segunda-feira, 1 de junho de 2009

Rescaldo da época 2008\2009

No principio da época dizia-se que era a época do “ ou vai ou racha”, e no final rachou mesmo. Devia de ter sido a época em que depois de três anos seguidos em segundo o Sporting iria conseguir chegar ao patamar mais alto, que era o titulo de campeão nacional. A expectativa era grande, em parte devido às contratações efectuadas. O Sporting tinha se reforçado com jogadores de qualidade, conhecedores do futebol português e com experiencia: Postiga, Caneira, Rochemback e Grimi (que tinha deixado boas indicações na época passada). A juntar a isto o Porto estava mais fraco pois tinha perdido elementos importantes como Quaresma, Bosingwa e Paulo Assunção.
A época começou bem com a conquista da Supertaça, num jogo em que o Sporting mostrava estar superior ao Porto. O campeonato também começou bem, com três vitórias seguidas. Á terceira jornada o Sporting já tinha quatro pontos de vantagem para o Benfica e Porto. Nas duas jornadas seguintes o Sporting perdeu com os seus dois directos rivais. O Sporting perdeu a vantagem e tudo voltava a começar praticamente do zero, mas com o Benfica a mostrar estar com muitas hipóteses de ser campeão. Até ao final da primeira volta o Sporting desperdiçou muitos pontos em jogos acessíveis (Paços, Leixões, Académica,) mas devido aos seu directos rivais não estarem melhores o Sporting chegou ao Natal ainda na luta pelo título. O Sporting no final da primeira volta podia ter passado para a frente se ganha-se o último jogo na Choupana, mas a equipa não demonstrou estofo para passar para a liderança. O Sporting entrava na segunda volta a um ponto do primeiro. O mês de Fevereiro adivinhava-se como sendo fulcral pois o Sporting iria defrontar o Porto e o Benfica nesse mês. Mas foi antes de entrar nesse ciclo que tudo se perdeu, o Sporting empatou na Trofa e perdeu como Braga. A equipa não demonstrou qualidade na parte mais importante da época, e iria revelar-se fatal. O Sporting saiu-se bem na jornada dupla com os seus rivais, venceu ao Benfica e empatou no Dragão. Mas, mesmo assim encontrava-se a quatro pontos do Porto, o que era muito para os dez jogos que faltavam. E assim ficou provado, O Sporting conseguiu a melhor série de vitória da época, mas não bastou, era necessário o Porto escorregar e isso não aconteceu. Assim ficou entregue outra vez o título aos tripeiros e nós com a pobreza do segundo lugar.
A nossa prestação na Taça de Portugal, uma competição em que o Sporting começava a ficar perito acabou cedo. Na segunda eliminatória da competição o Sporting recebeu o Porto, e num dos melhores jogos da época o Sporting caiu nos penalties, a desilusão foi grande pois o Sporting tinha vencido esta competição nos últimos dois anos. A Taça da Liga ficou marcada pela final polémica. O Sporting chegou com justiça á final de pois de ter dado 4-1 aos corruptos, e na final o nosso adversário iria ser o Benfica. Num jogo em que o Sporting se preparava para vencer, o senhor do apito fez o favor de oferecer o primeiro troféu da vida ao Quique e não deixar que os lampiões fossem para o seu terceiro ano a seco.
A nossa prestação na Europa ficou marcada pela pior eliminatória da história do clube. O Sporting conseguiu pela primeira vez chegar aos oitavos de final da Champions, conseguindo estar entre as 16 melhores equipas do Velho Continente. Mas, como Paulo Bento disse, o que veio a seguir foi pior relativamente ao que de bom se tinha alcançado. A eliminatória de 12-1 com o Bayern incendiou os adeptos Sportinguintas, como se pode comprovar no jogo seguinte com o Rio Ave em Alvalade.
Foi uma época negativa para o Sporting que fica marcada pelo facto de não termos sido campeões, termos sido humilhados perante toda a Europa e que desta vez nem termos acabado em festa com a conquista da Taça de Portugal. Dentro de dias irei analisar os jogadores do Sporting um a um em relação ao que fizeram esta época.

Sem comentários: