domingo, 17 de janeiro de 2010

Entrevista a Nuno Mourão



Nuno Mourão começou por fazer parte da lista de Paulo Pereira Cristóvão. Como toda sabe o resultado nas eleições não foi o melhor, mas este leão não quis parar. Poucos meses depois criou o site Sporting Apoio, que em poucos meses se tornou-se num dos sites com mais visitas do mundo leonino. Recentemente lançou a petição para que as três claques do Sporting ficassem juntas no estádio. Nesta pequena entrevista que o nosso blogue teve a felicidade de poder fazer vamos conhecer melhor este leão que ruge cada vez mais alto.


- Fazia parte da lista de Paulo Pereira Cristóvão nas eleições. Como surgiu a hipótese de pertencer a essa lista?
A hipótese de fazer parte da lista do Paulo surgiu naturalmente, após bastante ponderação da minha parte. Além de comungar de bastantes das ideias e princípios da lista o facto de conhecer pessoalmente alguns elementos da lista e saber a sua forma de pensar o Sporting fez-me tomar a decisão.

- O que faltou para a lista ter mais votos?
Penso que é irrelevante pensar nisso agora. Em muitos anos que acompanho o Sporting e as suas eleições não me recordo de uma lista tão coerente e organizada. Tínhamos um programa realista, sincero e de futuro para o Sporting, aproximando o clube dos sócios e voltando a apostar no ecletismo. (Já agora, aproveito a ocasião para prestar a minha homenagem ao Pedro da Cunha Ferreira, candidato a vice-presidente dessa lista, pelo fantástico trabalho que prestou ao Sporting nessa altura, foi incansável)
Os sócios são soberanos e apostaram noutro rumo, temos que aceitar e apoiar! José Eduardo Bettencourt é um grande sportinguista que quer, tal como todos nós, o melhor para o clube.

- As contratações anunciadas por Paulo Pereira Cristóvão ( Miccoli, Nedved, Juninho) e o treinador Sven Goran Eriksson vinham mesmo para o Sporting? Já havia contactos?
Muito do que foi falado foi especulação da imprensa, ou melhor, algumas noticias plantadas na imprensa! Como nós dizemos muitas vezes, o carteiro nem sempre trás noticias verdadeiras…Os jornais deviam entender isso! Mas sabemos que o objectivo é vender, tudo se aceita, apercebi-me nessa altura que alguns não são jornalistas, são jornaleiros! Em relação ao Sven, obviamente que seria o treinador do Sporting se PPC fosse Presidente. Tudo o resto…fantasia!

- Com que objectivo criou o site Sporting Apoio?
O Sporting Apoio nasceu no dia seguinte as eleições. Começou no Facebook, foi um blog 2 semanas e transformou-se no site actual. Foi um desafio de um grande sportinguista, Pedro Lobito, e partiu da necessidade que eu sentia de criar um espaço de discussão leonino, sem conotações, sem tendências. Um espaço onde qualquer sportinguista, em qualquer local do mundo, poderia ter voz. Era uma ideia um bocado utópica…

- Como tem sido os primeiros meses do site?
De muito trabalho mas também de muito prazer. Conheci pessoas fantásticas, grandes sportinguistas. Sinto que, passados 5 meses, o Sporting Apoio já é uma referência incontornável do universo leonino na internet, já temos quase 1 milhão de visitas. Realço a iniciativa dos “Embaixadores Sporting”, onde temos mais de 50 representantes Sporting Apoio espalhados por todo o mundo!

- Como consegui juntar tantos nomes como: Marco Horácio,Jel, Isabel trigo ,Mira,Eduardo Barroso, etc ?

Muitos dos cronistas do site são meus amigos ou conhecidos. Abordei-os directamente e eles, como grandes sportinguistas que são, aceitaram sem hesitar. Em tantos cronistas convidados apenas um recusou (a resposta foi que estava na praia e não queria saber do Sporting naquela altura) e estamos a falar de alguém com relevância no universo leonino!

- Recentemente lançou uma petição para que as 3 claques do SCP ficassem juntas no estádio.Que vantagens via nessa mudança?
Fui, a convite de um membro do Sporting Apoio (Nelson Vicente), ver o último jogo junto de uma das claques (Torcida Verde) e aprofundei, em conversa com ele, a questão das claques Sportinguistas. Nesse dia senti que o Sporting Apoio poderia ter um papel de destaque nesta questão. Iniciámos uma petição, contactos exploratórios com as claques e o Sporting, um grupo no Facebook, algumas crónicas sobre o assunto etc etc

- Como estão a correr as conversações com os lideres das claques?
Estão a decorrer melhor do que previa. Vai, dentro de poucos dias, haver um jantar com representantes das 3 claques oficiais. É um passo fundamental para o objectivo final.

- Qual a claque que se encontra mais apreensiva em relação á mudança?
Nenhuma delas particularmente. Todas têm uma história no Sporting, uma identidade própria que é importante não perder. Garantindo isso, garante-se a pacificação da “Curva Sul”.

- Espera um dia puder chegar a um cargo na direcção do Sporting?

Não tenho isso como objectivo, nem é isso que me move. Pretendo continuar a ajudar o Sporting, dentro das minhas possibilidades, sabendo de antemão que nunca poderei retribuir ao clube o que o clube me dá a mim. É uma enorme paixão que tenho pelo Sporting.

- O que acha que é mais urgente mudar no Sporting?
Precisamos deixar de nos vermos internamente como inimigos, como oposição/continuidade. Somos todos do Sporting, mesmo com posições e visões diferentes, todos temos o mesmo objectivo. Acredito que com esforço, uma enorme dedicação, a nossa natural devoção, chegaremos novamente a glória!



Muito obrigado ao Nuno Mourão por toda a disponibilidade que demonstrou.

14 comentários:

Anónimo disse...

MAIS UM QUE QUER TACHINHO!

Tite disse...

Boa entrevista!

Boa pelo conteúdo.
Boa pelo incentivo à União.
Boa pelo Sportinguismo.

A-POI-A-DO!!!!!!!

Anónimo disse...

há pessoas que vivem apenas para dizer mer**!! refiro-me obviamente ao comentário: "MAIS UM QUE QUER TACHINHO!" enfim...

boa entrevista Nuno. parabéns pelo serviço que tens prestado.

Anónimo disse...

Que me lembre não houve no SCP uma lista/programa tão bem preparado. Sporting dos Sócios!

Anónimo disse...

É mesmo mais um que quer tachinho, não fosse ele também votante do PS, o partido do tacho!

Este senhor tem uma senhora lata, senão vejamos: "[a propósito do Sporting Apoio] ..um espaço de discussão leonino, sem conotações, sem tendências" - candidata a comédia do ano! Quem já lá foi alguma vez ao chat ou até pelo leque de cronistas, sabe bem que aquilo de livre não tem nada! A habitual minoria de bloqueio anda lá toda, desde o homenzinho da Associação de Adeptos (adeptos? eu para além de adepto sou sócio que não falha um jogo em casa, e não me revejo nesta associação maldizente!), até ao Paulo Pereira Cristóvão, passando pela Isabel Trigo Mira.

Para além disso, tem o descaramento de associar o seu nome à petição para juntar as 3 claques (basta ir ver o grupo no facebook, onde ele tem a desfaçatez de colocar o seu nome no final ["As 3 claques juntos para um Sporting maior! Nuno Mourão"]).

"- Espera um dia puder chegar a um cargo na direcção do Sporting?
Não tenho isso como objectivo, nem é isso que me move." - rebentou a escala de cinismo! Como já dizia o outro, o que ele quer sei eu!

"Precisamos deixar de nos vermos internamente como inimigos, como oposição/continuidade. Somos todos do Sporting, mesmo com posições e visões diferentes, todos temos o mesmo objectivo." - revela a personalidade falsa deste homem, visto que ele próprio precisa de começar a praticar aquilo que diz, e deixar de falar mal de quem lá está e tem mais competências, desde logo intelectuais, do que ele próprio.

Ah, e depois publica o link para esta entrevista no seu perfil do facebook como se se tratasse de uma grande coisa, quando apenas roça a vulgaridade; e comenta o seguinte "Nuno Mourão Foi mais forte que eu....Não consigo falar disto sem mandar uma boca ou outra...."; palavras para quê.. Frases pomposas e clichés são muito engraçadas, e este senhor está cheio delas, mas da teoria à prática..

Saudações (verdadeiramente) Leoninas

Sporting? Sempre!

Nuno Mourão disse...

É isso tudo mas assino com o meu nome! E tu anónimo?

Anónimo disse...

Srs. Anónimos,

Apareçam nas AGs (se é que têm quotas em dia), proponham soluções, discutam o Clube, efim,... formem uma lista e cadidatem-se (se é que têm algo para apresentar aos Sócios). Ao Nuno Mourão, e restante "minoria de bloqueio" os meus parabéns pela coragem de terem feito, quanto a mim, o melhor programa para Clube e a melhor campanha que me lembro de assistir.
Força! Continuem!
Sporting dos Sócios!

Anónimo disse...

eu respondi, mas pelos vistos o meu comentário foi retido (como este provavelmente também o será)

el matador disse...

Caro anonimo não reti nenhum comentário. Se tivesse apagado tinha aprecido que havia um comentario que tinha sido apagado.

Anónimo disse...

taxistaa. keres e tachoo. mas n a minha pala.

Unknown disse...

Opá por favor não escrevam "reti". Escreve-se "retive", é muito semelhante ao verbo ter (ter -> tive)!

E ainda dizem que o Sporting é o clube das pessoas chiques.

Anónimo disse...

HA MUITO QUE CAIU A MASCARA A ESTE TAXSTA!NÃO VALES NADA! FICA-TE PELO PS!

Anónimo disse...

Eu sou um dos que quero acabar com o fosso que nos separa. Mudanças estruturais no Grande SCP. Acabem com o fosso e coloquem cadeiras mais junto do relvado, para fazer maior pressão sob a arbitragem, não sejam "passarinhos". O Sr. Paulo Bento tinha razão, tratamos demasiadamente bem os abutres de negro na nossa casa.
Lanço esse desafio a todos.
"Vamos acabar com o Fosso que nos separa"

Anónimo disse...

o PPC deu-lhe com os pés e este menino amuou e foi para Londres! lol!