domingo, 12 de abril de 2009

Sporting 3 Naval 1

Liga Sagres, 24.ª jornada

SPORTING-NAVAL
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Rui Costa (Porto)

(EQUIPAS OFICIAIS)

SPORTING
Rui Patrício, Pedro Silva, Carriço, Polga, Caneira, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli, Derlei e Liedson.

Suplentes: Tiago, Abel, Tonel, Adrien, Izmailov, Postiga e Tiuí.

Treinador: Paulo Bento.

NAVAL
Peiser, Carlitos, Paulão, Diego Ângelo, Daniel Cruz, Bruno Lazaroni, Godemèche, Baradji, Davide, Marinho, Marcelinho.

Suplentes: Jorge Baptista, Fabrício Lopes, Gilmar, Alex Hauw, Michel Simplício, Camora e Tiago Freitas.

Treinador: UIisses Morais.




Vitória justa do Sporting, em mais um jogo em Alvalade com pouco interesse.
Para o Sporting o minuto 13 voltou a ser um minuto de sorte , tal como já tinha sido em Matosinhos. Desta vez foi Pereirinha que não desperdiçou a primeira oportunidade de golo do Sporting. Pereirinha facturou com um remate cruzado, respondendo a outra boa assistência de Liedson. Porém esta não foi a primeira oportunidade de golo da partida, já antes Rui Patricio tinha feito uma boa defesa a remate de David.A vantagem do Sporting durou apenas 3 minutos. Marinho aproveitou um mau passe de Veloso, para assistir Marcelinho que não perdoou. A partir daí o Sporting teve que pegar nas rédeas do jogo. O Sporting tinha bastante dificuldade em criar situações de perigo pois a Naval fechava-se bem , pondo muitas vezes os onze homens atrás da linha da bola. O Sporting que não tinha voltado a conseguir criar perigo desde o golo, mas manteve os elevados níveis de finalização e na seguinte oportunidade voltou a marcar. Foi ao minuto 26 por intermédio do inevitável Liedson. Liedson respondeu de cabeça a um livre do capitão do Sporting João Moutinho. O jogo seguiu para intervalo sem situações de interesse.
A segunda parte teve muito pouco interesse. Quer Sporting e Naval não conseguiam criar perigo. o jogo estava muito lento e apesar do Sporting controlar a posse de bola não tinha capacidade para criar perigo. Á medida que o tempo passava os adeptos ficavam nervosos, pois num lance fortuito o Sporting podia sofrer golo. Liedson que estava a ser o melhor em campo bisou na partida em cima do apito final, um golo merecido para o Liedson mas não para o Sporting.
Como Paulo Bento disse a exibição do Sporting não foi boa e o resultado foi melhor do que a exibição. O jogou foi muito lento devido ao facto do Sporting ter estado grande parte do jogo em vantagem e a Naval não pressionava. O Sporting apenas acelerava o jogo pelo flanco direito. Pedro Silva é um defesa que dá grande profundidade ao ataque, e as combinações com Pereirinha serviram muitas vezes para ganhar a linha de fundo, embora os cruzamentos não fossem bem aproveitados. A dupla de avançados do Sporting ainda mostrou boas combinações, mas mesmo assim um nível abaixo dos últimos jogos. O MVP é claramente Liedson não só por ter estado nos três golos mas pelo trabalho realizado ao longo do jogo. Veio muitas vezes atrás buscar jogo, conseguindo criar linhas de passe. Pedro Silva foi um elemento importante no processo ofensivo do Sporting pois era um jogador que dava profundidade ao jogo do Sporting. Veloso em termos defensivos não esteve bem, tendo culpas no golo sofrido e mostrando estar nervoso, nervosismo que passava para o resto do sector defensivo. Por outro lado, Veloso mostrou um bom rendimento quando se incorporava no ataque, algo importante para um jogador que joga na posição de trinco.
Mais uma jornada que passa e o Sporting continua sem conseguir diminuir a desvantagem para o líder. A chama do titulo vai-se apagando á medida que as jornadas vão passando. O segundo lugar ficou mais seguro com a derrota dos lampiões na lixeira contra a Briosa. A próxima jornada trás um jogo muito complicado contra o Vitória de Guimarães, no terreno do adversário.

Sem comentários: