sábado, 31 de janeiro de 2009

Trofense 0 sporting 0


LIGA SAGRES - 16.ª JORNADA

TROFENSE-SPORTING

Estádio do Trofense, na Trofa
Hora: 18:00
Árbitro: João Ferreira (Setúbal) - substituído por Nuno Campos.

EQUIPAS OFICIAIS

TROFENSE - Paulo Lopes; Varela, Miguel Ângelo, Valdomiro, Areias; Delfim, Milton do Ó, Hugo Leal, Tiago Pinto; Reguila e Hélder Barbosa.

Treinador: Manuel Tulipa.

Suplentes: Marco, Zamorano, Pinheiro, David Caiado, Charles Chad, Edu Souza e Dagil.

SPORTING - Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga e Caneira; Izmailov, Rochemback, João Moutinho e Vukcevic; Derlei e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Tonel, Grimi, Adrien, Romagnoli e Hélder Postiga

A segunda volta não começa como os adeptos leoninos desejavam. Um empate no reduto de uma das equipas mais fraca é claramente um mau resultado para o Sporting que dificultou hoje bastante as hipóteses de chegar ao titulo.
Ao longo de todo o jogo contam-se pelos dedos de uma mão as oportunidades de perigo que o Sporting fez ao longo dos noventa minutos. Alguém me pode responder como é possível em noventa minutos tão poucas oportunidades e as pouca serem de lances de bola parada? O destaque deste jogo vai para Vuckevic que foi o que mais lutou da equipa. Tonel fez falta devido ao grande numero de cantos que o Sporting teve, que á excepção do cabeceamento do Liedson á barra não levaram nenhum perigo. Num jogo que é só atacar o lateral não pode ser o Caneira que não sabe progredir no terreno.
Há jogadores nesta equipa que não merecem vestir a camisola do Sporting, e o que mais me preocupa é que muitos foram formados no Sporting. Ninguém ensina a estes gajos o significado do leão e o que representa aquela camisola.
Ainda credito no titulo e vou apoiar o Sporting nos próximos jogos em Lisboa, mas é necessário haver mudanças na equipa. A equipa têm que entrar com outra mentalidade, têm que pensar que o único resultado possível é a vitoria e mais nada, doa a quem doer o Sporting daqui para a frente só têm que saber ganhar. Faltam 14 finais.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Antevisão jogo contra o Trofense

Jogo que não se espera nada fácil para obter os três pontos. Normalmente quando os clubes pequenos recebem os grandes têm uma grande atitude e vontade de roubar pontos o que dificulta bastante a vida dos adversários. Para evitar isto e resolver o jogo a receita é simples, também ter uma atitude ainda melhor que o adversário e levar o jogo como se fosse a primeira das 15 finais que faltam até final do campeonato. Temos que ter noção que já é um Trofense muito melhor do da primeira jornada.
O onze do Sporting não deve de fugir muito do que foi nos últimos jogos: Rui Patrício; Abel, Polga, Carriço, Grimi; Rochemback, Izmailov, Vuckevic, Moutinho: Postiga e Liedson. Neste momento uma das grandes duvidas que há na equipa é, se Tonel recuperado de lesão vai reconquistar o posto de parceiro e Polga relegando o jovem Carriço para o banco.
Os rivais também vão ter jogos de um idêntico nível de dificuldade: porto vai ao Restelo e o Benfica recebe o Rio Ave. Ao contrário da jornada passada há menos probabilidade de deslizes por parte de ambos.
A vitória era extremamente importante, pois o Sporting a seguir a este jogo vai ter três encontros seguidos para o campeonato em Lisboa (dois em Alvalade e um no Restelo) onde já vai poder contar com o apoio dos seus adeptos e poder embalar para o título.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Nacional 1 Sporting1



Grande jogo de futebol realizado na Madeira. Sim, mas o que é que isso interessa se deixámos 2 pontos na Madeira?
A primeira parte foi bastante má do Sporting. Se não fosse Rui Patrício ter-se redimido do frango defendendo um penalti e um golo sem que tivéssemos feito nada para o merecer, provavelmente nem um ponto teríamos trazido.
Na segunda parte o SCP tinha obrigação de entrar forte. Entrou,mas durou pouco, sem que criássemos grandes oportunidades de perigo. Daí para a frente foi um jogo repartido com oportunidades de golo para as duas equipas. O jogo esteve sempre aberto e tanto podia ter caído para cada um dos lados.
Para mim o destaque vai para Carriço, que foi o melhor da defesa e ainda criou perigo lá na frente. Vuckevick também merece destaque pelo quarto jogo seguido sempre marcar, felizmente a lesão que o levou a sair não foi nada de grave.
Sinceramente não gosto de ver o Sporting jogar de igual para igual como Nacional. o Sporting é o Sporting, têm os melhores jogadores a sua história e têm que ser superior, mais nada.
Se com esta oportunidade falhada de chegarmos á liderança isolada aprendermos algo que seja útil para o futuro acredito que assim ganhámos 1 ponto.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Antevisão jogo contra o Nacional

Jogo extremamente difícil para o Sporting no próximo sábado. Se o Sporting quer ser campeão têm que ganhar em todos os campos e o da Choupana não pode ser excepção. É importante uma vitoria no ultimo jogo da primeira volta para que o Sporting embale para uma segunda volta que lhe dê o titulo.
O Sporting está boa forma e têm que tentar prolongar o máximo tempo possível. Liedson, Izmailov e Vuckevick vão ser as principais armas ofensivas do Sporting, os três, encontram-se em grande forma. No sector mais recuado o Sporting está bem entregue, a solidez defensiva é a grande chave do sucesso do Sporting esta época.
Acima de um bom jogo espero que o Sporting traga os três pontos da Madeira. Espero que não esteja tanto nevoeiro com esteve quando jogou contra o Porto, e se tiver que o árbitro não deixe que o jogo se realize.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cristiano Ronaldo eleito o melhor do mundo


Depois de Figo outro jogador formado nas escolas do Sporting a sagrar-se melhor jogador do mundo. Isto só demonstra que o nosso clube têm das melhores escolhas de formação do mundo, com especialização em extremos.
Cristiano teve um ano 2008 quase perfeito, só falhou onde os portugueses mais queriam que não falhasse, que era no campeonato da Europa. De resto dominou nas outras competições que entrou. Cristiano demonstrou ser um grande finalizador, ganhou a Bola de Ouro, marcando golos de todas as maneiras possíveis (de cabeça, de calcanhar, Livres, etc.). Foi a grande referência do Manchester, que foi sem dúvidas a melhor equipa da Europa o ano passado.
Nesta altura muito provavelmente Messi é o melhor do Mundo, mas o prémio é para o ano de 2008. Em 2008 Cristiano foi sem margem para duvidas melhor, comprovando-se pelo numero de títulos ganho por ele. É de relembrar que já o ano passado Cristiano Ronaldo era considerado o melhor do mundo, mas justamente, ganhou Kaka pois nessa altura estava em causa o ano de 2007.
Acho que Cristiano deveria ter agradecido ao Sporting pois foi o clube que o formou. O seu talento é indiscutível, mas se não tivesse ido para um clube em que aposta de forma consistente e bem planeada nos jovens poderia não ter chegado ao lugar mais alto.
Sporting- Escola de formação ou de ingratidão?

domingo, 11 de janeiro de 2009

Sporting 2 Marítimo 0




LIGA SAGRES, 14.ª JORNADA

SPORTING-MARÍTIMO

Estádio José Alvalade, em Lisboa
Hora: 19:45
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

SPORTING
Rui Patrício; Abel, Caneira, Polga e Grimi; Miguel Veloso; João Moutinho, Izmailov e Vukcevic; Liedson e Postiga

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Rochemback, Pereirinha, Romagnoli e Derlei

Treinador: Paulo Bento

MARÍTIMO
Marcos; Fernando, João Guilherme e Van der Linden; Paulo Jorge, Olberdam, Bruno, Miguelito e Marcinho; Djalma e Baba

Suplentes: Marcelo Boeck, Briguel, Luís Olim, João Luiz, Vítor Júnior, Manu e Bruno Fogaça

Treinador: Lori Sandri
Numa noite fria em Alvalade a equipa do Sporting muito raramente conseguiu aquecer as bancadas. Na primeira parte logo aos 11 minutos o Sporting abriu o marcador através de Vukcevic , depois de Liedson oferecer o golo sentando João Guilherme. A partir do golo e até ao final da primeira parte o jogo teve apenas dois momentos de destaque, que foram relacionados com a arbitragem : primeiro aos 15 minutos num canto marcado por Veloso em que o guarda-redes insular defende e a bola quase entra na baliza (bem a equipa de arbitragem a não marcar golo), o outro momento é um penalty não marcado sobre Hélder Postiga aos 44 minutos. Este primeira parte tão fria não foi só devido ao frio que se fazia sentir mas também ao facto do Sporting ir controlando o jogo e o Marítimo sem mostrar atributos para pôr em perigo a baliza leonina.
O Sporting entrou bem na segunda parte tendo o controlo do jogo mesmo estando a perder, e Postiga ia tentando o golo mas sem sucesso. A expulsão de Olberdam deixou a ideia de não ter ajudado o Sporting. A equipa estranhamente recuo e os adeptos começaram a ficar nervosos com a hipótese de empate por parte do Marítimo. Mas se já na primeira parte tinha criado um golo foi a vez de na segunda parte descansar os adeptos fazendo o dois zero. Liedson aproveitou uma boa jogada na direita de Pedro Silva e Pereirinha, e depois de Postiga ter falhado o remate, o levezinho não desperdiçou a oportunidade de acabar com o jogo. Até final o jogo manteve-se frio como a noite.
Liedson merece o destaque por estar nos dois golos da equipa, neste campeonato mesmo começando lesionado já leva 6 golos. O sector defensivo merece destaque pois nos últimos 8 jogos do campeonato a equipa apenas sofreu dois golos. A dupla Caneira \Polga esteve impecável em todos os aspectos, o pouco ou nenhum perigo da equipa insular veio pelas laterais, com problemas para Grimi e Abel (depois Pedro Silva) em segurarem os rápidos Manu e Djalma. Miguel Veloso e Abel saíram com problemas físicos, numa fase importante da época é importante que se tenha mais cuidado com estas situações, especialmente com o frio.
No principio do jogo a Torcida Verde pediu para que a equipa solta-se o Leão mas parece que com o frio o Leão ficou na jaula, pois também não foi necessário. No próximo jogo com o Nacional fora de casa aí sim é preciso soltar o verdadeiro leão pois é preciso ganhar em todos os campos para sermos campeões.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Setúbal-0 Sporting-2



Vitória justa do Sporting num jogo pobre. Um jogo que não se adivinhava fácil (na era Paulo Bento o Sporting nunca tinha ganho o primeiro jogo do ano, e o ano passado em 4 jogos contra o Setúbal o SCP tinha 1 empate e 3 derrotas), tornou-se fácil devido á eficácia do Sporting na primeira parte.
O Sporting não entrou bem no primeiro tempo e o primeiro quarto de hora pertenceu ao Vitória, mesmo jogando no meio campo do Sporting o Vitória não chegou a assustar as redes de Rui Patrício. O Sporting no primeiro remate chegou ao golo através de Liedson aos 17 minutos, numa jogada que conta com a colaboração de Abel e em que Liedson descai bem para a direita do ataque do Sporting. O Sporting com o golo subiu de rendimento e depois de Postiga quase marcar aos 26 minutos ,aos 31 minutos Moutinho não desperdiçou a oportunidade de aumentar a vantagem para 2-0. À semelhança do primeiro golo, Liedson volta a ser importante na forma como descai para a direita . Até ao final da primeira parte destaque para uma saída em falso do Rui Patrício que podia ter dado em golo para o Vitória.
Na segunda parte uma Sporting volta a não entrar bem mas como já tinha acontecido na primeira parte o Vitória não aproveita e a sua superioridade não demora muito tempo. A segunda parte é mal jogada, um jogo feio sem grande interesse. Em 3 minutos Carriço é expulso por acumulação de amarelos, se o primeiro é merecido o segundo não se justifica pois houve faltas idênticas que não levaram sanção disciplinar. A Partir daí o Vitória cresce e desperdiça uma oportunidade por Anderson aos 88 minutos, muito pouco futebol de ataque por parte da equipa de Setúbal que mesmo a perder muito raramente criou verdadeiras situações de perigo.
A defesa teve uma noite tranquila, destaque para as acções ofensivas por parte de Abel. Carriço estragou a sua exibição que estava a ser positiva quer a defender quer a criar perigo em lances de bola parada, com a sua expulsão. Miguel Veloso e Vukcevic não jogaram bem e Izmailov esteve longe de outros jogos, quem pegou no meio campo leonino foi João Moutinho que rubricou uma boa exibição, o melhor jogador do Sporting. Liedson realizou uma boa exibição estando nos dois golos, um golo e uma assistência. Postiga parece ser nesta altura o parceiro escolhido por Paulo Bento e vai justificando a sua opção com bons jogos, mas falta o mais importante que são os golos.
Espera-se um campeonato emocionante até final e que o Sporting consiga chegar ao primeiro lugar da tabela no final do campeonato.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Jogos mais cedo não?



É no jogo do próximo sábado contra o Vitória de Setúbal que se vê as vantagens que havia se os jogos fossem mais cedo, por exemplo 15 ou 16 horas. Para começar em relação aos transportes públicos, de noite é bastante complicado, principalmente depois do jogo, e demora-se bastante tempo o que faz com que uma pessoa chegue bastante tarde a casa, o que piora quando os jogos são ao domingo. No tipo de estádios com o do Setúbal em que as condições não são muito famosas para os adeptos, de noite as condições pioram, o que faz com que as pessoas prefiram o conforto das suas casa e quando dá em canal aberto ainda pior. Um adepto de um clube que seja longe de casa, ou alguém que gosta de apoiar a sua equipa nos jogos fora também têm mais dificuldades em poderem apoiar as suas equipas.
Se os jogos dos grandes fossem á tarde só iriam trazer mais gente para os estádios, mas como quem manda no futebol não senta a verdadeira paixão que é o futebol acho que vai ser difícil mudarmos desta realidade. Este é um problema de todos que gostam de futebol, devíamos esquecer o clube a que pertencemos e tentar mudar o nosso futebol, os adeptos e a sua paixão pela sua equipa são para mim o que torna o futebol das maiores coisas do mundo.

Expectativas para 2009


2009 pode ser o ano em que o Sporting volta a ganhar o título de campeão nacional. Esse é certamente o grande desejo de este ano, em relação ao sporting.Díficil?sim. Impossivel? Não, nada disso. " Basta" uma segunda volta á PB, como já fizemos em anos anteriores que quase nos deram o título não fosse a distâncio nesta altura do ano muito superior aos três pontos de distância de hoje.
Muito provavelmente em 2009 pode começar um novo ciclo no Sporting, há eleições e Paulo Bento já disse que o ciclo dele pode terminar no final desta temporada. Por isso com muitas ou poucas mudanças é importante que por esta altura do próximo ano o Sporting esteja estabilizado e mantenha os " bonzinhos" resultados desportivos da era Paulo Bento, com ou sem o mesmo presidente e treinador.