sábado, 26 de setembro de 2009

Tiros nos pés e árbitro afundam Sporting





O Sporting foi uma equipa lutadora, mas com os erros infantis que cometeu e também com a arbitragem que se viu era impossível fazer melhor.

O Sporting voltou a entrar mal no jogo e a sofrer um golo cedo, que pôs o Porto a jogar na forma de que mais gosta que é em contra ataque. Não é infelicidade começar cedo a perder, é antes burrice por parte da equipa que demonstra não ser adulta. O lance do golo acabou por resultar de dois erros. O primeiro foi o do senhor do apito, que assinalou uma falta que nunca na vida era, só mesmo naquele intestino que está no lugar do cérebro. No livre foi a vez de Polga cometer um daqueles erros que ainda são mais caros do que o Cristiano Ronaldo. Depois de ter ganho a posição em relação ao Falcao, deixou-se antecipar e pronto...O Sporting continuou perdido durante os primeiros 15 minutos e podia ter sofrido mais golos, muito devido ao Grimi ter sido literalmente rebentado pelo Hulk. O Sporting até final do primeiro tempo conseguiu equilibrar, ganhando mesmo um ascendente, e criado várias oportunidades de perigo. Matás desperdiçou um lance na cara do guarda-redes, Postiga cabeceou á barra e Helton a defender uma bola em cima da linha, foram as soberanas chances que o Sporting não aproveitou.

A segunda parte, quando se esperava um Sporting por cima do Porto, infantilmente aconteceu o contrário. Pouco tempo depois do reatamento do jogo, um penalty de Polga que lhe valeu a expulsão mudou o jogo. O jogo só não acabou aqui porque Patricio conseguiu parar o penalty. O Sporting com dez equilibrou o jogo, mas o ocasiões de golo não chegaram, sentiu-se muito a falta de um jogador lá na frente. O Sporting bem lutou,mas o Porto conseguiu controlar o jogo. No final do jogo com os nervos faltou cabeça e Veloso e Paulo Bento foram exoulsos.

O Sporting tem que entrar melhor nos jogos e também o Polga não pode jogar. Polga já desde o final da época passada que não tem pedalada para o Sporting, ainda por cima quando temos o Tonel que demonstra muitas mais qualidades. O senhor do apito acabou por ter influencia no resultado, o livre do golo não existe, o Meireles devia de ter sio expulso ainda no primeiro tempo e os primeiros amarelos de Veloso e Polga foram mal mostrados. Ficou demonstrado que o Sporting não é nada inferior ao Porto, que "apenas" comete infantilidades que se pagam caro em alta competição. Neste momento a oito pontos da liderança as coisas tão complicadas, mas ainda falta muito e hoje mostrámos que com muita mais concentração temos equipa.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As habituais decisões do nosso futebol

Se para um bom jogo é importante o arbitro passar despercebido, então o Porto- Sporting deste sábado já começou mal. O árbitro Duarte Gomes foi o escolhido para arbitrar a partida, tudo normal sem ser apenas um “pormenor sem importância”, o Sporting tem neste momento um processo instaurado contra o mesmo árbitro, tendo pedido recentemente o recurso. O Sporting tinha apresentado queixa á Comissão disciplinar da Liga, devido aos incidentes entre Duarte Gomes e treinador de guarda-redes do Sporting, Ricardo Peres, no jogo entre Sporting e Setúbal da época passada que acabou com o árbitro a empurrar Ricardo Peres.
Já sabemos que em Portugal se pode ganhar campeonatos á pedrada por isso nem fiquei muito espantado mas mesmo assim achei um “bocado “ estranho. O Vítor Pereira, ou seja lá quem for o otário que elege os árbitros para os jogos, sinceramente não deve de ter nada dentro da cabeça. Então no meio de tantos árbitros vão logo escolher o que está com um processo de um clube que vai arbitrar!? Nem estou a dizer que isto á mau para o Sporting, é mau para o jogo. O árbitro vem entrar em campo já condicionado e por exemplo, um lance polémico na nossa área pode ter problemas em marcar penalty para o Porto, porque depois vai logo começar uma especulação do caraças. Bem se o objectivo é estragar os jogos, parabéns porque já deram um grande passo para isso acontecer.
Ainda vão a tempo de poderem voltar atrás com a decisão para bem do espectáculo, basta terem tomates. É pena o nosso futebol ser constantemente marcado por estas atitudes que denotam uma falta de profissionalismo mas ainda mais de inteligência.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Do desespero á loucura

Eram três pontos importantíssimos que estavam em jogo em vésperas de uma ida ao Dragão, e esses pontos foram conquistados mas de uma maneira em que muita gente ia morrendo de ataque cardíaco.
O Sporting teve uns primeiros 25 para esquecer, que podiam ter saído bem caros. A defesa mostrou a falta de qualidade dos seus intérpretes, deixando entrar muita água que ia afundando a equipa toda. Em dois lance de contra ataque bem executados pelo jogadores do Olhanense, o Sporting sofreu dois golos. Ambos por dois jogadores emprestados pelo Porto, primeiro Rabiola e depois um grande golo de Castro. O meio campo estava completamente desligado, não conseguia fazer passes perdendo muitas bolas. Toda a equipa mostrava falta de organização, pois muitas vezes, vários jogadores adversários ficavam com muito espaço no nosso meio campo. O Olhanense teve perto de fazer o 3-0, num lance em que a defesa volta a estar mal e Patrício salva com uma boa defesa, esse lance fez perder a paciência dos adeptos que até aí tinham sido irrepreensíveis, e os jogadores foram brindados com um couro de assobios e apupos. Consequência ou não, o Sporting galvanizou-se e depois de várias golos falhados escandalosamente, Carriço abriu o caminho para a cambalhota no marcador a responder bem de cabeça a um livre de Veloso. Um passo importante que era reduzir a vantagem já estava feito antes do intervalo, mas com a intensidade que a equipa estava ainda conseguiu chegar ao empate. Num lance muito duvidoso, bastante longe do sector A12 por isso não percebi se era falta, o árbitro marcou penalty que Moutinho concretizou. Uma primeira parte em que tudo chegou a parecer estar perdido e de repente o Sporting voltava a estar na luta pela vitória.
A segunda parte não trouxe um Sporting tão forte como foi para intervalo, mas mesmo assim encostou o Olhanense cordas e dispôs de várias oportunidades para marcar, Liedson por duas vezes, Postiga e Veloso não conseguiram encontrar o caminho do fundo das redes. O Olhanense também podia ter marco quando o jogo ainda estava empatado, mas o remate acertou na barra de Patrício. Foi já ao minuto 87 que Vukcevic de um ângulo apertado fuzilou Ventura e incendiou o estádio de Alvalade.
O destaque deste jogo vai para a dupla Moutinho\ Veloso, que fez um enorme trabalho quer a construir e a desfazer jogo para que a reviravolta fosse possível. A passagem para um 4-4-2 clássico, também foi fundamental. Com dois extremos abertos, Yannick e Vukcevic, o Sporting alargou o jogo e conseguia penetrar mais facilmente na área contrária. Foi uma vitória que não saiu da cabeça dos jogadores mas sim dos seus corações, e que soube muito bem depois do jogo parecer perdido.
Parabéns leões!!

sábado, 19 de setembro de 2009

Sucessor de Veloso


Nestas primeiras quatro jornadas, um dos destaques têm sido o médio André Santos da União de Leiria. A boa noticia é que este jogador está emprestado pelo Sporting e ainda é um jovem com 20 anos. Foi capitão dos juniores do Sporting, e fez recentemente a sua estreia nos sub-21 pela mão de Oceano. É um jogador que começou como avançado mas ao longo do tempo têm vindo a descer no terreno, embora além de trinco possa jogar em posições mais avançadas no meio campo, como por exemplo a 10. É destro, tem um bom remate e muito importante joga de cabeça levantada. É um jogador na senda de Moutinho, Veloso e Adrien. Se tudo correr bem e no próximo ano ficar no plantel principal do Sporting, temos condições para vender o Miguel Veloso. O Sporting que recentemente teve um prejuízo no valor dos 13 milhões de euros precisa urgentemente de fazer um grande encaixe financeiro com a venda de um jogador. Miguel Veloso se mantiver o nível que apresenta neste inicio de época vai valorizar bastante, e o Sporting pode ficar descansado, que Adrien e André Santos tem tudo para jogar ao nível que é preciso no Sporting.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Liedshow !!!



Não é o jogador com uma técnica do outro mundo, não tem um remate indefensível, não é possante fisicamente, não tem uma velocidade ao nível do Yannick, mas é Ledson. O jogador que leva o Sporting ás cavalitas, um Sporting que parece que os jogadores e treinador são novos, dado o nível de jogo que apresenta. Um jogador que é sempre o primeiro a defender, tem uma inteligência de jogo extraordinário, consegue estar sempre onde é preciso e nos últimos anos tem sido um exemplo de profissionalismo. É o jogador que todos os treinadores gostavam de ter, especialmente os maus treinadores que não conseguem por as suas equipas a jogar e precisam assim de um jogador para que a equipa se mantenha ligada á maquina.

Hoje foi mais um exemplo disso. A equipa não demonstrou maturidade para saber estar em todos os momentos do jogo, quando era preciso defender, preciso atacar. O segundo golo é um exemplo, Liedson recupera a bola e ainda vai a tempo de facturar. Liedson dá para muito, mas não vai dar para 30 jornadas nem quando se chegar a uma fase mais adiantada da Liga Europa com equipas de maior calibre.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Objectivo Hamburg

Começa hoje a nossa caminhada na primeira Liga Europa. Como já escrevi, acho que o Sporting deve de encarar esta competição com o objectivo de vencer. É um objectivo difícil devido a algumas equipas de qualidade que também participam na prova: Valencia, Villareal, Lazio, PSV, Werder Bremen, Roma, Ajax, entre outros. Ainda temos que juntar os que vão chegar provenientes da Champiopns, mas só os objectivos difíceis de alcançar é que nos levam ao Marques. A final vai se realizar no dia 12 de Maio na Arena de Hamburg, e tenho esperança que pudemos lá estar.

Não podemos é pensar como a selecção, que já queriam estar no mundial sem jogar o apuramento, temos de pensar jogo a jogo como se fossem finais. O primeiro adversário é o Herenveen, o nome não assusta, mas relembro que é o actual vencedor da Taça da Holanda. Vai ser um dos jogos mais fulcral neste grupo, pois numa corrida a três pelo apuramento uma derrota pode não dar tempo para recuperar pontos perdidos.

Vamos criar a ideia de que é possível, pois acredito que foi extremamente
importante na nossa ultima chegada á final da Taça Uefa, de muito má memoria.

domingo, 13 de setembro de 2009

Valeram os três pontos

A palavra espectáculo parece tardar mesmo em aparecer no dicionário do Alvalade XXI. A palavra espectáculo é trocada por sofrimento ou mesmo desespero. Hoje assistiu-se a mais uma noite desinspirada por parte da nossa equipa, que continua a ter muita posse de bola, e pouca capacidade de criar perigo. Valeram os três pontos, que permitem que o Sporting não perca o comboio dos pontos dos primeiros classificados.
O Sporting teve uns maus 45 minutos. A equipa entrou bem, mas depressa o Paços equilibrou. Uma primeira parte foi um terrível espectáculo de futebol, muita tempo perdido devido a lesões dos jogadores pacenses e a bola sempre longe das balizas. Era preciso mudar haver mudanças para que os três pontos ficassem em casa, e essas ocorreram. Entraram Postiga e Matías para as saídas de André Marques e Angulo. O problema é que as mudanças não saíram do papel. Apesar de termos ganho posse de bola e termos passado a jogar mais perto da baliza contrária as oportunidades não surgiam e sem elas.... Era pelo lado direito que o Sporting mais conseguia incomodar o adversário, Yannick tinha derivado para a posição de extremo e com as subidas de Abel o Sporting fazia chegar as bolas á grande área adversária. Mesmo com a falta de cheiro a golo que não pairava pelo ar, este mesmo acabou por chegar. A 8 minutos do final da partida, uma bola cruzada da direita foi acabar na cabeça de Liedson, que consequentemente acabou no fundo da baliza. Até final, á imagem do jogo passado com a Académica, o adversário teve duas expulsões que facilitou o Sporting em manter-se em vantagem. Foi assim que ao quarto jogo oficial em casa o Sporting conseguiu a primeira vitória.
Angulo teve a sua estreia no Sporting,deixando boas indicações apenas nos primeiros 15 minutos, acabando depois por desaparecer e sair ao intervalo. A equipa mesmo a jogar mal lá vai conseguindo manter-se relativamente perto dos rivais, na esperança de ainda conseguirmos melhorar e nessa altura não ser tarde de mais.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Os melhores reforços

O mercado já fechou, e com todas as saídas que o Sporting teve ganhou: 0 euros. Este numero redondo demonstra um acto de má gestão, visto que saíram dois titulares da época passada ( Romagnoli e Rochemback), e o Sporting não os conseguiu vender, e puderem sair os dois a custo zero.

O Sporting ao longo das temporadas de Paulo Bento, os melhores reforços que se tem dado ao treinador e que nenhum treinador alguma vez teve é a manutenção dos seus melhores jogadores. Neste caso refiro-me a Veloso e Moutinho que mesmo com vários clubes europeus interessados nos seus serviços, o Sporting tem feito um esforço financeiro para os manter. Sim, esforço financeiro. Não é só esforço financeiro comprar caro, mas também o é quando o clube não vende as sua "pérolas" ,que muito e importante dinheiro podiam render ao clube. Se o Sporting nestes últimos anos não tem ganho dinheiro em transferêçias e tem mantido os seus mais importantes jogadores, o clube com certeza que não tem dinheiro para ir investir no mercado. Mesmo condicionado, o Sporting tem conseguido fazer bons negócios para o clube, é o caso de Matías, Vukcevic e Izmailov. Resumindo, o Sporting tem mantido os melhores jogadores e ainda tem tido défice em relação a jogadores vendidos e comprados.

Todos aqueles que defendem os sucessivos falhanços desportivos do Sporting justificando o baixo orçamento, tem aqui dados para repensar a sua posição ou se quiserem arranjar outra desculpa, pois Paulo Bento tem tido aquilo que muitos treinadores não tiveram. Fernando Santos tinha dado tudo para ter Cristiano Ronaldo só mais um ano.