segunda-feira, 6 de abril de 2009

Leixões 0 Sporting 1

LIGA SAGRES - 23.ª JORNADA

LEIXÕES-SPORTING

Estádio do Mar, em Matosinhos
Hora: 18:00
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

EQUIPAS OFICIAIS

LEIXÕES - Beto; Laranjeiro, Nuno Silva, Élvis e Angulo; Jean Sony, Roberto Souza, Bruno China e Hugo Morais; Chumbinho e Diogo Valente.

Treinador: José Mota.

Suplentes: Berger, Ruben, Sandro, Vasco Fernandes, Zé Manuel, Braga e Rodrigo Silva.

SPORTING - Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Caneira; Pereirinha, Rochemback, Romagnoli e João Moutinho; Derlei e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes: Tiago, Tonel, Ronny, Miguel Veloso, Adrien Silva, Yannick Djaló e Postiga

O Sporting veio com os três pontos de Matosinhos , graças a uma exibição muito personalizada. A principal arma do Sporting foi a sua segurança na defesa.
O inicio do jogo trouxe um Leixões mais ao ataque e o Sporting mais na expectativa. O minuto 13, acabou por ser um minuto de sorte para o Sporting. O Sporting adiantou-se no marcador através de Derlei. Derlei respondeu com um remate bem colocado a um excelente passe de Liedson. O Sporting na primeira vez que chegava á baliza marcou, melhor começo era impossível. A resposta do Leixões foi inexistente. O Sporting controlava o meio campo, sem deixar que o Leixões incomodasse Rui Patrício. A maneira preferida para desmontar a defesa do leixões era através de passes longos para as costas da defesa. Pereirinha ganhou muitas vezes alinha de fundo, solicitado pelos centrais através de passes longos para as costas da defesa adversária.
A segunda parte desenrolou-se muita á maneira de como tinha sido a primeira parte. Leixões com muita posse de bola mas sem incomodar a defesa extremamente segura do Sporting. A segunda parte também trouxe um João Moutinho com a força toda, sendo o motor do meio campo leonino. Numa segunda parte com poucas oportunidades a melhor pertenceu á turma de Paulo Bento. Liedson num canto, cabeceou ao primeiro poste falhando por pouco a baliza. José Mota reclama uma mão de Abel na área do Sporting, que defende ser merecedora de penalty. É um lance duvidoso, pois a bola é chutada muito em cima de Abel e é claramente bola na mão e não o contrário. Os próprios especialistas neste tipo de lances, mesmo depois de várias repetições têm duvidas no lance e dão beneficio da duvida ao árbitro.
A vitória é claramente justa do Sporting que tem tudo para arrancar para uma boa recta final de campeonato. No Sporting o destaque vai para a forma como toda a equipa está consistente e sabe o que fazer em campo. Mesmo com a ausência de dois jogadores importantes no meio campo do Sporting, e depois mais tarde com duas lesões no decorrer do jogo ( Romagnoli e Rochemback), o meio campo do Sporting conseguiu manter o equilíbrio e a dinâmica de jogo. Para este aspecto contribui muito João Moutinho, começou na esquerda e acabou a numero 10 sempre sem seguro. A defesa mostra-se segura, é neste momento a melhor do campeonato apenas com 14 golos sofridos. A defesa não sofre golos a 4 jogos seguidos. No ataque a dupla de atacantes é para manter, ao fim de muitas dúvidas em relação ao parceiro de Liedson, parece agora que finalmente se mantêm uma escolha constante com a presença de Derlei. Derlei que nos últimos 7 jogos marcou 4 golos
A vitoria do Porto em Guimarães vislumbra-se como um passo de gigante para o treta. A equipa mesmo sem jogadores importantes deu provas de estar em grande momento de forma e dificilmente vai vacilar nestas ultimas sete jornadas. Este jogo, era á partida, o jogo de maior grau de dificuldade até final do campeonato para os corruptos.
O Sporting tem de manter agora os bons resultados para os adeptos ainda terem esperança na conquista do grande objectivo da época. Na próxima jornada o Sporting volta a jogar em casa para o campeonato, quatro semanas depois do último jogo em Alvalade, onde é importante estarmos presentes para conquistarmos os três pontos.

Sem comentários: