesus interesse.
Força Sporting, contra tudo e todos vamos ganhar.

domingo, 15 de março de 2009

Incidentes de ontem na bancada sul

O nosso blog conseguiu arranjar declarações, de um dos elementos de um grupo de adeptos do Sporting que ontem tinha como objectivo mostrar o seu descontentamento com o Sporting de hoje. O nosso blog apoia estas atitudes pois os adeptos não podem cair no conformismo e precisamos de lutar pelo que defendemos.
Fica agora o que se passou, contado por quem viveu os incidentes de ontem:

"Boas, o objectivo era colocar as faixas no topo sul, onde normalmente vemos a bola mas tal não foi possível porque a JL tomou essa decisão de não permitir ali as frases. A JL está, tal como as outras claques, comprada pelo Sporting porque o Sporting dá-lhes um conjunto de regalias financeiras a troco de silêncio. Ninguém dos que trabalharam nisto desde 6ª feira pertence a qualquer claque, apenas temos em comum termos sido JL no passado.

Como não foi possível na sul, tivemos que comprar bilhetes para a lateral sul e norte e foi aí que abrimos as tarjas de pano. O objectivo era irmos abrindo uma sequência de frases que iriam culminar com as duas faixas "Vassourada" e "Vergonha" mas não foi possível abrirmos as frases porque não tínhamos gente para as levantar na lateral.

No meu caso, mal levantámos a faixa "Vassourada!", fomos prontamente cercados de sócios que nos tentaram agredir e que se agarraram à faixa, só sendo interrompidos pela chagada de 10 polícias que descarregaram bastonada nos sócios que protestaram e em nós. Tudo isto culminou com a identificação de todos os elementos que abriram a faixa e expulsão do recinto de jogo, uma medida que faz lembrar os tempos do pré-25 de Abril e da PIDE...

Destaque para a solidariedade que prontamente recebemos de malta que estava na Sul, muitos dos quais tinham trabalhado nas frases, solidariedade essa que manifestaram ao empoleirarem-se na grade que separa a sul da lateral."

Sporting 2 Rio Ave 0

Um jogo bastante fraco da equipa do Sporting o que quer dizer um jogo á Sporting de Paulo Bento.
O Sporting na primeira parte entrou mal, sendo o Rio Ave que começou ao ataque. João Moutinho num belo golo pôs o Sporting em vantagem, corria o minuto 22. Já na compensação do primeiro tempo uma falta de Bruno Mendes á entrada da ara do Rio Ave, acabou com o jogo. o jogador do Rio Ave foi expulso, e na cobrança do livre Rochemback marcou o segundo golo. . Com mais um jogador e com uma vantagem confortável, os adeptos leoninos esperavam uma segunda parte com golos e bom futebol.
Mas quem pensava isso, deve de se ter esquecido que o nosso treinador é o Paulo Bento. Na segunda parte assistimos a vacas a pastarem no relvado de Alvalade. O Sporting em vez de brindar os adeptos com um bom espectáculo optou por um jogo feio, que quase fazia adormecer os 19 500 adeptos presentes no estádio.
Num jogo sem rasgos e muito monótono e meu destaque vai para carriço e João Moutinho.
O primeiro é claramente o elemento da defesa que demonstra mais tranquilidade e segurança. Caneira e Polga demonstram estar a passar por más fases. João Moutinho foi o principal responsável do ( muito) pouco que se passou de bom no jogo do Sporting.
O principal factor de interesse do jogo esteve nas bancadas e foi provavelmente isso que fez que os adeptos não adormecessem. Pode-se dizer que os aplausos venceram os assobios. A Juve Leo mostrou o seu protesto mantendo em silêncio durante quase o jogo inteiro, e aproveitou o minuto de silencio para insultar a equipa. O destaque vai para a intervenção da policia no principio da segunda parte. Uma atitude vergonhosa a dar porrada em adeptos que através de faixas mostravam o seu desagrado. Em que ano estamos??? Provavelmente mais uma bela atitude desta direcção a dar estas ordens aos policias. Mais vergonhosa foram adeptos do Sporting a aplaudirem a atitude da policia, enquanto descarregavam em adeptos dos seus clubes. Agora já nem nos podemos expressar, onde isto vai parar?
Um jogo marcado pela vergonha: o péssimo jogo da equipa e algumas atitudes nas bancadas. O Sporting precisa de uma nova direcção que de outro rumo ao Sporting, pois se tudo continuar assim vão ser cada vez menos no estádio.

sábado, 14 de março de 2009

Algo vai podre no reino do leão


Vivem-se dias difíceis em Alvalade. A humilhação sofrida esta semana está a deixar marcas no clube.
Os adeptos como não podia deixar de ser, sentem-se ofendidos com esta equipa, pois não respeitaram a história centenário do clube. O que se deve fazer neste momento, mais propriamente no jogo de amanhã? Apoiar a equipa? Acho que neste momento apoiar a equipa era cair no conformismo. Os adeptos não podem permitir que situações destas voltem a acontecer. Isto nunca há-de passar com palmadinhas na costas a dizer que está tudo bem. É preciso uma revolta, os culpados precisam de pagar por esta humilhação. Os adeptos precisam de se unir e mostrar que a equipa precisa de tomar outro rumo. Na minha opinião os adeptos deviam de comparecer no jogo, mas mantendo-se em silencio excepto para insultar a equipa. É o mais correto? Não, podem ter razão. Mas é preciso mostrar que ainda há adeptos que não se conformam com o Sporting de hoje, que querem ver leões lá dentro. A Juve Leo já disse através do seu presidente que vai apoiar a sua equipa. Não me parece o melhor, pois nas claques do Sporting existe a normal revolta por tudo o que se têm passado. Era mau que até as claque estivessem a cair no conformismo que se alastra pelo clube.
Qual é este conformismo? É ficarmos satisfeitos com segundos lugares, admitir pesadas derrotas europeias, o João Moutinho ser o nosso capitão a falta de adeptos no estádio. São todos estes aspectos que estão a matar o Sporting.

Além de tudo isto existem problemas no balneário do Sporting que não podem ser disfarçados. O caso mais grave é o do Miguel Veloso. Na minha opinião é uma ofensa para todos os verdadeiro sportinguistas o Veloso estar no Sporting. Manuel Fernandes, figura histórica do Sporting, veio a publico criticar Veloso dizendo que se lhe dá demasiada importância e dizendo para ele se ir embora. Também a JuveLeo se manifestou contra este jogador dizendo que não faz parte do balneário do SCP e que não o vão apoiar. Cada vez mais os sócios e adeptos do Sporting têm menos paciência para este animal. Rochemback, de uma forma indirecta, dizendo aos adeptos, que eles sabiam quem cria mau ambiente também salientou que o ambiente na equipa não é o melhor. Agora até a mulher do Polga, vem dizer que ele anda a jogar lesionado. Mas onde isto vai parar
Algo vai podre no reino do leão,

terça-feira, 10 de março de 2009

Bayern 7 ?????????? 1


Não há nada a dizer. Isto é mau de mais para ser verdade.
São uma vergonha para todos os sportinguistas, mancharam o nome do clube.
Se o avião se despenha-se não se perde nada.
Mais nada adizer pois era feio estar aqui a chamar nomes feios a eles e a mandar ir para lugares menos próprios.

domingo, 8 de março de 2009

Rui Silva de Ouro


Parabéns ao atleta do Sporting que hoje se sagrou campeão da Europa.
Depois de ter passado uma fase dificil com muitas lesões voltou em grande, como um leão.

sábado, 7 de março de 2009

Sporting 2 Paços de Ferreira 0



LIGA SAGRES - 21.ª JORNADA

Estádio José Alvalade, em Lisboa
Hora: 19.00
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto), auxiliado por Rui Licínio e João Silva

EQUIPAS OFICIAIS

SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva, Carriço, Polga e Caneira; Pereirinha, Adrien, João Moutinho e Izmailov; Derlei e Liedson.

Suplentes: Tiago, Ronny, Tonel, Abel, Vukcevic, Yannick e Tiuí.

Treinador: Paulo Bento.

PAÇOS DE FERREIRA - Coelho; Danielson, Ozéia, Kelly; Ferreira, Dedé, Ricardo, Pedrinha e Jorginho; Edson e Leandro Tatu.

Suplentes: Cássio, Chico Silva, Paulo Sousa, Cristiano, Kiko, Carlos Carneiro e Jorginho II.

Treinador: Paulo Sérgio.




O Sporting jogou o suficiente para ganhar os três pontos, num jogo em que o Paços não foi capaz de incomodar o Sporting.
O Sporting entrou bem no jogo, com uma boa atitude, jogando desde cedo ao ataque. Acabou por ser premiado logo com uma vantagem de dois golos aos 33 minutos. Liedson , aos 7 fazendo o nono golo no campeonato, e Derlei ,aos 33 fazendo o terceiro no campeonato, colocaram o Sporting em excelente posição para ganhar o jogo. A primeira parte ficou marcada com a eficácia do Sporting e a aptidão do Paços sem incomodar a baliza de Rui Patrício.
Da segunda parte há muito pouco a contar. Apenas o golo mal anulado ao Carriço (já merecia pelo que tem jogado) e uma oportunidade falhada pelo João Moutinho. O Sporting devia de ter aproveitado a segunda parte para marcar mais golos e proporcionar um bom espectáculo aos seus adeptos. Ás vezes parece que os intervenientes do futebol se esquecem que o futebol é um espectáculo.
Toda a equipa do Sporting muito bem no processo defensivo, deixando Rui Patrício com uma noite muito descansada. A dupla Pedro Silva\Pereirinha esteve muito bem a dar dinâmica ao ataque com uma grande facilidade a chegarem á linha de fundo. O meio campo teve todo a um nível regular, com Adrien a dar um passo para daqui em diante se poder afirmar no Sporting. A dupla de atacantes esteve muito lutadora mas acima de tudo muito eficaz. Destaque para o facto do Sporting ter acabado o jogo com 7 jogadores formados no Sporting.
Destaque para o bom ambiente em Alvalade (32 00 adeptos). A boa casa foi especialmente devido ás muitas leoas que aproveitaram os preços baixos dos bilhetes e estiveram presentes a apoiar o Sporting. A onda na segunda parte demonstra o ambiente que se ia sentindo no estádio. No intervalo uma merecida homenagem aos títulos das camadas jovens do Sporting, com os leõezinhos a darem as suas voltas ao estádio com os troféus ganhos.
Pela negativa desta jornada o facto de o Porto ter ganho ao Leixões perdendo um oportunidade de perder pontos. Faltam nove finais em que a margem de erro é nula.
Força Sporting seremos campeões, seremos campeões!!!!