domingo, 11 de janeiro de 2009

Sporting 2 Marítimo 0




LIGA SAGRES, 14.ª JORNADA

SPORTING-MARÍTIMO

Estádio José Alvalade, em Lisboa
Hora: 19:45
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

SPORTING
Rui Patrício; Abel, Caneira, Polga e Grimi; Miguel Veloso; João Moutinho, Izmailov e Vukcevic; Liedson e Postiga

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Rochemback, Pereirinha, Romagnoli e Derlei

Treinador: Paulo Bento

MARÍTIMO
Marcos; Fernando, João Guilherme e Van der Linden; Paulo Jorge, Olberdam, Bruno, Miguelito e Marcinho; Djalma e Baba

Suplentes: Marcelo Boeck, Briguel, Luís Olim, João Luiz, Vítor Júnior, Manu e Bruno Fogaça

Treinador: Lori Sandri
Numa noite fria em Alvalade a equipa do Sporting muito raramente conseguiu aquecer as bancadas. Na primeira parte logo aos 11 minutos o Sporting abriu o marcador através de Vukcevic , depois de Liedson oferecer o golo sentando João Guilherme. A partir do golo e até ao final da primeira parte o jogo teve apenas dois momentos de destaque, que foram relacionados com a arbitragem : primeiro aos 15 minutos num canto marcado por Veloso em que o guarda-redes insular defende e a bola quase entra na baliza (bem a equipa de arbitragem a não marcar golo), o outro momento é um penalty não marcado sobre Hélder Postiga aos 44 minutos. Este primeira parte tão fria não foi só devido ao frio que se fazia sentir mas também ao facto do Sporting ir controlando o jogo e o Marítimo sem mostrar atributos para pôr em perigo a baliza leonina.
O Sporting entrou bem na segunda parte tendo o controlo do jogo mesmo estando a perder, e Postiga ia tentando o golo mas sem sucesso. A expulsão de Olberdam deixou a ideia de não ter ajudado o Sporting. A equipa estranhamente recuo e os adeptos começaram a ficar nervosos com a hipótese de empate por parte do Marítimo. Mas se já na primeira parte tinha criado um golo foi a vez de na segunda parte descansar os adeptos fazendo o dois zero. Liedson aproveitou uma boa jogada na direita de Pedro Silva e Pereirinha, e depois de Postiga ter falhado o remate, o levezinho não desperdiçou a oportunidade de acabar com o jogo. Até final o jogo manteve-se frio como a noite.
Liedson merece o destaque por estar nos dois golos da equipa, neste campeonato mesmo começando lesionado já leva 6 golos. O sector defensivo merece destaque pois nos últimos 8 jogos do campeonato a equipa apenas sofreu dois golos. A dupla Caneira \Polga esteve impecável em todos os aspectos, o pouco ou nenhum perigo da equipa insular veio pelas laterais, com problemas para Grimi e Abel (depois Pedro Silva) em segurarem os rápidos Manu e Djalma. Miguel Veloso e Abel saíram com problemas físicos, numa fase importante da época é importante que se tenha mais cuidado com estas situações, especialmente com o frio.
No principio do jogo a Torcida Verde pediu para que a equipa solta-se o Leão mas parece que com o frio o Leão ficou na jaula, pois também não foi necessário. No próximo jogo com o Nacional fora de casa aí sim é preciso soltar o verdadeiro leão pois é preciso ganhar em todos os campos para sermos campeões.

Sem comentários: