segunda-feira, 1 de junho de 2009

Prestações dos jogadores em 2008\2009

Rui Patrício - Como se esperava foi o guarda-redes principal. Mostrou segurança entre os postes e não cometeu tantos erros como ma época passada, apenas me recordo do golo do Nacional na Choupana em que levou um grande chapéu e do golo de livre do Bruno Alves em que deu ideias que tinha hipóteses de fazer melhor. Está especializado na defesa de grande penalidade, uma na Supertaça, com a Naval fora para o campeonato e ainda na Choupana. Teve uma boa evolução ao longo da época e o Sporting não precisa de estar preocupado com guarda-redes para as próximas épocas.

Tiago – Jogou pouco mas quando foi chamado deu bem conta do recado. Destaque para a boa exibição em Basileia em que segurou a vantagem no marcador. Devido ao seu bom trabalho, essencialmente dentro do balneário, viu o seu contrato renovado por mais uma época.

Ricardo Baptista – Uma época que passou completamente ao lado dele, só teve minutos de utilização na Taça da Liga. Deve de ser para vender visto que Vitor Golas deve de começar já na próxima época a fazer parte do plantel principal.

Abel – Uma época bastante negativa para o Abel. Nas épocas passadas tinha deixado imagem de um jogador com qualidade para ser o defesa direito do Sporting, mas esta época demonstrou muitas carências quer a defender e a atacar. Resultado da sua má prestação perdeu o lugar para Pedro Silva e foi muitas vezes assobiado em Alvalade.

Pedro Silva – Foi uma das grandes revelações da época, depois de uma temporada em que mal jogou conseguiu ganhar a titularidade a Abel. Exibiu-se como um jogador que gosta de subir no terreno e dá profundidade ao flanco direito, embora às vezes faça de maneira muita arriscada. Tem de melhorar o aspecto defensivo e ganhar velocidade. No jogo da final da Taça da Liga, com as suas declarações e actos fez que fosse bastante estimado pelos adeptos do Sporting que vêem nele um exemplo de garra e atitude.

Polga – Não teve uma época boa, mas mesmo assim foi sempre titular no centro da defesa. Foi uma sombra daquele defesa central seguro que tinha sido na temporada passada, mostrou-se sempre lento nos processos e não transmitia segurança aos defesas. Na segunda mão na eliminatória contra o Bayern teve uma exibição para esquecer e no jogo do campeonato contra o Benfica, em casa, teve culpas no penalty desnecessário que causou.

Carriço – Afirmou-se como defesa central na equipa principal na mesma época em que se estreou no Sporting. Agarrou a titularidade no jogo contra o Leixões em casa (devido á lesão de Tonel) e nunca mais a largou. Em grande parte dos jogos foi mesmo o melhor defesa em campo. Mostrou-se sempre perigoso nas bolas paradas embora o golo nunca tenha aparecido. Teve duas expulsões, contra o Setúbal e Académica.

Tonel – Como o próprio já admitiu foi uma época muito difícil para ele, visto que era titular absoluto e devido a uma lesão nunca mais conseguiu voltar ao centro da defesa. A época até tinha começado bem com um golo ao Trofense e outro ao Barcelona. Sempre que voltou a ser chamado devido a lesões ou expulsões dos seus colegas mostrou que a sua ausência era injusta para a qualidade deste jogador.


Caneira – Era suplente entrando muitas vezes para segurar o resultado, mas com a lesão de Grimi fixou-se no lado esquerdo da defesa. É claramente uma adaptação para o flanco esquerdo visto que tem muita dificuldade a subir no terreno. A sua época deixou algo a desejar visto que na sua anterior passagem pelo Sporting tinha estado a um melhor nível.

Ronny – Foi a terceira escolha para a posição de defesa esquerdo e isso reflecte-se nos poucos minutos de jogo que teve, nunca tinha actuado tão pouco desde que veio para Portugal. Foi um passo atrás na sua carreira e deve de abandonar o Sporting com o objectivo de conseguir jogar mais.


Grimi – Uma desilusão a temporada de Grimi. Tinha deixado muitas boas indicações na temporada transacta e esta época foi um jogador que não exibiu qualidade para pertencer á equipa principal do Sporting. Teve erros infantis a defender (primeiro golo do Porto contra o Sporting em Alvalade para o campeonato) e não dava profundidade a atacar, sendo mesmo um jogador lento. Ajuntar a isto perdeu a segunda parte da temporada devido a lesão e ainda teve problemas disciplinares devido a ter conduzido embriagado e ter participado em desacatos na noite de Lisboa.

Miguel Veloso – Foi uma época para esquecer do internacional Português. Teve muitos conflitos com o técnico, essencialmente devido a não querer jogar a defesa esquerdo e demonstrar vontade de abandonar o clube. Muitos jogadores criticaram as suas atitudes, defendendo que influenciaram no rendimento da equipa. Chegou a estar um mês ausente das convocatórias. Dentro de campo teve tapado durante grande parte da temporada por Rochemback. No final da temporada com a lesão de Rochemback conseguiu jogar na posição de trinco, mas mesmo assim demonstrava estar lento e cometia muitos erros (primeiro golo da Naval em Alvalade).

Adrien - Ainda não foi esta a sua época de afirmação. Praticamente só na recta final do jogou devido á onda de lesão que devastou o plantel. Na posição de trinco esteve sempre algo escondido do jogo, necessita de se libertar dentro de campo e mostrar a qualidade que muitos defendem que têm.

Rochemback – Foi na maioria da temporada o trinco eleito por Paulo Bento. Não foi o jogador que os adeptos esperavam, esteve muito longe do Rochemback das temporadas passadas no Sporting. Foi um jogador que denotou uma falta de velocidade que não é admissível para o nível de competição para o Sporting.

Moutinho – Foi a grande referência no meio campo do Sporting como têm sido hábito desde que chegou á equipa principal. Jogou quase em todas as posições do meio-campo sem o seu rendimento ser afectado. Apenas não participou em dois jogos do campeonato e marcou 3 golos no campeonato.

Izmailov – Apenas as sua lesões não deixaram que tivesse uma temporada quase perfeita. O lado direito do meio campo esteve sempre bem entregue a Izmailov, sempre perfeito a nível táctico e era dos poucos que dava velocidade ao meio campo. Marcou um grande golo contra o paços para a Taça da Liga. Uma lesão no princípio e outra no final da temporada tiraram-no da equipa, que se ressentiu na sua falta.

Pereirinha – Esteve em grande parte dos jogos do Sporting, quer entrando ao longo dos jogos ou sendo mesmo titular. Os seus melhores jogos foram quando foi quando saía do banco, como no jogo em casa contra o Benfica. Na próxima época tem que ter um melhor nível de jogo quando é titular, para poder chegar a ser um elemento fulcral na equipa.

Vuckcevic - Teve um principio de época muito difícil, marcado pelos problemas com o técnico. Até á pausa de Natal mal jogou, estando afastado das convocatórias. Mudou a sua atitude e voltou a fazer parte dos planos do treinador, a equipa ficou diferente para melhor com a sua presença no lado esquerdo do meio campo. Trouxe mais agressividade, velocidade e o seu instinto goleador (em 13 jogos do campeonato marcou 4 golos). Quando voltava a ser figura de destaque da equipa lesionou-se e perdeu os últimos meses de competição. Foi uma época infeliz, em que jogou pouco mas quando jogou mostrou ser um jogador que faz muita falta ao Sporting.

Romagnoli – Pode ter tido a sua ultima época no clube devido às más exibições que efectuou em quase todos os jogos. A posição 10 apenas lhe pertenceu em poucas oportunidades, e quando a teve o Sporting parecia que estava a jogar com menos um jogador.

Liedson – Como tem sido hábito desde que chegou ao Sporting foi a grande figura da equipa. Muitos jogos foram resolvido á custa dos seus golos. Mesmo depois de ter tido uma grave lesão, as sua capacidades não foram afectadas como revelam os números ( 24 golos em 34 jogos).

Yannick – Foi a grande desilusão da temporada. No princípio da época estava prevista a sua explosão, tinha bisado na Supertaça e marco um golo na primeira jornada, mas acabou por ter sido a sua pior época. Foi a quarta opção para o ataque, e quando entrava tinha sempre pouco tempo para se mostrar. Precisa de mudar de ares para poder demonstrar o seu verdadeiro valor, que no meu entender é muito.

Derlei – Foi o segundo melhor marcador da equipa e demonstrou que ainda não estava acabado para o futebol. A sua primeira volta não foi nada de especial e até teve algumas expulsões que prejudicaram a equipa. Na segunda volta fixou-se como parceiro de Liedson, fazendo uma dupla que se entendeu às mil maravilhas, apontando muitos golos fruto das suas combinações. Os seus sete golos na segunda volta do campeonato, mostram o seu papel importante na segunda volta do campeonato.

Postiga – Não teve a época que esperava. Não conseguiu marcar muitos golos que é o principal objectivo dos avançados. Ao longo de toda a época apenas marcou 5 golos, embora em muitos jogos tenha trabalhado bastante para a equipa. Destaque para que sempre que marcou o Sporting ganhou.

Tiuí – Como quinta opção não teve oportunidades de mostrar o seu valor, que não é muito. Paulo Bento elogiou o seu trabalho como sendo de exemplo para os outros, que mesmo não jogando era um jogador bastante aplicado.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito bom o posto!!!amo-te sporting